A controvérsia religiosa entre Frei Damião de Bozano
e o pastor evangélico Synésio Lyra se iniciou no Município de Esperança, quando
o frade em uma de suas missões, realizada em março de 1935, incitou o povo a
não manter “transações comerciais” com os protestantes.
O número de evangélicos era bem pequeno, pois a
semente do evangelho apenas se iniciou em 1922, quando dois missionários da
Igreja Congregacional de Campina Grande se deslocaram até o Sítio Carrasco, fundando
uma pequena comunidade, de onde surgiu a 1ª Igreja Congregacional de Esperança.
À época os missionários andavam em lombos de
burros-mulos, e os irmãos quando queriam participar da ceia do Senhor,
enfrentavam à pé os 25 Km que separavam as duas cidades.
Em praça pública, na última noite, Damião benzeu
rosários, velas e medalhas dos fieis e, para garantir que eles obedecessem a
ordem, fizeram juras “solene à Santíssima Virgem”. A multidão atendeu
prontamente. Ninguém podia vender ou comprar bens dos protestantes.
Mas as perseguições não se resumiam à compra e
venda, escárnios irrogados aos irmãos evangélicos e pedras lançadas nas portas
e janelas foram umas das reações mais iminentes.
Valentões como Basto Maia e Chico Guaíba acabavam
com as celebrações e obrigavam crentes a se ajoelharem e fazerem o sinal da
cruz. Um missionário americano chegou a relatar que “dois crentes foram
horrivelmente espancados quando voltaram de um culto de domingo à noite”
Para adquirir produtos, os crentes tinham que se
valer dos favores de terceiros, notadamente àqueles que não concordavam com a proibição.
Frei Damião também tinha o hábito de desafiar
pastores para embates teológicos, tendo desafiado naquele ano (1935) o missionário
Carleton F. Mathews. As provocações partiram do Monsenhor Francisco Severiano
de Figueiredo e do próprio frade.
Tudo aconteceria no domingo 29 de março às 17 horas,
em frente ao Paço Municipal. João Clímaco era titular da Igreja Congregacional
Campinense, a maior do Estado, que depois de uma avaliação, resolveu chamar ao
debate um nome de expressão nacional: o reverendo Israel Furtado Gueiros,
médico e professor do Seminário Teológico.
Quando os debatedores chegaram em Esperança,
constataram o clima de guerra. Cerca de quinze mil pessoas vieram para apoiar o
capuchinho. As promessas de segurança não eram o bastante e temiam-se atos de
violência, dos quais já se tinham notícias na localidade. Assim, comunicaram ao
vigário que não iriam comparecer.
Damião começou a espalhar boatos de que “eles
ficaram com medo da barba de frei Damião” e a imprensa católica se comentou
que pedir garantias era uma “corriqueira evasiva dos senhores protestantes
quando se acham em aperturas” e que “fugiram vergonhosamente sob o
balofo pretexto de que a ordem não seria mantida”.
Não era nenhuma imprecaução. A pequena cidade não
tinha dez soldados. Os ânimos estavam acirrados, as garantias eram duvidosas e
havia indícios de conspiração contra a vida dos religiosos. À vista desta
situação, os organizadores decidiram que a disputa aconteceria em Campina
Grande. O local escolhido foi o Rink Park.
Josué Sylvestre reproduz email do reverendo e
pesquisador Júlio Leitão de Melo Neto acerca desses fatos:
“Os pastores mencionados evitaram, com
justificada cautela e moderação, o desafio da controvérsia religiosa em
Esperança, naquele período, pois os ânimos estavam bastante exaltados [...]
Após prolongadas ponderações, optaram por outro confronto, mais amplo, na
ordeir e pacata Campina Grande [...]” (Sylvestre: 2014, p. 64).
O debate aconteceu no dia 23 de abril de 1935, tendo
como mediadores o chefe de polícia Vergniaud Wanderley, o advogado Hortênsio de
Souza Ribeiro e o jornalista Orris Barbosa.
Na oportunidade, fora convidado o pastor Synésio Lyra,
em substituição à Israel Gueiros que, por cerca de duas horas, sem apartes, com
20 minutos para cada resposta, debateu os temas com o frade capuchinho no Rink
Park, um antigo cinema que havia na rua das Areias, em Campina.
O Padre José Delgado, vigário de Campina, em artigo
para o Diário da Manhã, jornal da capital pernambucana, comenta que “Este
encontro foi uma repercussão das missões populares pregadas na vila de
Esperança”.
Em Esperança, a população aguardava com expectação
na entrada da cidade com bombas e foguetões, mas foram frustrados pois o
comentário geral, dos que chegavam de Campina, foi de que o resultado “não
foi como pensávamos”.
Apesar de se manter alguma resistência, em relação à
comunidade evangélica em nosso Município, o certo é que após essa controvérsia
religiosa, muitas pessoas abraçaram a fé cristã, e outras percebendo que as
proibições de mercancia eram injustas, passaram a fazer “vistas grossas”,
atendendo os crentes em seus comércios livremente.
Rau Ferreira
Referências:
-
ELIAS, Geraldo Máximo. Zé
Joca: sua história e suas memórias em versos. Editora Gráfica Havel. Campina Grande/PB: 2002.
-
HELGEN, Erika. Religious
Conflict in Brazil: Protestants, Catholics, and the Rise of Religious Pluralism
in the Early Twentieth Century.
Yale University: 2020.
-
LOPES, Manoel Fernandes. Discussão
religiosa do sábio missionário capuchinho Frei Damião de Bozano e o pastor
evangélico Synésio Lyra.
Literatura de Cordel. 8p. Tipografia Beija-flor. Esperança/PB: 1938.
-
SYLVESTRE, Josué. Fatos
e Personagens de Perseguições a Evangélicos: Antes que as Marcas se Apaguem. 1 ed. Curitiba – PR: 2014.
A
Imprensa. Órgão católico. Notícias
de Esperança. Edição de 06 de abril. Parahyba do Norte: 1935.
-
SANTOS, Agostinho Lopes (dos). Debate
de Frei Damião com o Pastor Protestante Sinésio Lira em Campina Grande.
-
BARBOSA, Daniel Ely Silva. Antes
que as marcas se apaguem: o protestantismo sob a ótica de Josué Sylvestre. ANPUH/PE. ISBN 978-85-415-0743-1. Recife/PE: 2005.
DIÁRIO
DA MANHÃ, Jornal. Controvérsia
religiosa (Padre José Delgado). Edição
de 10 de maio. Recife/PE: 1935.
Amigo Rau, quando voce diz que alguns abraçaram a fé cristã ao deixar de serem católicos, de certa forma, chama de não cristãos de forma generalizada a todos os que professam a supracitada fé. O que parece fazer o texto ter diminuido o caráter imparcialmente histórico.
ResponderExcluirSaudações cordiais.