Ginásio Diocesano: Algumas notas

By | 14.10.15 Deixe seu comentário
O Ginásio Diocesano foi obra do Monsenhor João Honório de Melo com o fim especial de proporcionar à juventude esperancense “uma instrução sólida e educação religiosa, cívica e física”, preparando a mocidade para os grandes e nobres ideais de Deus e da Pátria. Sua pedra fundamental foi lançada em 1945, mas com a transferência do pároco motivada por questões políticas, coube ao jovem padre Manuel Palmeira da Rocha a sua conclusão oito anos depois.
Situado no ponto mais elevado da cidade, contava com salões de aula, dormitórios e áreas para recreio. Segundo uma publicação da época: “Tudo o que a higiene e o conforto exigem para o completo bem estar dos educandos, o Ginásio pode proporcionar, dadas as suas instalações e o clima salubérrimo de que gosa a cidade” (D.O.E., 18/05/1952).
Dispunha o educandário de Primário (seriado em quatro classes), Complementar ou de Admissão (em um ano) e Ginasial (seriado de acordo com o programa oficial do ensino secundário). Os dois primeiros cursos admitiam alunos de ambos os sexos, sendo que as aulas eram ministradas em turnos diferentes.
Para a admissão era necessária certidão de batismo, registro civil, atestado de vacina e de boa conduta, devendo o educando apresentar ainda dois pares de sapatos, um par de chinelos, um guarda chuva, uma bacia e um jarro além de objetos necessários à higiene pessoal. Havia dois uniformes, um para uso diário e outro para os dias festivos, sendo que todo o vestuário deveria ter a marca da escola.
Digno de nota é a expressão contida em seus estatutos: “Para que os educandos aprendam a manter em toda a parte a posição de destaque que lhes impõe a condição de jovens civilizados, a Diretoria exige ainda o asseio e o arranjo da ‘Toilette’”(Em 16/11/1951), pois a higiene pessoal era considerada condição indispensável para a formação intelectual do aluno.
A escola era dirigida pelo Padre Manuel P. da Rocha e secretariada por Severino Torres, participando ainda da administração um conselho fiscal de notáveis da sociedade. O Ginásio Diocesano durante muitos anos foi referência para a educação esperancense, formando a sua primeira turma do Ginasial (atual Ensino Médio) em 10 de dezembro de 1961.


Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: