O Presépio de Inacinha

By | 24.12.10 Deixe seu comentário
Há 65 anos Inacinha Celestinho mantém a tradição de seu Presépio de Natal. A montagem começou ainda quando seus pais eram vivos, em 1945.
A família havia ganhou algumas peças e decidiram organizar a “Lapinha”, recebendo então as primeiras visitas. Com o tempo foram acrescidas novas figuras ao acervo que hoje se encontra completo.
O Presépio que desde 1988 não é desmontado, pode ser visto na sua residência [rua Solon de Lucena] e ocupa uma área de 16 m2 da sala de estar, amparado por uma armação de aproximadamente um metro de altura. É composto em papel madeira, que formam a gruta e dá os contornos das pedras, sendo ornamentado com plantas naturais cultivadas pela própria Inacinha.
As suas imagens reproduzem os animais e personagens bíblicos, como os Reis Magos., sendo que algumas peças vieram da Bahia e tem pintura italiana. A representação natalina possui ainda um lago feito de espelho, tem iluminação própria e é delimitado por uma corrente.
Nesta época do ano Inacinha costuma receber inúmeros turistas e curiosos que fazem questão de fotografar a cena representativa do nascimento de Jesus.

Rau Ferreira

Fonte:
- Revista Comercial de Esperança, Ano V. Esperança/Pb, dezembro de 2008. Editor Fernando Rocha;
- Manuscrito: Evaldo Brasil, que foi ator neste cenário (Panela de Barro, Tupiniquim, Semap etc.) e hoje tem a sala de aula como palco no teatro da vida;
- Portal NE! [http://www.noticiaesperancense.com.br];
- Foto: Rodolpho Raphael de Oliveira Santos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: