Sol: Revista da Cidade

By | 8.12.14 Deixe seu comentário
Quando Luiz do Nascimento escreveu a “História da Imprensa de Pernambuco” citou em diversas publicações que circularam naquele Estado às participações de Silvino Olavo. Todavia, esquecera da importante “Revista da Cidade” onde o nosso poeta encetou diversas peças, inclusive poesias inéditas.
A “Revista da Cidade” editada semanalmente no Recife pertencia a Empresa Gráfica-editora Morais, Rodrigues & Cia (depois S/A Revista da Cidade). O número 1 surgiu em 29 de maio de 1926, ao custo de 600 rs e 25$000 a assinatura anual. A oficina gráfica funcionava na rua do Imperador Pedro II, n° 207.
Especializada em matérias sociais, culturais e estéticas da cidade do Recife, constitui preciosa fonte iconográfica do Recife e de sua época. Entre os seus objetivos, destacava-se “procurar sempre exceder-se pelo apuro, cada vez mais esforçado, das suas linhas intellectuaes, pela actualização constante dos processos technicos de sua feição material, de sorte que ella venha a ser considerada, com a mais justa e desvanecedora propriedade, a revista da cidade, a revista que o Recife merece e nós desejamos dar-lhe o melhor”.
Ao longo de seus quatro anos de existência, somou um grande número de colaboradores, além de SOL, tais como Estevão Pinto, Eudes Barros, Manuel Bandeira, Mauro Mota, Mário Melo, Olegário Mariano, Perillo D’Oliveira e Waldemar Valente. Todavia, as duas figuras mais presentes nesta revista eram José Penante – que por várias vezes assinou o editorial – e Austro-Costa que além de poeta, era revisor, reporte e cronista.

Rau Ferreira

Referência:
- NASCIMENTO, Luiz do. História da Imprensa de Pernambuco (1821-1954). Vol. VII, VIII e IX. Periódicos do Recife: 1901-1915. Recife/PE. Ed. Universitária: 1975.

- Revista da Cidade. Ed. Empresa Gráfica-editora Morais, Rodrigues & Cia. Recife/PE: 1926/1929.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: