Sol: Tertúlia Acadêmica

By | 19.2.15 Deixe seu comentário
No Rio, Silvino Olavo manteve uma vida social bastante ativa. Era convidado para jantares e festas, e participava de algumas agremiações. Era o presidente da delegação parahybana de futebol, e também freqüentava a Academia de Letras e Ciência integrada por nomes de peso, como Sergio Buarque de Holanda e Afonso Arinos.
 Na “Tertúlia Acadêmica” – sociedade litero-científica que se reunia no Instituto Nacional de Música, e que tinha sede social na rua Rodrigues Silva – recebia os estudantes dos Estados, oferecendo-lhe as boas-vindas dos acadêmicos. Além de SOL, participavam Caetano Galhardo, João Celso, Mauricéa Filho e Coelho de Almeida.
Nas palavras do presidente, a “Tertúlia” foi a “Semente lançada por meia dúzia de mãos felizmente em campo fértil, e que em breve rebentará humilde e tenra, para logo crescer a árvore e estender os ramos, tornar-se frondosa e opulentar-se de frutos, um dos quais era o livro de versos do sr. Silvino Olavo”.
Em maio de 1923, a agremiação realizou uma sessão solene em homenagem ao ilustre Rui Barbosa, usando da palavra o vate esperancense para exaltar a “obra jurídica, literária e política do grande brasileiro” (Jornal do Brasil: 13/05/1923). Na reunião de setembro foi em homenagem a SOL, que por ocasião do encontro apresentou o seu livro de versos (Cysnes) a ser publicado em breve.
O órgão também realizava soirée dançantes, cursos e congressos, notadamente aquelas realizadas em 1924, a exemplo dos encontros no Centro Pernambucano, o curso de esperanto, o congresso dos estudantes de medicina e os recitais poéticos, sobressaindo o nosso poeta em todas as apresentações.

Rau Ferreira

Referência:
- A RUA, Jornal. Edição n° 81, Ano XI. Quinta-feira, 26 de junho. Rio de Janeiro/RJ: 1924.
- GAZETA DE NOTÍCIAS, Jornal. Edição n° 164, Ano XLIX. Sexta-feira, 27 de junho. Rio de Janeiro/RJ: 1924.

- DO BRASIL, Jornal. Edição n° 228, Ano XXXIII. Domingo, 23 de setembro. Rio de Janeiro/RJ: 1923.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: