1930: Esperança recebe interventor federal

By | 16.4.11 1 comment
Vários fatos sucederam até que fosse nomeado interventor na Paraíba o dr. Antenor de França Navarro (1930 a 1932), pelo então presidente revolucionário Getúlio Vargas.
Em 1930 uma grande seca assolava o Agreste e Curimataú paraibano, forçando o Governador a visitar o interior do Estado “no intuito de atender a situação grave que atravessam as populações das zonas atingidas pela seca”.
Em Esperança, o Interventor Antenor Navarro foi recepcionado pelo sr. Manuel Rodrigues de Oliveira que ofereceu aos viajantes um lanche. Após um breve descanso, o chefe do Estado percorreu a cidade ouvindo os reclames locais.
Na oportunidade, o sr. Prefeito Inácio Rodrigues externou, através de um telegrama datado de 27 de dezembro de 1930, a sua satisfação por receber o sr. Governador do Estado da Paraíba.
A visita rendeu a execução de vários serviços públicos, como “limpeza de açudes, reparo de estradas, construções de pequenas barragens, sangradouros, etc.”.
Faziam parte da comitiva o Coronel Elísio Sobreira e o sr. Severino de Lucena. O regresso se deu pela cidade de Areia.
No detalhe da foto, o interventor da Paraíba em 1930.

Rau Ferreira

Fonte:
- Wikipédia: Antenor de França Navarro (http://pt.wikipedia.org/), acesso em 21/09/2009;
Jornal “A União”, órgão oficial do governo do Estado da Paraíba, domingo 28 de dezembro de 1930, capa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 Comentários:

Leticia Gil disse...

ola. achei seu site e me interessei pelo tema. pois tenho cartas antigas da decada de 40 de meu avô com funcionario do gabinete do interentor e gostaria de saber mais sobre estes amigos de meu avô que faleceu em 2002 - e seus descendentes. qual seu email? o meu: leticiagil_ba@yahoo.com.br