Banabuyé: 1888

By | 18.2.15 Deixe seu comentário
Uma das referências mais antigas que encontramos acerca da nossa BANABUYÉ está no Diccionario Geographico do Brasil para o ano de 1888, nestes termos:

Banabuihé ou Banabuyé. Pov. da Província da Parahyba do Norte, no termo de Alagoa Nova, com 1 esch. publ. de inst. prim., creada pela Lei Prov. n° 339 de 27 de Novembro de 1869. Ahi nasce o Riachão, que, depois de separar o mun. de Alagoa Nova do de Arêa, vai desaguar no Mamanguape. Fica a 12 kils. ao NO. de Alagoa Nova. Possue uma feira concorrida e uma capela”

Com efeito, havia aqui naquele tempo uma cadeira de instrução primária do sexo masculino. O Riachão era um importante afluente do Mamanguape, citado pelos principais livros cartográficos da época, tendo sua nascente em nosso território. A capela citada no texto, havia sido construída em 1860; e a feira “concorrida” foi uma dos principais fomentadores para o crescimento da vila.


Rau Ferreira

Referência:

- PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o Diccionario Geographico do Brasil. Vol. III. Typ. de G. Leuzinger & Filhos, rua do Ouvidor 31. Rio de Janeiro/RJ: 1888.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: