Esperança alcançou os maiores índices de produtividade de Batatinha, destacando-se no cenário nacional. O produto era muito requisitado no Sul do país, sua aceitação era tal que praticamente toda a produção era exportada. A partir das primeiras sementes (1910) buscou-se uma seleção natural para o plantio. Os agricultores locais adaptavam às condições do solo e ao clima, melhorando assim a qualidade do tubérculo. Com o fomento da cultura em nosso Estado, houve a necessidade de se implantar um campo experimental de batata, cebola e trigo, o que foi registrado pela Sociedade Nacional de Agricultura, presidida pelo Dr. Miguel Calmon: “ [...] tendo o sr. Lima Mindello comunicado haver sido inaugurado em Esperança, na Parahyba, o campo modelo de culturas do Estado, em regiões cujas condições mesológicas são mafnívias ” (O Imparcial/RJ: 10/04/1918). A inauguração em nossa cidade contou com a participação de Orris Soares, comissário do delegado executivo da Produção N...
O Reservatório “16 de Agosto” (Tanque do Governo), inaugurado em 16 de agosto de 1944, foi uma das principais obras do governo Ruy Carneiro, realizadas em nosso Município. Construída para enfrentar a escassez de água, devido ao crescimento da cidade e a existência de pequenas fontes (Açude Banabuyé e o Tanque do Araçá) que se tornaram insuficientes para o abastecimento local. Os estudos preliminares foram feitos pelo engenheiro Luciano Vareda – Diretor de Saneamento de João Pessoa. E sua inauguração deu-se em em 16 de agosto de 1944. Várias camadas de terra e lajedo foram retiradas daquele tanque natural de pedra para que pudesse acumular as águas pluviais. Em uma antiga publicação, encontramos as seguintes anotações: “Trata-se de um tanque que, pelas suas condições naturais, pode armazenar um volume d’água, calculado em cerca de 50 mil metros cúbicos. Considerável quantidade de terra e cascalho foi removida das profundas depressões do lajedo que reveste o subsolo da área a...