Pular para o conteúdo principal

Controvérsia religiosa em Esperança: o desafio de Frei Damião

 


A controvérsia religiosa entre Frei Damião de Bozano e o pastor evangélico Synésio Lyra se iniciou no Município de Esperança, quando o frade em uma de suas missões, realizada em março de 1935, incitou o povo a não manter “transações comerciais” com os protestantes.

O número de evangélicos era bem pequeno, pois a semente do evangelho apenas se iniciou em 1922, quando dois missionários da Igreja Congregacional de Campina Grande se deslocaram até o Sítio Carrasco, fundando uma pequena comunidade, de onde surgiu a 1ª Igreja Congregacional de Esperança.

À época os missionários andavam em lombos de burros-mulos, e os irmãos quando queriam participar da ceia do Senhor, enfrentavam à pé os 25 Km que separavam as duas cidades.

Em praça pública, na última noite, Damião benzeu rosários, velas e medalhas dos fieis e, para garantir que eles obedecessem a ordem, fizeram juras “solene à Santíssima Virgem”. A multidão atendeu prontamente. Ninguém podia vender ou comprar bens dos protestantes.

Mas as perseguições não se resumiam à compra e venda, escárnios irrogados aos irmãos evangélicos e pedras lançadas nas portas e janelas foram umas das reações mais iminentes.

Valentões como Basto Maia e Chico Guaíba acabavam com as celebrações e obrigavam crentes a se ajoelharem e fazerem o sinal da cruz. Um missionário americano chegou a relatar que “dois crentes foram horrivelmente espancados quando voltaram de um culto de domingo à noite

Para adquirir produtos, os crentes tinham que se valer dos favores de terceiros, notadamente àqueles que não concordavam com a proibição.

Frei Damião também tinha o hábito de desafiar pastores para embates teológicos, tendo desafiado naquele ano (1935) o missionário Carleton F. Mathews. As provocações partiram do Monsenhor Francisco Severiano de Figueiredo e do próprio frade.

Tudo aconteceria no domingo 29 de março às 17 horas, em frente ao Paço Municipal. João Clímaco era titular da Igreja Congregacional Campinense, a maior do Estado, que depois de uma avaliação, resolveu chamar ao debate um nome de expressão nacional: o reverendo Israel Furtado Gueiros, médico e professor do Seminário Teológico.

Quando os debatedores chegaram em Esperança, constataram o clima de guerra. Cerca de quinze mil pessoas vieram para apoiar o capuchinho. As promessas de segurança não eram o bastante e temiam-se atos de violência, dos quais já se tinham notícias na localidade. Assim, comunicaram ao vigário que não iriam comparecer.

Damião começou a espalhar boatos de que “eles ficaram com medo da barba de frei Damião” e a imprensa católica se comentou que pedir garantias era uma “corriqueira evasiva dos senhores protestantes quando se acham em aperturas” e que “fugiram vergonhosamente sob o balofo pretexto de que a ordem não seria mantida”.

Não era nenhuma imprecaução. A pequena cidade não tinha dez soldados. Os ânimos estavam acirrados, as garantias eram duvidosas e havia indícios de conspiração contra a vida dos religiosos. À vista desta situação, os organizadores decidiram que a disputa aconteceria em Campina Grande. O local escolhido foi o Rink Park.

Josué Sylvestre reproduz email do reverendo e pesquisador Júlio Leitão de Melo Neto acerca desses fatos:

Os pastores mencionados evitaram, com justificada cautela e moderação, o desafio da controvérsia religiosa em Esperança, naquele período, pois os ânimos estavam bastante exaltados [...] Após prolongadas ponderações, optaram por outro confronto, mais amplo, na ordeir e pacata Campina Grande [...]” (Sylvestre: 2014, p. 64).

O debate aconteceu no dia 23 de abril de 1935, tendo como mediadores o chefe de polícia Vergniaud Wanderley, o advogado Hortênsio de Souza Ribeiro e o jornalista Orris Barbosa.

Na oportunidade, fora convidado o pastor Synésio Lyra, em substituição à Israel Gueiros que, por cerca de duas horas, sem apartes, com 20 minutos para cada resposta, debateu os temas com o frade capuchinho no Rink Park, um antigo cinema que havia na rua das Areias, em Campina.

O Padre José Delgado, vigário de Campina, em artigo para o Diário da Manhã, jornal da capital pernambucana, comenta que “Este encontro foi uma repercussão das missões populares pregadas na vila de Esperança”.

Em Esperança, a população aguardava com expectação na entrada da cidade com bombas e foguetões, mas foram frustrados pois o comentário geral, dos que chegavam de Campina, foi de que o resultado “não foi como pensávamos”.

Apesar de se manter alguma resistência, em relação à comunidade evangélica em nosso Município, o certo é que após essa controvérsia religiosa, muitas pessoas abraçaram a fé cristã, e outras percebendo que as proibições de mercancia eram injustas, passaram a fazer “vistas grossas”, atendendo os crentes em seus comércios livremente.

 

Rau Ferreira

 

Referências:

- ELIAS, Geraldo Máximo. Zé Joca: sua história e suas memórias em versos. Editora Gráfica Havel. Campina Grande/PB: 2002.

- HELGEN, Erika. Religious Conflict in Brazil: Protestants, Catholics, and the Rise of Religious Pluralism in the Early Twentieth Century. Yale University: 2020.

- LOPES, Manoel Fernandes. Discussão religiosa do sábio missionário capuchinho Frei Damião de Bozano e o pastor evangélico Synésio Lyra. Literatura de Cordel. 8p. Tipografia Beija-flor. Esperança/PB: 1938.

- SYLVESTRE, Josué. Fatos e Personagens de Perseguições a Evangélicos: Antes que as Marcas se Apaguem. 1 ed. Curitiba – PR: 2014.

A Imprensa. Órgão católico. Notícias de Esperança. Edição de 06 de abril. Parahyba do Norte: 1935.

- SANTOS, Agostinho Lopes (dos). Debate de Frei Damião com o Pastor Protestante Sinésio Lira em Campina Grande.

- BARBOSA, Daniel Ely Silva. Antes que as marcas se apaguem: o protestantismo sob a ótica de Josué Sylvestre. ANPUH/PE. ISBN 978-85-415-0743-1. Recife/PE: 2005.

DIÁRIO DA MANHÃ, Jornal. Controvérsia religiosa (Padre José Delgado). Edição de 10 de maio. Recife/PE: 1935.

Comentários

  1. Amigo Rau, quando voce diz que alguns abraçaram a fé cristã ao deixar de serem católicos, de certa forma, chama de não cristãos de forma generalizada a todos os que professam a supracitada fé. O que parece fazer o texto ter diminuido o caráter imparcialmente histórico.
    Saudações cordiais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Hino da padroeira de Esperança.

O Padre José da Silva Coutinho (Padre Zé) destacou-se como sendo o “ Pai da pobreza ”, em razão de suas obras sociais desenvolvidas na capital paraibana. Mas além de manter o Instituto São José também compunha e cantava. Aprendeu ainda jovem a tocar piano, flauta e violino, e fundou a Orquestra “Regina Pacis”, da qual era regente. Entre as suas diversas composições encontramos o “ Novenário de Nossa Senhora do Carmo ” e o “ Hino de Nossa Senhora do Bom Conselho ”, padroeira de Esperança, cuja letra reproduzimos a seguir. Rau Ferreira HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO (Padroeira de Esperança) VIRGEM MÃE DOS CARMELITAS, ESCUTAI DA TERRA O BRADO, DESCEI DE DEUS O PERDÃO, QUE EXTINGUA A DOR DO PECADO. DE ESPERANÇA OS OLHOS TERNOS, FITANDO O CÉU CÔR DE ANIL, PEDEM VIDA, PEDEM GLÓRIA, PARA AS GLÓRIAS DO BRASIL! FLOR DA CANDURA, MÃE DE JESUS, TRAZEI-NOS VIDA, TRAZEI-NOS LUZ; SOIS MÃE BENDITA, DESTE TORRÃO; LUZ DE ESPERANÇA, TERNI CLARÃO. MÃE DO CARMO E BOM CONSELHO, GLÓRIA DA TERRA E DOS