Pular para o conteúdo principal

Antes que me esqueça: A Praça da Cultura

As minhas memórias em relação à “Praça da Cultura” remontam à 1980, quando eu ainda era estudante do ginasial e depois do ensino médio. A praça era o ponto de encontro do alunado, pois ficava próxima à biblioteca municipal e à Escola Paroquial (hoje Dom Palmeira) e era o caminho de acesso ao Colégio Estadual, facilitando o encontro na ida e na volta destes educandários.

Quando se queria marcar uma reunião ou formar um grupo de estudos, aquele era sempre o ponto de referência. O público naquele tempo era essencialmente de estudantes, meninos e moças na faixa etária de oito à quinze anos.

Na época a praça tinha um outro formato. Ela deixava fluir o tráfego de transporte de carros, motos, bicicletas... subindo pelo lado direito do CAOBE, passando em frente à escola e descendo na lateral onde ficava a biblioteca. A frequência àquele logradouro era diuturna, atraída também pelas barracas de lanche que vendiam cachorro-quente e refrigerante, pão na chapa ou misto quente, não tinha muita opção.

À noite, eventualmente, a gente também se dirigia para a praça pra se encontrar, conversar, pra brincar e ficávamos ali naquele ponto vendo o trânsito fluir, os carros passarem, alguns colegas tinham bicicleta e faziam esse trânsito.

Ali também ficavam três barracas de cachorro-quente, as barracas de lanche, elas basicamente vendiam cachorro-quente e o refrigerante e batata-frita, não tinham outras opções, o lanche era esse, no máximo um misto-quente. Então quando a gente queria lanchar à noite era aquele ponto.

Os proprietários das barracas também eram estudantes, era o Lêdo, o Zezinho e o Tité. Eles eram estudantes do colégio estadual e naquele período em que eles não estavam em aula abriam a barraca. Isso também favorecia a gente, pois como estávamos no mesmo patamar, favorecia chegar lá e estar com eles.

A comunicação era bem mais fácil, e a gente podia até comprar e deixar no “pendura”; porque o conhecimento da escola favorecia isto. Tinham aqueles garotos que estudavam n’outras escolas, tanto em Areia (Santa Rita) como em Campina Grande (11 de outubro, Cepuc e Pio XI) direcionadas ao ensino médio.

Esses rapazes tinham um poder aquisitivo melhor e frequentavam a praça eventualmente, com finalidade de diversão, lazer ou paquera. Tinha ainda um grupo de meninos que andava de skate e de patins, coisas que pra gente era inacessível.

Antigamente, onde era a praça, era um descampado. Muitos caminhoneiros aproveitavam o declive para que o carro ganhasse velocidade e desse ignição no veículo. Foi por iniciativa de Luiz Martins que resolveu construir a praça. Um cidadão observando a biblioteca e o Caobe disse que ali era a praça da cultura. E foi assim que nasceu a praça, por iniciativa de Luiz Martins de Oliveira, seguindo a orientação de “Pretinho”, quanto ao nome que seria inaugurada.

Hoje a praça pode ser referência para muitas coisas, e para outras gerações; mas não para mim, nem os da minha época, pois o layout é outro, o desenho é muito diferente de nosso tempo, e não propicia aquela volta em torno do Clube e Escola, descendo pela Biblioteca, que fazia a alegria de quem tinha algum veículo, dando vista às meninas e muito inveja aos rapazes.

Não me reconheço mais. Nem encontro na praça o ambiente favorável às minhas lembranças.

A minha cidade desapareceu. Imagine que os amigos se foram, restando uns poucos que pouco vejo. Os lugares também mudaram muito, há uma leva de gente nova, que nem sei quem são e agora estou naquela de perguntar você é família de quem? Isto para poder me localizar... e quando vejo, é filho/filha de um amigo. Que coisa estranha! E os passos longos me acompanham, e a vista me escurece, e as mãos tremem e a memória desvanece. 

Rau Ferreira


Comentários

  1. E assim se conta uma bela história. Saudosista e questionador. Também não me vejo na maiorias das ex-praças que viram adros desavisados e mudam de nome, "desomenageando" os antigos e confundindo a gente que, como o homenageado de então, fica no passado. Louvo as novas, mas cada vez mais distantes, para outras comunidades e, lamento os novos adros, que, desde sempre, apenas aproveitam uma sobra de terreno. Pelo menos não viram lixão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

Matias Grangeiro

Matias Grangeiro nasceu no dia 20 de abril de 1941, filho do também comerciante Severino Grangeiro de Maria. Casado com a Sra. Luciene Honorato, era pai de cinco filhos: Fabiana (in memorian), Miguell, Renato, Fábio e Taiana; esta última, primeira dama de nosso Município. I niciou no comércio com uma torrefação de café - o Dona Branca -   em 1968, na Rua José Andrade da Silva. Após a extinção desta firma , devido a forte concorrência , ingressou na revenda de móveis e eletrodomésticos (1975), fundando a “Matias Grangeiro & Cia. Ltda” com o nome fantasia de DECORAMA . Esta chegou a ter 26 filiais no Estado (oão Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Guarabira, Mamanguape, Queimadas, Alagoa Grande, Solânea, Areia, Bananeiras, Cuité, Remígio, Picuí, Pocinhos, Barra de Santa Rosa, Soledade, Arara, Nova Floresta, etc.), com 220 funcionário e gerando cerca de 300 empregos diretos. Com o sucesso que obteve neste ramo , abriu filiais nas cidades de...

Ruas tradicionais de Esperança-PB

Silvino Olavo escreveu que Esperança tinha um “ beiral de casas brancas e baixinhas ” (Retorno: Cysne, 1924). Naquela época, a cidade se resumia a poucas ruas em torno do “ largo da matriz ”. Algumas delas, por tradição, ainda conservam seus nomes populares que o tempo não consegue apagar , saiba quais. A sabedoria popular batizou algumas ruas da nossa cidade e muitos dos nomes tem uma razão de ser. A título de curiosidade citemos: Rua do Sertão : rua Dr. Solon de Lucena, era o caminho para o Sertão. Rua Nova: rua Presidente João Pessoa, porque era mais nova que a Solon de Lucena. Rua do Boi: rua Senador Epitácio Pessoa, por ela passavam as boiadas para o brejo. Rua de Areia: rua Antenor Navarro, era caminho para a cidade de Areia. Rua Chã da Bala : Avenida Manuel Rodrigues de Oliveira, ali se registrou um grande tiroteio. Rua de Baixo : rua Silvino Olavo da Costa, por ter casas baixas, onde a residência de nº 60 ainda resiste ao tempo. Rua da Lagoa : rua Joaquim Santigao, devido ao...

Severiano Pereira da Costa

Severiano Pereira da Costa foi um dos grandes comerciantes locais, proprietário de uma casa de estivas. Ligado ao PSD, foi prefeito de Esperança (1942-1944), vereador e presidente da Câmara (1951-1955). Na vida social, participava do “Esperança Clube”, sendo presidente desta associação, sendo também dirigente da agremiação “São Cristóvão Esporte Clube”, criada em 12 de setembro de 1945. O título de cidadão esperancense, lhe foi concedido pelo prefeito Arlindo Carolino Delgado, por iniciativa do edil Antônio José do Nascimento, que em sua justificativa, esclarece a homenagem: “ Severiano Pereira da Costa é um esperancense de coração já consagrado pelo povo que o acolheu Prefeito e Vereador. É um homem absolutamente voltado ao progresso de Esperança, tendo, inúmeras vezes, demonstrado ser um apaixonado de nossa causa. Homem do trabalho, da paz e da concórdia. Durante esse largo período que vive ao nosso lado, sofrendo e chorando as dores do povo esperancense, tem participado, efeti...

Padre Luiz Santiago. Suas origens

Padre Luiz Santiago Onde nasceu o Padre Luiz Santiago? Antes, porém, precisamos responder quem foi este clérigo polêmico e ousado; filósofo, arqueólogo, historiador, escritor e piloto de avião, uma personalidade com ideias muito avançadas para o seu tempo. Os seus pais Delfim Izidro de Moura e Antonia de Andrade Santiago uniram-se em casamento no Sítio Lagoa Verde, em Esperança, a 18 de novembro de 1896, de onde seguiram para residir numa propriedade na Meia Pataca. Fruto desse enlace matrimonial, nasceu em 25 de agosto de 1897 um filho, a quem deram o nome de "Luiz". A “Meia Pataca” é uma comunidade rural na divisa de Esperança e Remígio, dividida por um acidente geográfico, ficando assim chamada de “Meia Pataca de Cima” e “Meia Pataca de Baixo”. A maior parte pertence a Esperança, terra agricultável para feijão e batatinha, sendo assim chamada, pela tradição, por ali ter sido encontrada uma moeda de valor. Uma áurea de mistério envolve o lugar. O menino cresceu o...

Os Oliveira Ledo e o Município de Esperança

A família Oliveira Lêdo foi uma das primeiras a se estabelecer no interior da Paraíba. A partir de concessões de Sesmarias pela Coroa Portuguesa, nos Séculos XVII e XVIII, eles abriram caminhos e fundaram aldeias que permitiram o avanço da pecuária e o povoamento do Cariri Velho e Agreste. A ocupação da área onde hoje fica Esperança começou com o casal Marinha Pereira de Araújo e João da Rocha Pinto, que eram descendentes diretos do patriarca Custódio de Oliveira Lêdo. O casal estabeleceu currais nessa região por volta do século XIX, além de fundar a Fazenda Banabuyé. Essa fazenda de gado ocupava as terras que atualmente constituem o território urbano e rural do Município, servindo como o primeiro ponto de habitação colonial. Conforme inventário e registros genealógicos, citados no livro “Os Oliveira Ledo e a Genealogia de Santa Rosa” (1978), o casal deixou filhos que se espalharam e se casaram com outras famílias tradicionais da elite agrária, fracionando a terra através de hera...