Manoel Rodrigues de
Oliveira, o cidadão esperancense que foi escolhido para seu o primeiro prefeito
de Esperança, um mês depois da emancipação do município. Era o começo do Sec.
XX. Estávamos vivendo a primeira República. Na Vila de Esperança, o homem mais
importante do novo município assumia os destinos do novo município. Assumiu o
compromisso de dar os primeiros passos administrativos da cidade. Foi
justamente no último dia do mês de dezembro de 1925, trinta dias após a emancipação.
O fato ocorreu no edifício do paço municipal. A história não registrou onde se
situava o edifico do passo municipal, pois, o novo município não tinha ainda o
prédio da prefeitura. O compromisso se deu perante a autoridade judiciária do
Termo da Comarca de Areia, PB, o Dr. João Marinho da Silva. Na mesma ocasião,
assumiu também o compromisso de subprefeito, perante a mesma autoridade, o
cidadão Teotonio Tertuliano da Costa, também homem de prestígio no meio social
do município.
Como primeiro ato
administrativo de Manoel Rodrigues foi a Portaria de nº 01, de 31 de dezembro
de 1925 a escolha do Secretário Geral da Prefeitura, o Sr. Teotônio Cerqueira
da Rocha. De imediato, foi formando o primeiro Quadro de servidores do município.
O cidadão João Gonçalves de Lima foi o primeiro Fiscal Geral do Município, por
Portaria datada de 02 de janeiro de 1926. Nesta mesma data, nomeou o Sr. José
Saturnino de Araujo, para exercer o cargo de Fiscal e Zelador do povoado de
Areial.
Dando seqüência à
formação do Quadro de servidores municipais, nomeou o Sr. José Donato Filho,
para exercer o cargo de Auxiliar de Procurador das Rendas Municipais,
completando a lista dos primeiros servidores; nomeou o Sr. Sebastião Nicolau da
Costa, para exercer o cargo de professor municipal do Pintado. Deduzimos que,
com a nomeação do primeiro professor naquela localidade rural, também estaria
instituindo a primeira escola do município. Logicamente que, como primeiro
administrador do município, teria que se preocupar com as finanças.
O PRIMEIRO DECRETO
MUNICIPAL.
O Decreto nº 01, de 02
de janeiro de 1926, dispôs sobre o orçamento do município, adaptando-o ao
orçamento de Alagoa Nova, vez que, o município recém-criado pertencia à jurisdição
daquele município do brejo.
No mês de fevereiro do
mesmo ano, foi criada, por decreto, a cobrança do imposto rural. Foi à primeira
norma municipal instituindo imposto no município.
A PRIMEIRA PRESTAÇÃO DE
CONTAS DO MUNICÍPIO.
Na sua gestão, foi
feito o primeiro balancete, datado de 15 de julho de 1926, em cujo teor
especificava toda a prestação de contas da administração, os atos administrativos
de nomeação de servidores, de criação da primeira escola na localidade do
Pintado (hoje Distrito do Pintado). Esta prestação de contas foi dirigida ao
Presidente João Suassuna.
Assim, foram dados os
primeiros passos administrativos do município de Esperança.
Manoel Rodrigues de
Oliveira exerceu seu mandato até o mês de fevereiro do ano de 1929.
João
de Patrício*
* Publicado no blog
Revivendo Esperança, em 25/07/2012.
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