Pular para o conteúdo principal

1943: Inauguração solene da fachada da Matriz



A
 reportagem a seguir foi retirada do Jornal “AUnião” e registra um fato importante da nossa história. Como sabemos,antigamente existia no lugar da igreja uma capela com duas torres cujo frentãofoi derrubado para dar lugar a uma igreja de uma única torre. O responsável poressa mudança sensível foi o Padre João Honório (1937/1951).
A matéria diz respeito ao atosolene de inauguração e funcionamento do carrilhão da Igreja Matriz, daParóquia do Bom Conselho.

Matéria de Jornal e aspecto da Igreja em 1946

DE ESPERANÇA
Inaugurada a fachada da Matriz de N. S. do Bom Conselho – O Arcebispo D.Moisés presidiu às solenidades religiosas – Começou a funcionar o carrilhão daMatriz.

ESPERANÇA, 04– (Do Correspondente) – Esta cidade recebeu ontem, com grandes festas D. MoisésCoêlho, Arcebispo da Paraíba. A visita de S. Excia. Revdma. foi motivada pelainauguração da fachada da Matriz e do carrilhão instalado na torre.
A chegada doSr. Arcebispo verificou-se no dia 2, às 17 horas.
Em nome daParóquia saudou D. Moisés Coêlho o con. Severino Torres que exprimiu o júbiloda alma católica esperancense ao receber o venerando chefe da igreja.
No dia 3, às 6e 30, realizou-se a Páscoa dos escolares.
Às 9 horas foicelebrada solene missa campal, sendo celebrante o cônego João Borges, tendo amesma a assistência de D. Moisés Coêlho.
Às 10 e 30seguiram-se as homenagens das associações religiosas e civis da cidade, sendoD. Moisés saudado no Salão Pio XI por parte das Associações religiosas pelo Sr.Sebastião Nascimento e professora Donatila Mélo.
Às 12 horasfoi oferecido um almoço na Casa Paroquial ao Arcebispo D. Moisés, sacerdotes eautoridades.
Às 13 e 30 foiD. Moisés recepcionado pelo Governo do Município no salão nobre da Prefeitura,saudando-o o Dr. Ademar Lafayette, Juiz de Direito da Comarca.
Às 15 e 30 foio Sr. Arcebispo carinhosamente recepcionado pelos escolares esperancenses nogrupo escolar “Irineu Joffily”, falando o professor Luiz Alexandrino, seudiretor, em nome do corpo docente.
Às 16 e 30inaugurou D. Moisés os trabalhos da Matriz e o relógio, dando por ocasião, doalto da torre, solene benção episcopal.
Às 19 e 30recebeu ainda o Arcebispo D. Moisés, a homenagem do “Esperança Clube” e dasclasses conservadoras, falando, respectivamente, os Srs. Clodomiro Albuquerquee Teotônio Rocha.
Abrilhantou asolenidade a Banda de Música de Areia (A União)”.

O Coronel Elysio Sobreira foi umgrande fomentador dessas mudanças havidas na fachada da Matiz. Foi dele ainiciativa de se abrir uma conta na Caixa Operária do Estado para a aquisiçãodo relógio da Igreja, ainda no ano de 1931.
Ostrabalhos tiveram início no dia 08 de novembro de 1939, retirando as antigastorres e deixando apenas uma central, com aproximadamente 14 metros. Na parteinterna, foram feitos “consertos no forro de toda a nave e corredores, limpezae pintura geral e nova instalação elétrica” (Livro Tombo I: 03/02/40).

Rau Ferreira

Fonte:
-        A UNIÃO, Jornal. Órgão oficial do Estado da Paraíba. 28de junho. João Pessoa/PB: 1931;
-        A UNIÃO, Jornal. Órgão oficial do Estado da Paraíba. 13de junho. João Pessoa/PB: 1943;
-        CENTENÁRIO, Revista. Paróquia do Bom Conselho. Ed.Jacinto Barbosa. Esperança/PB: 2008;
-        PARÓQUIA, Livro Tombo I. Págs. 03/02 à 14/04/1940.Paróquia de Esperança: 1940;
-        Site da Paróquia, disponível em http://www.paroquianossasenhoradobomconselho.org.

Comentários

  1. Muito feliz com a matéria que fecha o ciclo da reforma "sensível".
    Donatila Mélo me parece ser a professora pioneira no teatro em Esperança. Estive com ela em João Pessoa, há alguns anos. Lúcida, apenas a audição lhe dificultava a boa relação com as pessoas. Matias Grageiro teria sido aluno dela. Que tal publicar algo sobre ela?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Anselmo Costa

O Pod.: Ir.: Anselmo Costa é filho do ilustre desportista José Ramalho da Costa e d. Maria da Guia Costa. Casado com a Sra. Meire Lúcia de Faria Costa, tem três filhos (Rodolfo, Renê e Rainer) e dois netos gêmeos (Guilherme e Gustavo). Nasceu em Esperança no dia 08 de Fevereiro de 1950 e se dedicou ao ramo de Clínica Odontológica em Brasília/DF, onde reside desde 1976. Na maçonaria, teve sua iniciação junto a ARLS Mutirão Nº 11 – GLMDF - em 13 de dezembro de 1986, sendo elevado em 9 de outubro do ano seguinte e exaltado em 17 de junho de 1988. Sua instalação ocorreu em 19 de maio de 2000, tendo exercido o cargo de V.'. M.'. daquela oficina por duas vezes, no período de 2000/2001 e 2009/2011. É membro do S.C.G.33 do R.E.A.A. DA M.R.F.B,.desde 1993, e da Academia Paraibana de Letras Maçônicas, tendo atuado como Juiz do Conselho de Justiça do GLMDF (2002/2005) Idealizou e fundou o Capítulo Mutirão Social Nº 775 da Ordem DeMolay.Or.'. do Guará-DF e Associação Brasil

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................