Pré-Seminário N. S. das Graças

By | 15.3.16 Deixe seu comentário
Convite de reabertura do Pré-Seminário/Pascom
Na próxima quarta-feira (17/02/2016), o Seminário Propedêutico “Nossa Senhora das Graças” reabrirá suas portas e convida a comunidade católica para acolhida do reitor paroquial Padre Daniel Linhares.
Trata-se de um processo de formação que tem por objetivo direcionar as vocações ao ingresso no Seminário Maior. Durante o período (em média de um a dois anos), os "propedeutas" amadurecem na dimensão espiritual e recebem acompanhamento pedagógico aliado ao estudo dos dogmas cristãos.
A fundação de um Pré-Seminário em Esperança se deve ao esforço do Padre Palmeira da Rocha (1951/1980). Por volta de 1957, o vigário reuniu alguns estudantes que se destacaram no antigo ginásio diocesano (fundado em 1952) complementando-lhes a preparação religiosa.
Não havia ensino médio no município e quem quisesse avançar nos estudos deveria fazê-lo em outras cidades, a exemplo de Areia e Campina Grande. Para muitos jovens daquela época, o pré-seminário surgia como uma alternativa de vida escolar.
As aulas eram ministradas pelo próprio Padre Palmeira e professores como o Diácono Zé Lyra e Dona Hosana. O Propedêutico funcionava no sistema de semi-internato, os meninos entravam pela manhã e dedicavam parte de seu tempo ao estudo filosófico e cristão, apenas retornando as suas casas á noite depois da missa, para o convívio familiar. 
Eram doze alunos ao todo, alguns de fora do Município e até do Estado. Fizeram parte da primeira turma Antônio de Pádua Torres, Moacir Carneiro, Braz Pimenta e outros.
Em nossas pesquisas não encontramos notícias de alguém que tenha freqüentado este curso e ingressado no Seminário Maior. Contudo, a cidade é um celeiro de vocação religiosa, a exemplo dos Padres Nelson, Gabriel, Antoniel, Severino e muitos outros.
Devemos lembrar ainda o nome do Padre José Assis Pereira Soares (1992/2000) que também ficou responsável pelo Pré-Seminário em Esperança na função de reitor, durante a sua administração paroquial.


Rau Ferreira

Fonte:
- BRASIL, Evaldo. História de Esperança. s/d. Manuscrito. Produção independente/Acervo.
- CAMPINA, Diocese – Carta Circular 001-2015, Nomeação do Pe. Daniel Araújo Linhares como Reitor do Curso Propedêutico. Disponível em: http://diocesedecampinagrande.org/noticiasdiocese/carta-circular-0012015-nomeacoes-e-transferencias/, acesso em 15/03/2016.
- COLATINA, Diocese. Site institucional. http://diocesedecolatina.org.br/tipo_seminario/seminario-propedeutico/, acesso em 15/03/2016.
- FERREIRA, Rau Ferreira. Banaboé Cariá - Recortes da Historiografia do Município de Esperança. 1ª ed. no prelo. Prefácio de Anderson Monteiro Costa. Esperança/PB.
- MEDEIROS, Jailton de. História de Esperança. s/d. Trabalho escolar. Produção do corpo docente.
- PARÓQUIA, Página Oficial. Facebook/Pascom, em 15/03/2016.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: