Sol na imprensa carioca

By | 5.1.15 Deixe seu comentário
Reportagem especial

Concluído o ginasial, Silvino Olavo submete-se ao concurso vestibular, logrando êxito para o curso de bacharelado em ciências jurídicas. Parte, então, para o Rio, hospedando-se na pensão do casal Zuchi, na rua da Carioca, nº. 30. Para ajudar nas suas despesas atua como revisor de jornais e trabalha nos Correios e Telégrafos.
Inicia-se, portanto, em 1920, a sua escalada literária.
No Rio publica em jornais, revistas e folhetins, que lhe dão certa notoriedade, como ele próprio confessou: “lutara lá pela vida, pela conquista de uma carta de advogado e pela publicação de alguns poemas tradicionalistas”.
Destacamos aqui as suas principais atuações nos periódicos cariocas:

A Crítica – revista dirigida por Franco Vaz, que funcionava na rua do Ouvidor. Eram seus redatores: Silvino Olavo e Arnaldo Borges, sendo gerente Cícero Vaz.

Dário Carioca – Redator-chefe Salles Filho e diretor-tesoureiro A. Ferreira Botelho, funcionando na rua da Guanabara, nº. 05. Neste jornal, SOL imprimiu o importante artigo AS RAZÕES DO NEGO PARAHYBANO, resumindo com precisão a ideologia do governo João Pessoa perante a Assembléia Legislativa.

Brasil Social – Magazine carioca dirigido por P. A. Soares e que contava com o seguinte corpo de redatores: Olegario Mariano, Agrippino Grieco e Leão de Vasconcelos. Neste, entre outros, publicou “Mocidade e idealismo” e “Felicidade”.

Fon-fon – Surgida em 1907, tinha como idealizador Gonzaga Duque e ilustradores Nair de Tefé, J. Carlos, Raul Pedeneiras, contando, ainda, com a colaboração de Di Cavalcanti. Nesta revista, o vate foi chamado pela primeira vez de “o poeta dos cysnes”.

Gazeta de Notícias – diário carioca onde o vate publicou um importante artigo sobre o “Folklore” brasileiro.

Ideia Ilustrada – revista quinzenal ilustrada com “photographias”, tendo por colaboradores: Silvino Olavo, Oswaldo Orico, Peregrino Júnior, Teixeira Soares, Ribeiro Couto, Jacques Raimundo e Lincoln de Souza.

O Mundo Literário – semanário de literatura nacional e estrangeira da Livraria Leite Ribeiro, sob a direção de Pereira da Silva, Théo-Filho e Agrippino Grieco

Nação Brasileira – revista mensal de propriedade de Alfredo Horcades, com artigos de fundo e crônicas de Silvino Olavo, Heitor Alves, Célio Lyra e outros articulistas.

A Época – revista dos estudantes da Faculdade de Direito do Rio, dirigida por Oscar Saraiva, com redação literária de Silvino Olavo e participações de Pedro Teixeira, Rivadavia Corrêa, Luiz de Lyra Tavares, José Schettino e João Coelho Branco.
Eis aqui um breve apanhado das participações de SOL na imprensa carioca.

Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: