Riacho Amarelo

By | 19.5.15 Deixe seu comentário

O Riacho Amarelo é um importante reservatório hidrográfico do Município de Esperança, sua profundidade média é de 5,0 metros. Embora esteja sediado em uma propriedade particular, representa substancial fonte de água. Sua localização georeferencial é 070320,5 S e 355203,6 W.
O terreno pedregoso que existe em volta desta bacia propicia o acúmulo da precipitação pluvial. Em tempos de seca, como os vividos ultimamente no agreste paraibano, a população tende a aproveitar ao máximo as águas desta nascente.
As suas águas têm alto grau de salinidade (salobra), e por tal razão tem se prestado para os mais diversos usos por não ser potável. Alguns usam para o serviço geral da casa (gasto) e serve até para matar a sede dos animais.
No inverno a sua cheia deságua com destino à Alagoa Nova, passando pela zona rural deste município em direção ao Camucá, Caldeirão e Riacho do Boi.
Em épocas remotas, a propriedade pertencia ao Capitão Bento Olímpio Torres. Hoje a necessidade mais premente deste manancial seria o desassoreamento, ou seja, a drenagem para remoção do lodo através da draga (bomba e tubulação de transporte) e aumento de sua profundidade.
O material poderia ser reaproveitado no próprio Riacho Amarelo ou em aterro especializado (Resolução CONAMA n° 344/2004).
Esse ano o riacho secou, não se tendo notícias deste acontecimento no passado.

Rau Ferreira

Referências:
- Diagnóstico do Município de Esperança. CPRM. Ministério das Minas e Energia. Recife/PE: 2005.

- Fotos: Antônio Ferreira Filho, perfil do Facebook.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: