Pular para o conteúdo principal

Monsenhor Geraldo Ribeiro de Almeida


A cidade de Esperança possui uma grande vocação religiosa, não podemos negar; muitos ministros tem surgido em sua história, abraçando a fé católica e fazendo seus votos à igreja de Roma, a exemplo do Padre Geraldo Ribeiro de Almeida.

Ele nasceu nesta cidade em 28 de junho de 1922. Viveu com seus pais aqui até os sete anos de idade, quando eles se mudaram para Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. De lá só saiu para ingressar no Seminário de São Pedro, no ano de 1939, sendo muito influenciado pelo professor Monsenhor Calazans Pinheiro. Nem concluiu os estudos, e foi transferido para Fortaleza para estudar filosofia.

Ordenou-se Presbítero em dois de dezembro de 1951, pelo Bispo D. Marcolino Dantas, e celebrou a primeira missa na Matriz da Imaculada Conceição em 08 de dezembro daquele ano.

No dia 10 do mesmo mês, foi nomeado vigário paroquial do Monsenhor Pedro Moura, ficando no cargo até 1º de janeiro de 1952.

Com a criação da Paróquia de São José do Campestre, desmembrada de Nova Cruz, o Padre Geraldo Almeida foi indicado para ser o seu primeiro pároco, tendo ainda trabalhado nas paróquias de Santo Antônio, Parnamirim e Areia Preta. Também foi Vigário do Alto do Juruá.

Em Areia Preta, onde permaneceu por trinta anos na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, trasladou no dia 17 de julho de 1979, os restos mortais do Padre João Maria para a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, sob licença do arcebispo Dom Nivaldo Monte. E exumou o corpo do vigário em 07 de agosto de 1979, construindo ainda um monumento para devoção do Padre João Maria, onde estão guardados os ossos e alguns pertences do povo potiguar ao santo natalense.

O Geraldo Almeida foi por muitos anos capelão da Casa da Criança em Morro Branco, a qual era dirigida pelas Irmãs Filhas da Caridade.

Ele era lembrado como “exemplos de humildade, simplicidade, generosidade e caridade”.

Faleceu aos 15 de junho de 2015, quando contava 93 anos de idade, na condição de pároco emérito de Nossa Senhora de Lourdes e foi sepultado na sua matriz.


Rau Ferreira

 

Referências:

- NETO, Manoel do Rêgo Barros. A caminho da caridade. Natal Editora: 2002.

- LETRAS, Revista da Academia Norte-Riograndense (de). Centro de Imprensa: 1993.

- SOUZA, Tiamar (de). Nova História de Natal. Departamento de Imprensa: 2008.

- TRIBUNA DO NORTE, disponível em: https://tribunadonorte.com.br/colunas/artigos/mons-aquino-e-mons-geraldo-dois-grandes-levitas-do-senhor/, acesso em 12/12/2024.

- PASCOM NOVA CRUZ, disponível em: https://pascomnovacruzrn.blogspot.com/p/padres-filhos-de-nova-cruz.html, acesso em 12/12/2024.

- VIRGÍNIA COELLI, disponível em: https://virginiacoelli.com.br/2015/06/morre-monsenhor-geraldo-ribeiro/, acesso em 23/08/2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rua Matias Fernandes, antiga casa de seu Domingos F. Queiroz.

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele...

Frei Caneca pernoitou em Esperança-PB ?

  Frei Caneca (1779-1825) em seu “Itinerário do Ceará” descreve com maestria os dias que se seguiram à sua prisão, até bem pouco antes da sua execução. Em seu diário, narra a passagem por Campina Grande-PB e a impressão que ficou daquele 12 de dezembro de 1824. No seu trajeto, o clérigo antes de aportar à “Rainha da Borborema”, passou por “Bonaboiú”, onde pernoitou próximo à cachoeira de João Saraiva, como o próprio frade descreve: “ Despois de passarmos ao través do rio das Piranhas, tomamos a travessa para o riacho dos Porcos, e passando pelas fazendas Lagoa Rachaça e Poço do Cruz, viemos dormir à cachoeira de João Saraiva, morador em Bonaboiú . Pouco antes de aqui chegarmos, um soldado, desacauteladamente batendo com o coice da granadeira no chão, e esta disparando-se, feriu um dos camaradas, passando-o de parte a parte e matou o cavalo de José da Cruz Gouveia, conselheiro do governo temporário da Paraíba. Neste dia vencemos cinco léguas de caminho. Na manhã do dia 5 saímos do a...

Imagem da História

1975 - Prédio da Prefeitura (atual INSS) Rua Manuel Rodrigues

O Portal G2

A navegação na internet nos reserva muitas surpresas, a juventude está literalmente integrada a esta ferramenta agil e interativa. E foi nas ondas da NET que encontrei o portal do webdesigner Diêgo Soares Rodrigues . Diêgo é natural de Esperança, licenciando em Computação pela UEPB e autor de diversas páginas que circulam na rede world web. O site surgiu em outubro de 2009, em parceria com o colegao José Paulo, e tinha o objetivo de “ proporcionar aos comerciantes locais a possibilidade de exporem suas empresas bem como seus produtos e/ou serviços na internet ”. Foram dois meses de pesquisa e desenvolvimento, até o lançamento oficial no dia 06 de janeiro de 2010. Em março deste ano, passou por uma repaginação tomando a notícia como carro-chefe e formando uma competente equipe: Jornalista Roberto Cardoso , experiente profissional dos meios de comunicação, com atuação em diversos jornais, assina a coluna “ Tá ligado ?” Paulinho Costa , graduando em Administração de Empresas pela UFCG e u...