1949: A explosão da fábrica de fogos em Esperança

By | 10.11.11 2 comments


Reportagem Especial

E
sperança,22 de abril de 1949. A cidade amanheceu estarrecida. Ouvira-se uma grandeexplosão. A princípio, ninguém sabia o que havia acontecido, mas aos poucos aspessoas se deram conta da tragédia. Nas imediações da Praça da Bandeira, umafábrica de fogos de artifícios havia ido pelos ares. Com a explosão, seis casasforam abaixo e trinta e quatro outras ficaram danificadas.


Reportagem da época. Fonte: Jornal A União


Osinistro aconteceu por volta das sete horas da manhã, na rua São Sebastião,onde funcionava uma oficina artesanal de fogos de artifícios pertencente ao Sr.José Francisco da Silva, que perdera no desastre a esposa e dois filhos.
Foto do desastre. Acervo João Batista Bastos


Presume-seque a acidente ocorrera por negligência de um dos funcionários, o qualmanuseava a pólvora no momento. Ao todo foram seis mortos, sete feridos e umdesaparecido. O proprietário da fábrica que se achava ausente na ocasião,entrou em choque emotivo ao regressar à sua oficina e presenciar o dolorosoquadro.
Oprefeito Júlio Ribeiro telegrafou imediatamente ao governador do Estado, o qualenviou dois de seus auxiliares imediatos para tomar as devidas providências.Quatro vítimas foram socorridas para o Hospital Pedro I, em Campina Grande, masuma faleceu a caminho.
ALBV e a Cruz Vermelha prestaram igualmente assistência, fornecendo cobertores emedicamentos. Alguns desabrigados foram removidos para a Escola Paroquial e oGinásio Diocesano, ainda em construção.
Houveainda inúmeras ações solidárias, com a participação do Dr. Luiz Gomes deAraújo, Juiz de Direito, e do Cônego João Honório, vigário da Paróquia deEsperança.

RauFerreira
Fonte:
- AUNIÃO, Jornal. Estado da Paraíba. Edição de 23 de abril. João Pessoa: 1949.
- ESPERANÇA DE OURO, Blog. Editor Jailson Andrade, 09 de novembro. Esperança/PB: 2011.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 Comentários:

salmonfvp disse...

OLÁ! FAZ UM TEMPINHO QUE EU TBM VINHA PREPARANDO ESSA MATERIA QUE BOM QUE VC JA PUBLICOU EU TENHO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O OCORIDO E CONHEÇO PESSOAS DESSA EPOCA QUE SABE MUITAS COISA OBRIGADO.

Rau Ferreira disse...

Caro Salmon,

Agradeço seu comentário e peço que entre em contato conosco para viabilizarmos a publicação deste material. Estou ainda aguardando uma foto do acidente, que se encontra na posse do Dr. João de Patrício, para divulgação.

Att.

Rau Ferreira
Blog HE