Inacinha Celestino: Prefeita por um dia (por Marilda Coêlho)

By | 21.4.15 Deixe seu comentário
(*) Por Marilda Coêlho

Inacinha Celestino
Não é de hoje que a mulher esperancense tem mostrado competência nas funções que assumem na sociedade. Observamos que a mesma tem se destacado em vários setores sociais que assumem. Mas, em especial, vamos voltar nosso olhar para uma grande mulher chamada Inácia Celestino (para os amigos Inacinha), que sempre fez parte da história de Esperança, mas que no ano de 1959, época em que a participação feminina em cargos públicos era restrita, ela teve seu dia de prefeita na Prefeitura Municipal de Esperança.
            Isso mesmo, Inacinha Celestino teve uma importante participação na história política de Esperança, pouca gente sabe disso, mas no dia 30 de novembro de 1959 ela assumiu a função de Prefeita Municipal, ocasião em que a mesma assumira o cargo de Secretária da Prefeitura Municipal no decorrer de 4 anos, transmitiu o governo municipal ao prefeito eleito Dr. Arlindo Delgado, pois na época, o prefeito Joaquim Virgulino após a derrota nas urnas, no seu último dia de mandato, não quis ficar no cargo para passá-lo para seu sucessor, ausentou-se da cidade, e como a Câmara Municipal estava em formação, não tendo um vereador constituído e legalizado para assumir tal atribuição, ele (Joaquim Virgulino) passou as atribuições do último dia de se governo para Inacinha, as quais, ela cumpriu com responsabilidade, passou o cargo ao prefeito eleito Dr. Arlindo Delgado, fez o registro desse fato em ata, a qual ela guarda até hoje.

Marilda Coêlho


(*)http://mgculturalpb.blogspot.com.br/2010/11/inacinha-prefeita-por-um-dia.html. Escreve em http://mgculturalpb.blogspot.com.br/2010/11/inacinha-prefeita-por-um-dia.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: