Pular para o conteúdo principal

O Pavilhão, por João de Patrício


Na década de 40, do século passado, Esperança, não tinha ainda 20 anos de emancipação política. O Pavilhão 10 de Novembro foi a maior atração social da vida da nossa cidade. Era, posso dizer, um ponto de encontro da elite, localizado em ponto estratégico, central, na antiga Praça Getúlio Vargas. Vale salientar que a Praça foi criada antes do Pavilhão. Como os recursos eram praticamente inexistentes, ambos, a Praça e o Pavilhão, para entrarem em pleno funcionamento para a frequência da público, demorou mais de cinco anos.

UM POUCO DA HISTÓRIA. Naquela época, os prefeitos que se sucederam eram nomeados pela interventoria do Estado, justamente em que, Getúlio Vargas era o interventor federal. Então, em 05 de setembro de 1938, a Praça recebeu a denominação de Getúlio Vargas, na administração municipal de Júlio Ribeiro.

Em 10 de janeiro de 1941, foi inaugurada a Praça Getúlio Vargas, em homenagem ao quarto aniversário do Estado Novo, sob o comando do então presidente Getúlio Vargas. Desta feita, a Praça foi inaugurada em homenagem ao Presidente de então.

Quem inaugurou o Pavilhão foi o prefeito Sebastião Vital Duarte, em 10 de novembro, justamente na data que se comemorava o quarto aniversário do governo Getúlio Vargas, governo esse que ficou conhecido como governo do "Estado Novo", que iniciou em 10 de novembro de 1.937, até 31 de janeiro de 1.946. O Pavilhão e Praça foram inaugurados juntos, na mesma data, embora a praça tenha sido instituída antes do Pavilhão.

Vale salientar que o orador oficial daquela solenidade foi o cidadão Severino de Alcântara Torres, pai do nosso conhecido José Torres e avô da proprietária da Instituto Menino Jesus de Praga, Daniela Torres.

Ainda, dentro da história daquela Praça, vale registrar que antes teria recebido o nome de João Tavares, antes da edificação, na década de 40. Quem foi João Tavares? Um dos primeiros governadores da Paraiba, um colonial português, que governo a Paraíba entre 1.585 a 1.588, cuja praça foi criada na década de 30.

Assim, fiz questão de fazer esse pequeno relato sobre a história do Pavilhão 10 de Novembro, que foi extinto na década de 70, para a construção do Calçadão “Joaquim Pereira”.

João Batista Bastos

 

In: Revivendo Esperança PB. Disponível em: http://revivendoesperancapb.blogspot.com/, acesso 08 de julho de 2020.

Comentários

  1. Muito bom. Coincidência ou não estou tratando foto antiga, colorizada, justo para fazer uma atualização reversa em meu blog. Vou lembrar de incluir link para esta postagem. #EstamosJuntos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

Matias Grangeiro

Matias Grangeiro nasceu no dia 20 de abril de 1941, filho do também comerciante Severino Grangeiro de Maria. Casado com a Sra. Luciene Honorato, era pai de cinco filhos: Fabiana (in memorian), Miguell, Renato, Fábio e Taiana; esta última, primeira dama de nosso Município. I niciou no comércio com uma torrefação de café - o Dona Branca -   em 1968, na Rua José Andrade da Silva. Após a extinção desta firma , devido a forte concorrência , ingressou na revenda de móveis e eletrodomésticos (1975), fundando a “Matias Grangeiro & Cia. Ltda” com o nome fantasia de DECORAMA . Esta chegou a ter 26 filiais no Estado (oão Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Guarabira, Mamanguape, Queimadas, Alagoa Grande, Solânea, Areia, Bananeiras, Cuité, Remígio, Picuí, Pocinhos, Barra de Santa Rosa, Soledade, Arara, Nova Floresta, etc.), com 220 funcionário e gerando cerca de 300 empregos diretos. Com o sucesso que obteve neste ramo , abriu filiais nas cidades de...

Ruas tradicionais de Esperança-PB

Silvino Olavo escreveu que Esperança tinha um “ beiral de casas brancas e baixinhas ” (Retorno: Cysne, 1924). Naquela época, a cidade se resumia a poucas ruas em torno do “ largo da matriz ”. Algumas delas, por tradição, ainda conservam seus nomes populares que o tempo não consegue apagar , saiba quais. A sabedoria popular batizou algumas ruas da nossa cidade e muitos dos nomes tem uma razão de ser. A título de curiosidade citemos: Rua do Sertão : rua Dr. Solon de Lucena, era o caminho para o Sertão. Rua Nova: rua Presidente João Pessoa, porque era mais nova que a Solon de Lucena. Rua do Boi: rua Senador Epitácio Pessoa, por ela passavam as boiadas para o brejo. Rua de Areia: rua Antenor Navarro, era caminho para a cidade de Areia. Rua Chã da Bala : Avenida Manuel Rodrigues de Oliveira, ali se registrou um grande tiroteio. Rua de Baixo : rua Silvino Olavo da Costa, por ter casas baixas, onde a residência de nº 60 ainda resiste ao tempo. Rua da Lagoa : rua Joaquim Santigao, devido ao...

Severiano Pereira da Costa

Severiano Pereira da Costa foi um dos grandes comerciantes locais, proprietário de uma casa de estivas. Ligado ao PSD, foi prefeito de Esperança (1942-1944), vereador e presidente da Câmara (1951-1955). Na vida social, participava do “Esperança Clube”, sendo presidente desta associação, sendo também dirigente da agremiação “São Cristóvão Esporte Clube”, criada em 12 de setembro de 1945. O título de cidadão esperancense, lhe foi concedido pelo prefeito Arlindo Carolino Delgado, por iniciativa do edil Antônio José do Nascimento, que em sua justificativa, esclarece a homenagem: “ Severiano Pereira da Costa é um esperancense de coração já consagrado pelo povo que o acolheu Prefeito e Vereador. É um homem absolutamente voltado ao progresso de Esperança, tendo, inúmeras vezes, demonstrado ser um apaixonado de nossa causa. Homem do trabalho, da paz e da concórdia. Durante esse largo período que vive ao nosso lado, sofrendo e chorando as dores do povo esperancense, tem participado, efeti...

Amelinha Theorga

Amélia Theorga Ayres, Amelinha, nasceu em Mamanguape em 29 de julho de 1907, filha do casal José Theorga e Eutália de Assis Theorga. Destacou-se na pintura, como uma das primeiras mulheres desta arte milenar, na década de vinte do Século passado. Era figura recorrente da Revista “Era Nova”, na qual o nosso vate Silvino Olavo participava, ora publicando sob o nome próprio ou, com o pseudônimo de “João da Retreta”. O Jornal “A União”, organizara em 07 de novembro de 1925, em seu salão principal, uma exposição para mostrar os seus trabalhos de arte, que ganhou forte adesão dos intelectuais da época, contando com o apoio do Presidente João Suassuna que adquiriu, para o patrimônio estadual, as obras “Reconto de Selva” e “Soluço das vagas”, e para si, o quadro “Horas de oiro”. Quatro dias depois, Silvino fizera publicar, no mesmo periódico, um artigo que exaltava a artista, o qual reproduzimos a seguir: “ Há entre os artistas da paisagem dois grupos: um que vê exação na naturez...

Genealogia da família DUARTE, por Graça Meira

  Os nomes dos meus tios avôs maternos, irmãos do meu avô, Manuel Vital Duarte, pai de minha mãe, Maria Duarte Meira. Minha irmã, Magna Celi, morava com os nossos avós maternos em Campina Grande, Manuel Vital Duarte e Porfiria Jesuíno de Lima. O nosso avô, Manuel Vital Duarte dizia pra Magna Celi que tinha 12 irmãos e que desses, apenas três foram mulheres, sendo que duas morreram ainda jovens. Eu e minha irmã, Magna discorríamos sempre sobre os nomes dos nossos tios avôs, que vou colocar aqui como sendo a expressão da verdade, alguns dos quais cheguei eu a conhecer, e outras pessoas de Esperança também. Manuel Vital e Porfiria Jesuíno de Lima moravam em Campina Grande. Eu os conheci demais. Dei muito cafuné na careca do meu avô, e choramos sua morte em 05 de novembro de 1961, aos 72 anos. Vovó Porfiria faleceu em 24 de novembro de 1979, com 93 anos. Era 3 anos mais velha que o meu avô. Nomes dos doze irmãos do meu avô materno, Manuel Vital Duarte, meus tios avôs, e algum...