50 anos das irmãs holandesas em Esperança

By | 22.6.11 Deixe seu comentário
Esperança Comemora 50 anos da Chegada das Irmãs de Santo Antonio

Devido a sua relevância histórica achamos por bem republicar este artigo do portal notícias esperancense, parabenizando o seu editor-chefe pelo apanhado histórico e a homenagem devida aos 50 anos de participação religiosa das irmãs em Esperança.

Matéria veiculada no portalne
Texto de Rodolpho Raphael

No último dia 19, Esperança esteve comemorando os 50 anos da chegada das Irmãs de Santo Antonio, hoje representada pela Irmã Luciana (CIFSA) que tem 55 anos de vida religiosa, dedicados, principalmente à Casa de Saúde e Maternidade São Francisco de Assis, em Esperança.
Uma solenidade foi realizada na manhã do último domingo, presidida pelo Bispo Diocesano e com a participação de inúmeras autoridades municipais,bem como padres e freiras vindos da Holanda, homenagearam a irmã holandesa que está no município a mais de 30 anos.
Em Dezembro de 2009 O Portal NE Homenageou A Ir. Luciana com a comenda Fabiana Grangeiro como reconhecimentos e gratidão pelos Trabalhos prestados na cidade de Esperança.
Em janeiro de 1962 chegaram da Holanda, duas novas irmãs: Irmã Carmela e Irmã Bernadete. As irmãs, agora em número de cinco, ficaram a serviço da saúde e da educação do povo. Dia 16 de setembro, chegaram da Holanda Irmã Lúcia, Irmã Everdina e Irmã Redenpta para o serviço social da Paróquia.
Outros acontecimentos importantes na história da fundação das Irmãs de Santo Antônio em Esperança: a primeira missa na capela de Santo Antônio foi dia 15 de setembro de 1963. Dia 27 de novembro, as irmãs deixam a casa em que estavam e passam a residir definitivamente no seu convento, quase concluído.
Devido a Maternidade ainda estar em construção, às atividades em relação à saúde foram realizadas numa das salas da casa paroquial, depois se estendeu ao Areial. A parte educacional (Escola Paroquial) teve início na zona rural. Depois do convento das Irmãs e da capela Santo Antônio, chegou a vez da inauguração da Casa de Saúde e Maternidade S. Francisco de Assis. Segundo os anais da paróquia, isso aconteceu dia 17 de janeiro de 1965.
Além do trabalho no campo da saúde, as Irmãs também assumiram a educação das crianças mais pobres do município, com escolas organizadas em alguns sítios e sobretudo na área urbana. Uma outra data importante na vida da fundação local foi a da instalação do noviciado das Irmãs, dia 8 de dezembro de 1967, com a participação de cinco candidatas à vida religiosa, sendo quatro de Esperança e uma de Bayeux.

Foto e texto Rodolpho Raphael, publicado em 20/06/2011 em: http://portalne.com.br/v1/?p=490#comment-12
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: