Sol: representação teatral

By | 4.2.15 Deixe seu comentário

Poucos sabem, mas quando aluno do Colégio Pio X, em João Pessoa, o nosso poeta Silvino Olavo participou de diversas representações teatrais. Na época, era comum, principalmente em escola de padres, fomentar a arte cênica, que aparecia não só como uma atividade extra-curricular, mas também ajudava ao corpo discente a desenvolver suas habilidades, em especial a retórica.
Assim é que vemos SOL representando “Sherlock Homes”, peça policial em cinco atos, juntamente com os alunos Oscar de Oliveira, Oscar Neiva e Odon Bezerra. E ainda a comédia “Barbeiro em apuros”, com os amigos Oscar de Castro, Francisco Cícero, Odon Bezerra, Antônio Pinto, Heleno Henriques, J. Muniz, Valdemar Guedes, Ronil Guedes, Osvaldo Trigueiro e Ranulfo França.
Interessante registrar o “jornal falado” a Arcádia, cuja representação aconteceu no encerramento do ano letivo com participação de Silvino Olavo, Osvaldo Trigueiro, Heleno Henriques, João Cordeiro, Américo Maia, José Pinto, José Mariz e Álvaro Alvarenga. Enquanto que o sub-diácono José Coutinho, executava belos trechos de música ao piano.
Muitos dos nomes aqui citados, como podemos perceber, foram destacadas personalidades paraibanas.


Rau Ferreira


Referência:
- FERREIRA, Rau. Silvino Olavo. Epgraf. Esperança/PB: 2010.

- LIMA, Francisco. D. Adauto: subsídios biográficos. Vol. II. Imp. Official: 1958.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: