Pular para o conteúdo principal

Cines Ideal e S. Francisco: primeiro ciclo

 

Cine Ideal de Inácio Rodrigues

A fascinação pelo cinema é muito antiga, pode-se dizer que desde que os irmãos Lumière exibiram no “Grand Café” a película “A chegada do trem”, em 28 de dezembro de 1896, o mundo ficou maravilhado com aquela invenção, que transformava imagens em movimento.

A nossa primeira experiência se deu com o “Ideal Cinema”, de propriedade do Sr. Inácio Rodrigues de Oliveira. Não temos a data de sua fundação, mas é certo que já existia em 1918, conforme uma nota publicada no jornal “A Província”, do Estado de Pernambuco, que nos informa:

“[...] pessoas idôneas da próspera povoação de Esperança solicitam licença para que o cinema d’ali continue a funcionar” (A Província: 12/11/1918).

Também pudemos conferir a existência deste cinema que exibia “filmes excepcionais, das melhores fabricas cinematográficas” (propaganda da época) em outras publicações; uma delas veiculada no Jornal “A União” reclamava do abuso de fumantes na sala de projeção e do ingresso de crianças:

Cine-Ideal – A gerência deste cinema está constantemente, a reclamar o abuso dos fumantes, na sala de projeção, e a entrada de crianças, sem o respectivo ingresso, o que até o presente não tem chegado ao conhecimento de alguns chefes de família.

Não sendo atendida no meu apelo doravante a empresa tomará as devidas providências, sanando, assim, esses abusos” (A União: 05/02/1936).

Inácio Rodrigues era filho de André Rodrigues de Oliveira e d. Maria Cecília do Amor Divino nascido nesse Município de Esperança-PB em 1880, casado em primeiras núpcias com Etelvina Rodrigues da Cunha (1881/1938), cerimônia realizada no dia 28 de abril de 1909, tendo desse consórcio os filhos: Cecília, Maria, Inácia, Antônia e Isaura. Em segunda núpcias foi casado com d. Terezinha da Franca.

Foi delegado (1926), subprefeito (1929/1937) e comerciante desta cidade, dono de um depósito que vendia “aguardente de cana e todos os utensílios destinados ao aparelhamento de animais para condução de cargas” (propaganda da época) localizado na rua do Sertão.

Por coincidência, os principais funcionários do Cine Ideal eram dois Franciscos: Titico (Francisco) Celestino da Silva, que era o projetista; e Francisco Cláudio de Lima (Chico de Pitiu) que abandonou os estudos por volta de 1939 para se tornar porteiro do cinema.

Passados alguns anos, seu Inácio repassou o cinema, com todo o seu equipamento para Titico Celestino, dedicando-se exclusivamente ao seu ofício de Delegado de Polícia. Inácio Rodrigues faleceu no dia 04 de setembro de 1958, aos 78 anos de idade, na Capital do Estado.

Francisco Celestino, apelidado pela mãe de “Titico”, era filho do casal Ana Maria e Joaquim, nascido em 18 de novembro de 1905. O pai consertava os instrumentos musicais revendidos pela “Loja das Noivas”, de Teotônio Costa e, o menino sagaz aos cinco anos já tocava harmônio (serafina), demonstrando assim sua inclinação para a música.

A oficina do pai também se tornou laboratório para o pequeno Titico, que também aprendeu a profissão do pai, e apesar do pouco estudo (ensino este adquirido junto ao Professor Palhano, incentivado pelo Padre José Borges), construiu aos 13 anos o seu primeiro carro de madeira com buzina, faróis e direção, e que era movido através de pedais. Era inventor, marceneiro e carpinteiro.

O Cine São Francisco sucedeu o Cine Ideal, permanecendo no mesmo prédio, na Rua Manuel Rodrigues, nº 97, vizinho ao Comercial Santa Terezinha, de seu Lita (hoje Farmavida). No Blog “Cine Mafalda” encontramos as seguintes informações, colhidas por seu autor junto a uma antiga produtora de São Paulo-SP:

CINE SÃO FRANCISCO - Prop. Francisco Celestino da Silva - Av. Manoel Rodrigues de Oliveira 97 - Fund. 1945 - Cinema - 250 lugs. Ap. 35 m/m - Func. 3 vezes por semana - Média anual 156 sessões - 16.100 espectadores”.

Inaugurado em 13 de maio de 1945 com a película “Sargento York”, o cinema contava com um sistema de som (que irradiava música para toda a cidade, especialmente música clássica) e de luz próprios.

O gerador, feito a partir de um motor de automóvel, iluminada os arredores do cinema e propiciava as retretas que marcaram época nas faltas de energia. Assim está escrito na Revista da Esperança, publicada em sua homenagem, no ano de 1997:

O serviço sonoro do cinema torna-se um dos primeiros a ser implantado na cidade. Nas faltas de energia, iluminava os arredores do cinema, e as retretas marcaram época” (Revista da Esperança, pág. 14).

O Cine S. Francisco exibia filmes em ambientes separados, onde a segunda assistia as imagens invertidas a preços populares. O público aguardava o início do filme ou dos espetáculos ao som de “Petit Fleur” de Billy Vaughn.

Eluesio Freire, engenheiro agrônomo, natural desta cidade, relembra alguns fatos pitorescos do Cine S. Francisco, em entrevista concedida a este autor:

“[...] um dos fatos mais pitorescos deste cinema era que as entradas na frente eram um preço, porque tinha cadeiras e as legendas eram em português. Mas quem não pudesse pagar a entrada pela frente poderia entrar por trás onde os assentos eram bancos de madeira e as legendas eram apresentadas ao avesso como num espelho, porém o cinema tinha um tradutor que lia as legendas às avessas em português claro para conhecimento de todos. Outro fato era que naquela época Esperança não tinha outro cinema ou casa de espetáculo e todos os cantores e cantoras que passavam pelo estado se apresentavam ao vivo. Além do mais as grandes séries do cinema americano como Zorro, Rin Tin Tin eram apresentadas semanalmente neste cinema, os quais eram os percursores das atuais novelas da televisão.  E toda a família de seu Titico trabalhava no cinema. Seu Titico na projeção, Inacinha na bilheteria e Socorro na entrada. Me parece que a educação do povo era maior que hoje porque era comum a película quebrar aí acendiam-se as luzes e em 2 a 5 minutos seu título emendava e dava sequência a projeção sem vaias ou impropérios”.

Havia-se muito respeito naquela época, coisa que se perdeu com o tempo, nas famílias brasileira, consoante relembra Eleusio: “qualquer palavrão ou demonstração de deseducação era motivo para seu Titico acender as luzes e dar uma tremenda bronca na plateia”.

Ao comentar sobre o sistema de som e o gerador do cinema, ele ainda nos conta Eleusio que “o cinema tinha seu próprio sistema de alto-falantes que fazia a propaganda dos filmes e anunciava a proximidade da exibição. A esquina de seu Patrício era o local onde se colocavam os cartazes dos filmes a serem exibidos. [...]. Seu Titico era um grande inventor e não tinha máquina que ele não consertasse inclusive suas máquinas de projeção. [...]. Tinha o gerador próprio nos fundos do cinema”.

O cinema contava com dois pisos, no qual o salão de baixo era dividido pela tela de projeção, com a entrada principal pela rua Manoel Rodrigues; e nos fundos a preços módicos. Tinha ainda os “camarotes”, próximo ao projetor, no qual ficavam as pessoas mais abastardas da sociedade e se cobrava mais caro por ter uma visão privilegiada da tela. As exibições eram anunciadas pela “difusora” e pelo “buzinofone” uma invenção de seu Titico.

Na época as peças do equipamento vinham do Rio de Janeiro, mas isso nunca foi nenhum empecilho para seu Titico, que além de projetista era também mecânico, confeccionando também as peças de modo artesanal, quando o maquinário apresentava algum problema. Tudo isso para que não faltasse nenhuma exibição.

Assim registra a Revista da Esperança em sua pág. 36, ao tratar da cinefilia com texto de sua redação:

Titico Celestino foi do operador de projetor ao mecânico de manutenção daquele equipamento, passando pela confecção de peças, artesanalmente, para não ter que interromper as atividades indo busca-las no Rio de Janeiro. Isso garantiu a existência do prazer dos cinéfilos, do ponto de encontro certo, da grande obra de lazer e, até mesmo, de um serviço sonoro e de iluminação no centro da cidade por mais de duas décadas”.

O Cine S. Francisco também funcionava como cineteatro devido a inexistência de uma casa de espetáculos na cidade. Titico tinha amizade com nomes importantes do rádio como Hilton Mota e Wilson Maux, que garantiam a vinda de artistas de renome para a Esperança e de trupes circenses que ali se apresentavam, com destaque para as dramatizações do Grupo Francisco Holanda.

Na falta de opções de divertimento na cidade, em pouco tempo o cinema se tornou um importante local onde a mocidade esperancense se reunia, fazendo seus moirões com os homens nas suas portas, enquanto as moças permaneciam nas janelas à espreita ou passeavam juntas pela calçada. E não poucas pessoas da zona rural o frequentavam, fazendo longas caminhadas, conforme nos relatou Antônio Barbosa Alves, da Eletrônica Barbosa:

Convivi e frequentei o Cine São Francisco, porque eu e meus irmãos morávamos no sítio, e depois na rua. Na época, eu, meus irmãos e alguns moradores, vínhamos do sítio para assistir filmes nas quartas-feiras, isso na década de 50. Quando terminava o filme os moços iram par ao bar de Manoel Genuíno, onde hoje é uma rua comercial. Nos anos 60 Marinês veio se apresentar no cinema; eu tive que assistir esse show com a minha namorada e minha irmã Carminha escondido, é por isso que na foto apareço escondido. A partir de 1959, meu pai veio morar na rua”.

Assim, este cinema foi palco de grandes apresentações como, grandes artistas nacionais se apresentaram no seu palco, como nos informa Eleusio Freire: “Carlos Guallhardo, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Orlando Dias, Marinês e Sua Gente, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Estas apresentações eram de gala e mais caras aí só a alta sociedade conseguia pagar”.

A Revista da Esperança, publicada nessa cidade nos anos 90, dá conta também da presença de Cauby Peixoto e Núbia Lafayete, que igualmente promoveram seus shows no cinema com muito glamour.

“[...] nem só de filmes vivia aquele espaço cultura. Cauby Peixoto, Núbia Lafaiete, Luiz Gonzaga, Marinez, Orlando Dias, Augusto Calheiros, Abidias, Rosil Cavalcanti foram algumas das estrelas do rádio que aqui estiveram, por diversas vezes” (Revista da Esperança, pág. 36).

Nos anos 50, ápice da dramaturgia local, foram montadas diversas peças no palco do Cine S. Francisco, organizadas pela professora areiense Donatila Lemos de Melo que selecionada dentre os seus alunos aqueles com maior desenvoltura, dicção e expressividade corporal para trabalhar seus textos de caráter didático-instrutivo, a exemplo das peças “Os Livros”, “A Princesa Herdeira” e “As Estações do Ano”.

O Cine S. Francisco encerrou o primeiro ciclo do cinema em Esperança, que seria retomado num segundo momento pelo Cine São José do Sr. José Pereira da Silva.

A Revista da Esperança comenta este momento de nossa história lamentando o descaso de nossas autoridades:

1967. As luzes da ribalta se apagam. Depois de 22 anos, deixa de funcionar o Cinema de Seu titico. O cineteatro perde a magia, por nossas autoridades não serem sensíveis o suficiente para transformá-lo em Espaço Cultural” (Revista da Esperança, pág. 15).

Seu Titico foi homenageado com a fundação do Núcleo de Cinema “Francisco Celestino da Silva”, pelo médico-psiquiatra Pedro Paulo de Medeiros, em 16 de janeiro de 1997. O cinema como opção de lazer faz muita falta aos esperancenses, que dispõe apenas de bares para o seu divertimento, que muito contribuem para as mazelas da sociedade, e pouco (ou nada) fazem pela cultura local.

 

Rau Ferreira

 

Referências:

- A PROVÍNCIA, Jornal. Ano XLI, Nº 312. Edição de 12 de novembro. Recife/PE: 1918.

- FERREIRA, Rau. Banaboé Cariá: Recortes da Historiografia do Município de Esperança. A União. Esperança/PB: 2016.

- MEDEIROS, Jailton. História de Esperança. s/d. Trabalho escolar. Produção do corpo docente. Esperança/PB.

- BRASIL, Evaldo. Histórico de Esperança. Manuscrito. s/d. Esperança/PB.

- CINE MAFALDA: Relação de Cinemas Antigos de Rua do Brasil em atividade nos anos 60, disponível em http://cinemafalda.blogspot.com/2010/10/esperanca-pb.html, acesso em 12/11/2021.

- A UNIÃO, Jornal. Órgão oficial do Estado da Parahyba. Edição de 20 de outubro. Parahyba do Norte: 1938.

- ESPERANÇA, Revista (da). Ano I, Nº 02. Março/Maio. Esperança/PB: 1997.

- ENTREVISTA: Antônio Barbosa Alves, concedida em 12/11/2021, às 14h26 horas via ligação telefônica ao autor.

- ENTREVISTA: Eleusio Freire, concedida em 12/11/2021, às 15:51 horas via WhatsApp.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Mercês Morais - Miss Paraíba 1960

  Esperança-PB sempre foi conhecida por ser uma cidade de gente bonita, e moças mais belas ainda. A nossa primeira Miss foi a Srta. Noêmia Rodrigues de Oliveira, vencedora do concurso de beleza realizada no Município em 1934. Segundo o Dr. João Batista Bastos, Advogado local: “ Noêmia era uma mulher de boa presença, vaidosa, elegante e bonita ”. Ela era filha de do Sr. Manoel Rodrigues de Oliveira e dona Esther Fernandes. Entre as beldades, a que mais se destacou foi a Srta. Maria das Mercês Morais, que após eleita em vários concursos na Capital, foi escolhida “Miss Paraíba de 1960”, certame esse promovido pelos Diários Associados: “ Maria Morais, que foi eleita Miss Paraíba, depois de um pleito dos mais difíceis, ao qual compareceram várias candidatas do interior. Mercês representa o Clube Astréa, que vem, sucessivamente, levantando o título da mais bela paraibana, e que é, também, o ‘mais querido’ do Estado ” (O Jornal-RJ, 29/05/1960). “ Mercês Morais, eleita Miss Paraíba 196

Dom Manuel Palmeira da Rocha

Dom Palmeira. Foto: Esperança de Ouro Dom Manuel Palmeira da Rocha foi o padre que mais tempo permaneceu em nossa paróquia (29 anos). Um homem dinâmico e inquieto, preocupado com as questões sociais. Como grande empreendedor que era, sua administração não se resumiu as questões meramente paroquianas, excedendo em muito as suas tarefas espirituais para atender os mais pobres de nossa terra. Dono de uma personalidade forte e marcante, comenta-se que era uma pessoa bastante fechada. Nesta foto ao lado, uma rara oportunidade de vê-lo sorrindo. “Fiz ciente a paróquia que vim a serviço da obediência” (Padre Palmeira, Livro Tombo I, p. 130), enfatizou ele em seu discurso de posse. Nascido aos 02 de março de 1919, filho de Luiz José da Rocha e Ana Palmeira da Rocha, o padre Manuel Palmeira da Rocha assumiu a Paróquia em 25 de fevereiro de 1951, em substituição ao Monsenhor João Honório de Melo, e permaneceu até julho de 1980. A sua administração paroquial foi marcada por uma intensa at

Genealogia da família DUARTE, por Graça Meira

  Os nomes dos meus tios avôs maternos, irmãos do meu avô, Manuel Vital Duarte, pai de minha mãe, Maria Duarte Meira. Minha irmã, Magna Celi, morava com os nossos avós maternos em Campina Grande, Manuel Vital Duarte e Porfiria Jesuíno de Lima. O nosso avô, Manuel Vital Duarte dizia pra Magna Celi que tinha 12 irmãos e que desses, apenas três foram mulheres, sendo que duas morreram ainda jovens. Eu e minha irmã, Magna discorríamos sempre sobre os nomes dos nossos tios avôs, que vou colocar aqui como sendo a expressão da verdade, alguns dos quais cheguei eu a conhecer, e outras pessoas de Esperança também. Manuel Vital e Porfiria Jesuíno de Lima moravam em Campina Grande. Eu os conheci demais. Dei muito cafuné na careca do meu avô, e choramos sua morte em 05 de novembro de 1961, aos 72 anos. Vovó Porfiria faleceu em 24 de novembro de 1979, com 93 anos. Era 3 anos mais velha que o meu avô. Nomes dos doze irmãos do meu avô materno, Manuel Vital Duarte, meus tios avôs, e algumas r