Pular para o conteúdo principal

O Patrono José Gomes Coelho


Discurso pronunciado pelo Acadêmico Josemir Camilo de Melo quando da sua posse na Cadeira nº 14, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), que tem como patrono, José Gomes Coelho, sendo fundador e primeiro ocupante, Humberto Nóbrega, e segundo ocupante, Wellington Aguiar, em data de 13/11/2015:
Eis-me, pois, nos arcanos recantos da memória da Paraíba, na companhia invejável de seus guardiães. Tenho no patrono José Gomes Coelho, um precursor daqueles estudos a que aderi, ou seja, os princípios da Escola dos Anais (École des Annales), do grande Fernand Braudel, que pregava a pesquisa multidisciplinar, invocando fortemente a História e a Geografia. Era o que fazia José Gomes Coelho, ainda de maneira empírica.
Nosso patrono parece também ter vivenciado o problema do deslocamento espacial e social, pois nascido em Esperança, na transição Agreste/Brejo, em 1898, fincou suas raízes na cidade da Paraíba, onde faleceu em 1954. Diplomou-se pela Escola Normal do Estado da Paraíba e cursou Direito no Recife e, ainda, o curso de Agrimensor. Tornou-se professor do Liceu Paraibano e da Escola Normal, foi nomeado Secretário da Fazenda no governo Argemiro de Figueiredo, em 1937, além de assumir a cátedra universitária, na Faculdade de Ciências Econômicas da Paraíba.
José Gomes Coelho foi eleito para o Instituto, em 1914. Portanto, seria o que hoje chamamos de adolescente, se as datas estiverem corretas, pois estaria com 16 anos. Três anos mais tarde já nos daria o seu livro Escorço de Chorographia da Parahiba, editado em 1919, que foi adaptado para as escolas públicas do Estado e que traz, em anexo, um mapa do Estado da Paraíba, polêmica, então quase centenária.
Mas não era só a questão dos limites ao norte, havia problemas de divisa com Pernambuco, para o qual fora nomeado o então novel membro desta Instituição, Dr. José Gomes Coelho, em 1915. Fazia parte de uma Comissão constituída pelos consócios Carneiro Monteiro, Irineu Pinto, Irineu Joffily e Francisco Barroso para tratar da questão dos limites da Paraíba com Pernambuco, diante de uma representação feita pelos moradores de Serrinha, e do de Ingá, que reclamavam contra a indébita intervenção de agentes fiscais do Conselho Municipal de Itambé. Na oportunidade, foi apresentado por José Coelho um esboço topográfico por ele elaborado sobre a posição daqueles limites. Nos anos 30, seria indicado para dirimir dúvidas sobre os limites com o Rio Grande do Norte, como encontrei uma referência ao seu nome, no livro de Nestor Lima, Limites entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Natal: Sebo Vermelho Edições, 2013, p. 6. Este livro história os debates improfícuos entre os dois Estados para redefinição dos limites.
Agrada-me, portanto, ter como patrono um pesquisador militante, principalmente, quanto aos problemas de limites estaduais. Meu interesse vem desde que um amigo me perguntou: por que o mapa da Paraíba é tão estreito lá perto de Patos. Tentei explicar processos históricos e me interessei pela matéria. Nas minhas pesquisas de doutorado, me espantei com um mapa da Paraíba encontrado em um livro publicado em Londres, pela Royal Geographical Society. Lá, nosso mapa tem um formato quase de peixe, linear e arqueado, desde o litoral até o sertão, incluindo, portanto, muitas terras do Rio Grande do Norte. Irenêo Joffily foi um, entre aqueles que se insurgiram, contra o que se propagava como mapa da Província. No entanto, o grande historiador paraibano, Maximiano Lopes Machado, que, em 1871, publicou o ensaio “O Atlas Histórico de Cândido Mendes”, não aceitou as observações de Joffily, que fizera um périplo a cavalo pelo interior da Paraíba. Alegara Machado que o historiador campinense, então jurista, tomara notas como um ‘touriste’ (sic).
Essa polêmica dos limites surgiu, a partir de 1836, quando se definiram os limites provinciais entre Rio Grande do Norte e a Paraíba, prosseguiu durante o século XIX. Mesmo sob a administração republicana, nada se inovou, parecendo permanecer os ditames do poder espiritual sobre o temporal, ou seja, o das divisões de freguesias, cujas côngruas dos vigários eram pagas pelo governo, ficando, portanto, tais terras na freguesia da vila do Príncipe, quando deveriam ser da Paraíba, se se mantivessem os limites das capitanias.
Na revista deste egrégio Instituto, voltava a escrever sobre a polêmica, o Padre Joel Esdras Lins Fialho com o seu “Limites. Questão de Limites da Parahyba e Rio Grande do Norte” (Revista do IHGP, nº 3, 1911, p. 141-145).
Nosso fundador, Humberto Nóbrega, mesmo sem saber que assumiria, quase duas décadas depois, a cadeira que teria como Patrono José Gomes Coelho, em sua obras O Meio e o Homem na Paraíba (1949, p. 4, 5, 6), também discorre sobre a problemática dos limites com o Rio Grande do Norte, expondo um mapa da Paraíba, como fizera o Patrono, mas, curiosamente, sem citar, ao que nos parece, o nome deste precursor, e sim, e apenas o de outro, Tavares Cavalcanti”.
É mister se fazer as seguintes considerações, para que o leitor bem compreenda a importância do texto, que foi extraído da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, seu autor e o patronado de José Gomes Coelho.
Josemir Camilo de Melo é PhD em História pela UFPE; professor aposentado da UFCG, sócio-fundador do Instituto Histórico de Campina Grande e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.
José Gomes Coelho (1898/1954) era diplomado pela Escola Normal da Paraíba, Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife, além de formado de ser como Agrimensor; ocupou os cargos de Professor do Lyceu Parahybano e da Escola Normal, tendo assumido ainda a Direção destes educandários; lecionou no Instituto Underwood e na Faculdade de Ciências Econômicas da Paraíba.
Foi Inspetor Fiscal do Ensino, Secretário da Fazenda do Governo Argemiro de Figueiredo, e Juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Publicou em 1919, o livro “Escorço de Chorographia da Parahyba” (1919), a qual foi referendada pelo IHGP – Instituto Histórico da Paraíba, e pelo Conselho de Instrução do Estado, sendo posteriormente adaptada para as escolas públicas estaduais.

Rau Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Barragem de Vaca Brava

Açude Vaca Brava, Canalização do Guari (Voz da Borborema: 1939) Tratamos deste assunto no tópico sobre a Cagepa, mais especificamente, sobre o problema d’água em Esperança, seus mananciais, os tanques do Governo e do Araçá, e sua importância. Pois bem, quanto ao abastecimento em nosso Município, é preciso igualmente mencionar a barragem de “Vaca Brava”, em Areia, de cujo líquido precioso somos tão dependentes. O regime de seca, em certos períodos do ano, justifica a construção de açudagem, para garantir o volume necessário de água potável. Nesse aspecto, a região do Brejo é favorecida não apenas pela hidrografia, mas também pela topografia que, no município de Areia, apresenta relevos que propiciam a acumulação das chuvas. O riacho “Vaca Brava”, embora torrencial, quase desaparece no verão. Para resolver o problema, o Governador Argemiro de Figueiredo (1935/1940) adquiriu, nos anos 30, dois terrenos de cinco engenhos, e mais alguns de pequenas propriedades, na bacia do açude,

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................