Pular para o conteúdo principal

Mercês Morais - Miss Paraíba 1960

 


Esperança-PB sempre foi conhecida por ser uma cidade de gente bonita, e moças mais belas ainda. A nossa primeira Miss foi a Srta. Noêmia Rodrigues de Oliveira, vencedora do concurso de beleza realizada no Município em 1934.

Segundo o Dr. João Batista Bastos, Advogado local: “Noêmia era uma mulher de boa presença, vaidosa, elegante e bonita”. Ela era filha de do Sr. Manoel Rodrigues de Oliveira e dona Esther Fernandes.

Entre as beldades, a que mais se destacou foi a Srta. Maria das Mercês Morais, que após eleita em vários concursos na Capital, foi escolhida “Miss Paraíba de 1960”, certame esse promovido pelos Diários Associados:

Maria Morais, que foi eleita Miss Paraíba, depois de um pleito dos mais difíceis, ao qual compareceram várias candidatas do interior. Mercês representa o Clube Astréa, que vem, sucessivamente, levantando o título da mais bela paraibana, e que é, também, o ‘mais querido’ do Estado” (O Jornal-RJ, 29/05/1960).

Mercês Morais, eleita Miss Paraíba 1960, no concurso promovido pelos ‘Diários Emissoras e Televisões Associados’, num patrocínio de Flamerin – uma criação CIAESA – está vivendo os movimentos preliminares inerentes de seu reinado estadual. Ontem Mercês Morais foi recebida no Palácio da Redenção pelo governador José Fernandes de Lima, visitando posteriormente o prefeito Miranda Freire, em seu gabinete de trabalho na Edilidade.

‘Miss Paraíba 1960’ tem sido homenageada pelas inúmeras casas comerciais, com a oferta de vários objetos de uso pessoal, nesssa preliminar de movimentos que poderão elevá-la ao título de Miss Universo no concurso de Long Beach California, nos Estados Unidos” (O Jornal-RJ, 01/06/1960).

Maria das Mercês Morais nasceu em Esperança-PB, no dia 18 de outubro de 1939, filha do casal Severino Ramos de Morais e Maria Nicolau Costa, e irmão do atleta profissional José Morais (Chiclete).

O acirrado concurso aconteceu na capital paraibana, na presença de três mil pessoas, representando a jovem o Clube Astréa, como se vê das notícias, as quais delineiam a formosura da jovem:

Escolhida ‘Miss’ Paraíba de 1960. João Pessoa, 24 – A Srta. Mercês Morais é a nova ‘Miss’ Paraíba. Sua eleição se verifico numa festa a que estiveram presentes cerca de três mil convidados. A ‘Miss’ foi apresentada pelo ‘Astréa Clube’, que, assim, pela terceira vez consecutiva detém o título máximo de beleza neste Estado.

As medidas da srta. Mercês Morais: 1m58 de altura, 94 cm de busto, 59cm de cintura, 93 de quadris, 56 de coxas, 23 de tornozelos. Pesa 55 quilos, tem olhos castanhos e seu manequim é 44. Nasceu em setembro de 1939” (Diário de Notícias-RJ, 25/05/1960).

Naquela oportunidade, disputou o título paraibano com as srtas. Socorro Gonçalves, Else Helga Hofmann, Julita Aranha entre outras beldades. A Comissão Julgadora que elegeu Mercês Morais estava assim constituída: José Pinto Lyra (fotógrafo), Amaury Vasconcelos (advogado/fundador da Academia de Letras de Campina Grande), Hilton Mota (jornalista/fundador da Campina FM), Djalma Gusmão, Miranda Freire (prefeito da Capital) e Heitor Falcão (cronista social).

Eleita “Miss Paraíba”, embarcou para a “Cidade Maravilhosa” (Rio) no dia 08 de junho de 1960, onde representaria o nosso Estado no Concurso de Miss Brasil:

O embarque de Mercês Morais foi muito concorrido, comparecendo a sra. Maria Lima, esposa do dr. Clovis Lima, presidente do ‘Astréa’; sra. Lair Peixoto Guimarães, esposa do sr. Luiz Hugo Guimarães e srta. Wanda Trigueiro, entre outras figuras da sociedade pessoense” (Diário de Pernambuco, 10/06/1960).

Ao concorrer ao Miss Brasil, que aconteceu no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro-RJ, em um dos desfiles, usou vestido chifon azul, chegando a comentar com os repórteres que “A bossa nova já deveria passar a ser novíssima” (O Jornal-RJ, 19/05/1960).

Assim se apresentou Mercês Morais, como ficou conhecida, no concurso brasileiro:

Miss Paraíba: Maria Mercês Morais: vestido de chifon azul, Ciaesa, todo drapeado com cinto largo bordado em rafia e missangas. Luvas brancas, sapato forrado da mesma cor do vestido” (O Jornal-RJ, 12/06/1960).

O Júri Carioca estava assim constituído: Helena Silveira, Lêda Ribeiro, Eunice Modesto Leal, Martha Rocha, Herbert Moses, Leão Veloso, Oscar Santana Maria, Zacharias do Rêgo Monteiro, Carlos Machado, José Amádio e João Calmon (Diário da Noite-RJ, 11-06-1960).

A Revista “O Cruzeiro” chegou a comentar que “Mercês Morais é ‘Miss’ Paraíba, sim senhor. É a feminilidade com sotaque e tudo” (O Cruzeiro-RJ, 11/06/1960).

Com merecido destaque, Mercês Morais retornou à Paraíba, não antes de visitar diversas capitais, representando o nosso Estado, e colhendo os mimos por onde passava:

Retornou a capital ‘Miss Paraíba de 1960, Srta. Maria Mercês Morais, que depois de participar do concurso de Miss Brasil no Maracanãzinho realizou várias viagens a São Paulo, Brasília, Recife. Sem regatear elogios a organização do certame, e ‘ao sonhador tratamento que recebemos na Cidade Maravilhosa’, ‘Miss’ Paraíba estendeu-se em considerações também elogiosas a Brasília, lamentando apenas não ter tido oportunidade de assistir o pôr do sol no planalto ‘que é o hobby na nova capital’. Mercês Morais vai cumprir agora extenso programa de visitas a várias capitais nordestinas” (O Jornal-RJ, 23-07-1960).

Mercês Morais – Miss Paraíba 1960 – casou-se com o Sr. Francisco de Assis Camelo, na Paróquia do Rosário, em João Pessoa-PB, no dia 25 de abril de 1962. Assis Camelo foi Deputado Estadual pelo PDS durante a 10ª Legislatura (1983-1987).

A esperancense ilustre ostentou ainda os títulos de “Miss Boêmios Brasileiros” (1956) e “Miss Astréa” (1960), tendo concorrido ainda ao “Miss João Pessoa”.

 

Rau Ferreira

 

Referências:

- DIÁRIO DA NOITE, Jornal. Edição de 11 de junho. Rio de Janeiro/RJ: 1960.

- DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Jornal. Edição de 25 de maio. Rio de Janeiro/RJ: 1960.

- DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Jornal. Edições de maio e junho. Recife/PE: 1960.

- O CRUZEIRO, Revista. Edição de 11 de junho. Rio de Janeiro/RJ: 1960.

- O JORNAL, Edições de maio à julho. Rio de Janeiro/RJ: 1960.

- O NORTE, Jornal. Edição de abril e maio. João Pessoa/PB: 1956.

- VIDA DOMÉSTICA, Revista. Edição de Maio. Rio de Janeiro/RJ: 1934.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Hino da padroeira de Esperança.

O Padre José da Silva Coutinho (Padre Zé) destacou-se como sendo o “ Pai da pobreza ”, em razão de suas obras sociais desenvolvidas na capital paraibana. Mas além de manter o Instituto São José também compunha e cantava. Aprendeu ainda jovem a tocar piano, flauta e violino, e fundou a Orquestra “Regina Pacis”, da qual era regente. Entre as suas diversas composições encontramos o “ Novenário de Nossa Senhora do Carmo ” e o “ Hino de Nossa Senhora do Bom Conselho ”, padroeira de Esperança, cuja letra reproduzimos a seguir. Rau Ferreira HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO (Padroeira de Esperança) VIRGEM MÃE DOS CARMELITAS, ESCUTAI DA TERRA O BRADO, DESCEI DE DEUS O PERDÃO, QUE EXTINGUA A DOR DO PECADO. DE ESPERANÇA OS OLHOS TERNOS, FITANDO O CÉU CÔR DE ANIL, PEDEM VIDA, PEDEM GLÓRIA, PARA AS GLÓRIAS DO BRASIL! FLOR DA CANDURA, MÃE DE JESUS, TRAZEI-NOS VIDA, TRAZEI-NOS LUZ; SOIS MÃE BENDITA, DESTE TORRÃO; LUZ DE ESPERANÇA, TERNI CLARÃO. MÃE DO CARMO E BOM CONSELHO, GLÓRIA DA TERRA E DOS