Títulos... sinônimo de consciência?

By | 9.7.10 Deixe seu comentário
Por Marinalva Bezerra de Menezes*

Você tem consciência do que seja um “Patrimônio Imaterial”?

No senso comum supõe-se que as pessoas que têm mais estudo e, por conseguinte, títulos, são pessoas que detém conhecimentos, informações, emoções, saberes, sentimentos... consciência. Mas a realidade é que muitos dos que são denominados de intelectuais, simplesmente não compreendem o que há de mais singelo, como seja o termo “Patrimônio Imaterial”. Claro, dentre os que são ignorantes no assunto também temos pessoas que realmente não têm “formação” alguma, o que de certa forma “explica” tal situação. Por isso não se preocupe, ter títulos não lhe capacita a ser uma pessoa de princípios, ter conhecimentos, informações, emoções, saberes, sentimentos... consciência! Claro, a oportunidade de estudar e, adquirir títulos, deve ser dado a todos, para que possamos somar à nossa bagagem e ser uma pessoa melhor; mais humilde, responsável, sensata... consciente!
Mas, voltando ao que significa “Patrimônio Imaterial”, é importante saber que a palavra patrimônio significa herança familiar ou conjunto de bens materiais familiares, os quais são transmitidos de geração em geração, aos seus membros, e que devem ser respeitados e, jamais, devem ser usufruídos ou destruídos sem a devida permissão dos seus proprietários, caso contrário você estará cometendo um crime!
Já o “Patrimônio Imaterial” é aquele patrimônio que não é feito de matéria ou é intangível (que escapa ao tato, que não se pode apalpar, pois se trata de sentimentos). Portanto, é algo que simples títulos, não têm o poder de fazer uma pessoa compreender seu significado, a sua importância. É algo de um valor tal, que não se tem como estipular uma quantia, pois é imensurável.
Sendo assim, tenha você títulos ou não, nunca destrua um patrimônio imaterial, isto também é crime. Calma! Esta missão não é impossível, basta que você tenha BOA ÍNDOLE e que seja consciente.

Forte abraço cultural.

* A autora é professora da rede pública e ativista cultural de nossa cidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário