Marquinhos na III Conapir, por Evaldo Brasil

By | 22.2.15 Deixe seu comentário
Marquinhos Pintor representará Esperança na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Por Evaldo Brasil*

O artista e ativista cultural Antonio Marcos Viturino de Souza representará Esperança e a Paraíba na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir, que ocorrerá entre 05 e sete de novembro deste ano, em Brasília. Pelo segmento Cultura, Marquinhos Pintor, como assina seus trabalhos, disputou a vaga na sua área de atuação e teve seu nome referendado no final da tarde do sábado, 24, quando do encerramento do certame estadual – III Coepir.
A Conapir é mais uma conferência que ocorre a cada biênio, caracterizando a marca das últimas gestões do Governo Federal em consolidar espaços para a participação popular na condução dos destinos do povo brasileiro. Esperança, por sua vez, realizou a primeira Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial – Comupir em julho, 16. (Leia abaixo)
Na Comupir, 04 delegados representantes de negros e povos de terreiro e 03, do governo municipal foram referendados para defender na III Coepir, propostas para, combinadas e aprovadas neste evento, seguirem às discussões na III Conapir, para alimentarem o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir.
A delegação da Paraíba contará com 17 membros das esferas governamentais e 28 representantes dos segmentos sociais alvos das políticas de promoção da igualdade racial. Os representantes de Esperança, reconhecendo seus primeiros passos, negociaram a ida de pelo menos um dos representantes de cada município no evento estadual para o nacional.

SOBRE A PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - COMUPIR
Vivi na segunda, 16 de julho de 2013, pela primeira vez, a Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial – Comupir. Apesar de estar numa fase mais realista que “ideologista”, não posso deixar de registrar minha satisfação. Esperança, por força das pendengas eleitorais perdeu o prazo para realizar a conferência das Cidades, mas o fez, como fez outras, como a de Assistência Social, na sexta, 19.
Essas experiências vêm se consolidando a cada ano. Inauguradas na Gestão Lula, elas vêm estabelecendo marcos regulatórios; vem sensibilizando gestores e estimulando a participação popular. Ponto. Na esfera Federal, representação da sociedade civil, com a força de terem nos seus nomes ou siglas o Nacional, Geral, Federativo, Central etc. têm-se exercido com mais intensidade o que se espera para um futuro, nas esferas Estadual e Municipal.
Representantes dos povos de terreiros (dois), da juventude, das mulheres e de gerações, viveram uma tarde de discussões em torno da temática, regadas a comida típica e apresentações artísticas do PETI e do Grupo Cultural Quero Mais. Dentre as propostas em compilação, estímulo a grupos de trabalho ou fóruns autônomos e departamentos municipais dedicados à promoção da igualdade racial via cultura, escola e setores de saúde.
Veja mais em:
http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/08/joao-pessoa-sedia-iii-conferencia-estadual-de-promocao-da-igualdade-racial-na-quinta-feira
http://www.calameo.com/read/002574611fb98b39543fc
http://www.grupoculturalqueromais.blogspot.com.br

by Evaldo Brasil


(*) Fonte: http://evaldobrasil.blogspot.com.br, acesso em 25/08/2013.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: