As encenações de Dona Hosana

By | 12.8.16 Deixe seu comentário
Encenação: Aos pés da cruz
A professora Hosana Lopes Martins foi responsável por momentos marcantes e apresentações no antigo Cine S. Francisco. As suas peças quase sempre tinham como pano de fundo a Bíblia, quando não enalteciam o caráter religioso ou altruísta – a exemplo da encenação “Aparição de Na. Sra. de Fátima”.
As pequenas estrelas em geral eram suas alunas, as quais ensaiavam incansavelmente os textos, citemos desta época: Ângela Souto, Benigna Consolato, Dalvina Ferreira, Elba, Magna e Norma Coelho, Fátima e Paula Fracinete Meira, Herbert Spencer, José R. F. Filho (Zezito), Lourdinha e Leda Mateus, Lúcia Luna, Moema Nóbrega, Neusa Caetano, Rosany Araes, Socorro Acioli e Socorro Pequeno.
Com a colaboração de Lourdinha Vasconcelos (Lourdinha Mateus), através de seus comentários no grupo criado por Cida Galdino (Esperança - terra mãe!) podemos recompor alguns aspectos de suas apresentações da a velha mestra: “O martírio do dever” e “Aos pés da cruz”.
O enredo da primeira peça era o seguinte: o padre (Maria irmã de Dorinha Gomes) foi acusado injustamente por um roubo, mas não poderia revelar porque soube do roubo em confissão de um moribundo. As duas filhas (Lourdinha e Linda) queriam a condenação do religioso, mas desconheciam que o ladrão naquela representação era o próprio pai. O vigário acabou na prisão, mas não revelou o segredo. 
carcereiro era Cilinha de seu Zé Costa. O juiz foi Carminha Cândido (filha de dona Chiu), na promotoria estava Dalvina Ferreira e como advogada (defensora) Lourdes Coêlho. 
No júri simulado onde Paulo (personagem) teria sido condenado por roubo a uma pena de dez anos de cadeia.

Encenação: O mártir do dever
Na foto figura Aristeu é um dos soldados. Os jurados (da direita para a esquerda) são: João Cabelo de Fogo, Paulo de Deus, Fernando Lapada (irmão de Lourdinha), Edmilson, Soni Mendes (filho do prof° Heráclito) e Marcos Celestino (filho de seu Titico). O drama foi encenado no Cine S. Francisco.
A peça “Aos pés da cruz” foi realizada junto com o “Bailado das Flores”, entre os dias 22 e 23 de setembro de 1961, também n cinema de seu Titico.

Bailado das Flores
Bailado das flores, realizado junto com o Certame Aos pés da Cruz nos dias 22 e 23 de Setembro de 1961 ou 1967, está meio borrado. no Cine S. Francisco. Entre os participantes estavam Lourdinha Vasconcelos, Dalmira Ferreira e Herbert Spencer.

Martírio do dever: cena da prisão
A professora Hosana Lopes “Possuía cunho autoritário, mas pertinente à Educação de seu povo” (Livro do Município, p. 46). Esta deixou saudades em julho de 1985, depois de 49 anos dedicados ao magistério. A semente plantada em suas representações desabrochou em outros espetáculos encenados em nosso município.

Rau Ferreira

Fontes:

- BRASIL, Evaldo. Cultura & Arte: síntese de uma estória sem começo nem fim. Manuscrito. s/d. Disponível em: http://evaldobrasil.blogspot.com/. Acesso: 22/12/2008.

- ESPERANÇA, Livro do Município de. Projeto Gincana Cultural/84. Descubra a Paraíba. Ed. Unigraf. João Pessoa/PB: 1985.

- FERREIRA, Rau. Banaboé Cariá: Recortes da Historiografia do Município de Esperança. A União. Esperança/PB: 2016.
- Imagens/texto: Grupo "Esperança - terra mãe". Rede social. Comentários: Maria de Lourdes Vasconcelos. Adm. Cida Galdino.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: