Venerada Mãe do Bom Conselho

By | 19.2.15 Deixe seu comentário
A veneração à imagem da Virgem do Bom Conselho tem origem em um afresco surgido na Albânia durante o Século XIII, mais precisamente na cidade de Scútari.
Toda a pintura encontra-se envolta numa áurea de mistério e milagres. Segundo a tradição, o povo havia construído um santuário para abrigar aquela que lhes concedia graça e conforto espiritual. Mas a gravura foi transladada de sua terra natal após alguns anos sob uma alva e luminosa nuvem, acompanhada por dois soldados albaneses que atônitos e perplexos foram milagrosamente conduzidos até a cidade de Genazzano, onde a gravura se encontra suspensa no ar.
Entre seus inúmeros devotos estão os papas São Pio V, Leão XIII, São Pio X e João Paulo II.
Em nosso município, desde os primórdios a “Madonna del Buon Consiglio” tem sido venerada segundo nos reporta o registro paroquial:

Foi a primeira imagem venerada e entronizada na avenida primitiva, que aqui se levantou graças à piedade e a generosidade dos antepassados desta terra. Assim referem os mais velhos, que ainda hoje vivem, e que foram os elementos plasmadores de Esperança, naquele tempo a aldeia de Banabuié” (Livro Tombo N° 01, pág. 65).

Quando da reforma da fachada da Matriz, na década de 40, a imagem de nossa mãe protetora foi entronizada solenemente pelo vigário com a participação de todos os fiéis que acudiam aquele ato com cânticos e aclamações.
E deste então se encontra neste lugar, como que a abençoar a terra que lhe acolheu no passado, derramando-lhe inúmeras bênçãos, corrigindo e orientando o povo esperancense na sua espiritualidade.

Rau Ferreira

Referência:
- ARAUTOS DO EVANGELHO, Revista. N° 04. Mês de abril. Takano Editora Gráfica Ltda. São Paulo/SP: 2002.
- ARAUTOS DO EVANGELHO, Revista. N° 28, mês de abril. Takano Editora Gráfica Ltda. São Paulo/SP: 2004.
- BUONANNO, Raffaele. Memorie Storiche della Immagine de Maria, SS. Del Buon Consiglio Che si venera in Genezzano. Tipografia dell'Immacolata. 20ª ed. Napoles: 1880.
- ORGIO, Frei Angelo Maria De. Istoriche de Maria Santissima del Buon Consiglio, nela Chiesa de'Padri Agostoniani di Genazzano. Roma: 1748.
- PARÓQUIA, Livro Tombo da. N° 01, pág. 65. Esperança/PB.

- WIKIPÉDIA: N. S. do Bom Conselho. Disponível em http://pt.wikipedia.org
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: