Regina Delfina

By | 30.5.11 Deixe seu comentário
Nas palavras de seu neto Jean Andrade: “uma pessoa muito especial” destacando os predicados de uma mulher “Maravilhosa, guerreira, avó, mãe e amiga”. O blog HE rende homenagens a ela que completou um século de vida.
Regina Delfina nasceu em 1911. Seus pais eram José Nunes Pereira e Delfina Maria da Conceição, a “Mãe Pina”. E seus irmãos: Vicente, Severino, Sebastião, Maria e Elisa. Com a morte precoce de Maria, seus pais criaram também os netos Bibi, Nezo e Manuel Nicolau. Elisa casou-se com Anísio Nicolau Costa, o patriarca da família Anísio, e tiveram 11 filhos: José, Lourival (Louro), Antonio (Gogoia), Dodge, Assis (Costinha), Berto, João, Nicácio, Maria, Calma e Fátima.
Regina casou-se com José Lourenço depois de oito meses de namoro, cujo enlace foi comemorado no Sítio Boa Vista, cerimônia realizada pelo padre José Borges. O casamento civil foi realizado anos mais tarde pelo tabelião conhecido por “Brita”.
José Lourenço ganhou um pequeno pedaço de terra de seu sogro José Nunes e construiu ali uma pequena casa. Aos poucos foi superando as adversidades da vida e com muita superação, adquirindo a posse da mesma. Fazia as feiras de Remígio e Areia vendendo miçangas e costelas. Faleceu em 20 de abril de 1978, aos 69 anos de idade.
José Lourenço e Regina tiveram onze filhos: Luis, Manoel, Epitácio, Pedro, Paulo, Antonio, Arlindo, Berto, João, Assis, Genival, Maria, e Lucia. E com a morte dos seus pais ficou com a guarda dos filhos de sua irmã Maria: Bibi, Nezo e Manoel.
A família Lourenço tem uma forte inclinação para o comércio, muitos deles se destacando nesta atividade, a exemplo de Pedro Lourenço.
Jean Andrade, editor do blog Andrade Notícias, é filho de Pedro e neto de Regina.

Rau Ferreira

Fonte:
-         http://andradenoticias.com, em 28/05/2011;
-         ANDRADE, Jailson. Família Andrade: Um século de lutas, conquistas e vitórias. 3ª Ed. Revista e Ampliada. Esperança/PB: 2009.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: