Pular para o conteúdo principal

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade em Esperança-PB (1964)

 


A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” foi uma resposta de grupos conservadores contrários às propostas do Presidente João Goulart (1961/1964), que tinha em seu âmago um viés “comunista”, marcha essa que se iniciou no dia 19 de março de 1964, em São Paulo-SP, e foi replicada em várias cidades pelo Brasil.

Com efeito, o Presidente Goulart realizara um efusivo comício, no dia 13 de março de 1963, cujo discurso gerou tensão nas forças política do país, dando azo a sua cassação. Em resposta, grupos religiosos, civis e militares organizaram uma marcha em prol dos ideais conservadores, contra o movimento “Bolchevista” criado por Vladimir Lenin, que tinha por bandeira o socialismo de origem Russa, sendo este o pontapé do revide miliar.

Na Paraíba, o Município de Esperança destacou-se nessa Marcha, tendo-a realizada num domingo, dia 10 de maio de 1964, antes mesmo de Campina Grande-PB, que só fez a sua mobilização pela “redemocratização” no dia 30 de maio daquele ano. Na oportunidade, comemorou-se também a vitória da “Revolução de 1964”, acontecida em março daquele ano.

O Diário da Borborema, jornal que circulava em Campina, destacou o evento em nossa cidade em suas páginas, como lemos a seguir:

“ESPERANÇA (notas de Braulino Lima) – A Marcha da Família com Deus pela Liberdade... jamais verificada na história deste município. À ‘Marcha’, realizada no último domingo, compareceram além das demais autoridades municipais um contingente do Exército que desfilou pelas ruas de Esperança sob o comando do Capitão Farias, representante do comando do Batalhão de Engenharia sediado em Campina Grande” (Diário da Borborema: 16/05/1964).

As ruas de Esperança-PB foram enfeitadas de bandeirolas, onde desfilaram, pelas suas artérias, estudantes, donas de casas, operários e considerável “massa popular ovacionando o Presidente da República, Forças Armadas e outras autoridades civis e militares que se destacaram na revolução de 31 de março” (Diário da Borborema: 16/05/1964).

O Monsenhor Manoel Palmeira celebrou missa campal às 16 horas daquele domingo (10/03) na Praça da Matriz, onde discursaram o Prefeito Luiz Martins de Oliveira, o sr. Dogival Costa, Presidente da Câmara dos Vereadores, o Professor Heráclito Mendes, representante do corpo docente do Ginásio Diocesano de Esperança; o deputado Francisco Souto e, por último, o Capital Farias, comandante das Forças Armadas.

O Monsenhor Palmeira registrou o evento no Livro de Tombo da Paróquia, transcrito a seguir:

“Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Foi um dia de inteiro movimento. Toda a comunidade se movimentou, numa vibração incomum. Quase a totalidade das casas estavam embandeiradas. As principais ruas da cidade ostentavam faixas. Com frases sugestivas. De todos os recantos do Município e Paróquia, o povo se dirigiu para a cidade. Foi um movimento cívico inédito em nossa história. – Exatamente às 16 h. foi celebrada a Santa Missa, no pátio da Matriz. Estavam postados diante do altar de Deus, um pelotão do Exército, comandada pelo Capitão Farias, o Ginásio Diocesano, os Reservistas de 1ª Categoria, comandado pelo sargento Eudes Brandão, Escolas Públicas, particulares, paroquiais e uma multidão calculada até em 10.000 pessoas. Durante 30 minutos, viveu-se autêntico recolhimento, favorável à oração. Através de possantes alto-falantes, o seminarista Moacyr dirigiu os movimentos litúrgicos, estimulando o controle da participação à S. Missa. Em seguinte foi organizada a Marcha na seguinte ordem: Exército, Reservistas, Educandários, Carros alegóricos, Autoridades, portadores de cartazes e a imensa multidão. Antes da partida todos entoaram o Hino Nacional. Percorremos as principais ruas da cidade, retornando à Praça da Matriz, onde o povo se concentrou numa vibração desusada. As autoridades tomaram posição destacada no palanque, seguindo-se os discursos seguintes: Prefeito, Presidente da Câmara, Representante do Ginásio Diocesano, o Pároco, o Deputado e afinal o Capitão Farias. O pensamento de todos coincidiu em uma pauta comum: - Alegria porque a Providência livrou o Brasil das mãos iníquas dos vermelhos. – Conscientização das forças democráticas e cristãs, para uma vigilância mais intensa, porque foi apenas um começo de vitória. – Homenagens às Froças Armadas, que no momento nacional, foram os instrumentos que Deus escolheu para agir no momento decisivo. – Ainda houve prolongados movimentos de vibrações, encenando com o canto do Hino da Independência. De tudo se fez uma cobertura fotográfica e jornalística, para testemunho histórico, de um grande dia, que arrancou entusiasmo até dos mais apáticos.

Desfilaram os alunos de Educação Física do Ginásio Diocesano estudantes dos ginásios municipais e paroquiais sob o comando das professoras Terezinha Costa, Ernanda Cabral e Hosana Martins; um pelotão do Exército e alguns militares reservistas, participantes do evento de março de 1964.

Nos registros fotográficos os manifestantes exibiam cartazes que faziam alusão à cruz de Cristo, às cores da bandeira, às reformas cristãs, com os seguintes dizeres: “O Brasil confia em suas Forças Armadas”, “Viva às Forças Armadas”, “Tudo pela pátria e nada sem Deus” e A cruz de Cristo, sim! A foice e o martelo, não!, que circularam pelas principais ruas da cidade, na presença estimada de dez mil pessoas.

Num dos carros principais, um Jeep dirigido pelo Sr. Titico Celestino, havia um cartaz no formato do mapa brasileiro escrito em letras garrafais: “AEDUPE com Deus pela liberdade”.

Na opinião do pároco local, este foi um evento de grande civismo e que arrebatou grande parte da população esperancense, num evento inédito em nossa história. 

A edição do jornal Diário da Borborema, em que a matéria foi veiculada, nos foi enviada pela historiadora Micilene Vieira da Silva.

No detalhe da foto vemos o desfile cívico quando chegava à Praça da Matriz.

 

Rau Ferreira

 

 

Referências:

- CODATO, Adriano Nervo & OLIVEIRA, Marcus Roberto de. “A marcha, o terço e o livro: catolicismo conservador e ação política na conjuntura do golpe de 1964.” In: Revista de História. vol. 24, nº 47, São Paulo, 2004.

- DIÁRIO DA BORBOREMA, Jornal. Edição de 16 de maio. Campina Grande/PB: 1964.

- PARÓQUIA DE ESPERANÇA, Tombo (da). Anotação do dia 10 de maio. Livro de Nº 02, 1958/1982. Paróquia N. S. do Bom Conselho. Esperança/PB: 1964.

SILVA, Micilene Vieira (da). O movimento da "Marcha da Família com Deus pela liberdade" em Campina Grande a partir do Jornal Diário da Borborema (1964). UEPB. Campina Grande/PB: 2018.

Comentários

  1. Felizmente a história quando se repete se faz numa farsa e a mais recente foi só rascunho. Á época, quero crer, Esperança foi laboratório para o que se daria em Campina, mais avançada politicamente, centro de maior repercussão. As aspas são bem felizes nesse resgate,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Hino da padroeira de Esperança.

O Padre José da Silva Coutinho (Padre Zé) destacou-se como sendo o “ Pai da pobreza ”, em razão de suas obras sociais desenvolvidas na capital paraibana. Mas além de manter o Instituto São José também compunha e cantava. Aprendeu ainda jovem a tocar piano, flauta e violino, e fundou a Orquestra “Regina Pacis”, da qual era regente. Entre as suas diversas composições encontramos o “ Novenário de Nossa Senhora do Carmo ” e o “ Hino de Nossa Senhora do Bom Conselho ”, padroeira de Esperança, cuja letra reproduzimos a seguir. Rau Ferreira HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO (Padroeira de Esperança) VIRGEM MÃE DOS CARMELITAS, ESCUTAI DA TERRA O BRADO, DESCEI DE DEUS O PERDÃO, QUE EXTINGUA A DOR DO PECADO. DE ESPERANÇA OS OLHOS TERNOS, FITANDO O CÉU CÔR DE ANIL, PEDEM VIDA, PEDEM GLÓRIA, PARA AS GLÓRIAS DO BRASIL! FLOR DA CANDURA, MÃE DE JESUS, TRAZEI-NOS VIDA, TRAZEI-NOS LUZ; SOIS MÃE BENDITA, DESTE TORRÃO; LUZ DE ESPERANÇA, TERNI CLARÃO. MÃE DO CARMO E BOM CONSELHO, GLÓRIA DA TERRA E DOS