Esperança: riquezas naturais e arqueológicas

By | 16.11.10 Deixe seu comentário
A cidade de Esperança reserva muitos mistérios que permanecem escondidos na sua história. Falo aqui das riquezas naturais nunca antes exploradas; dos registros pré-históricos observados por pesquisadores em Lagoa de Pedra e Caldeirão. E das descobertas do Pintado e em Pedra Pintada (1993). A própria sede deste município revelou ossadas de uma preguiça gigante em 1997.
Não tão distante daqui, entre as cidades de Montadas, Areial e Esperança exite a lendária “Lagoa Salgada”, de onde igualmente provém material arqueológico. Há quem diga a região era ocupada por árvores gigantescas e diversos reservatórios de água, propícios a existência de animais da Era paleozóica.
Da Lagoa de Pedra, palco de entrevero entre os cangaceiros em 1910, com seus inselbergs cuja vegetação vem sendo estudada ao longo dos anos, foram retirados ossos de Mastodonte.
Os achados datam de 1969, quando alguns trabalhadores quebravam pedras nas proximidades de um “tanque”. A maioria porém foi esfacelada pelas picaretadas, tendo-se aproveitado em perfeito estado apenas um maxilar inferior, que depois foi levado para o Palácio do Governo. Outros porém foram desviados e expostos à exibição pública em locais inapropriados, como bares e lojas comerciais.
Pesquisadores como Luciano Jacques e J. C. Branner sugerem que esses animais tenha morrido afogados ou de fome, por não poderem sair dos tanques, cujas paredes são ingremes. A hipótese de Branner atribuiria implicitamente para aquela época condições topográficas e climáticas favoráveis.
Na época houve um movimento de preservação deste material, tendo os interessados solicitados aos Prefeitos que fosse dado aviso de qualquer nova descoberta, contudo esta informação sempre chegou tardiamente.

Rau Ferreira

Fonte:
-         CLEROT, Leon Francisco R. 30 [i. e. Trinta] anos na Paraíba: memórias corográficas e outras memórias. Editora Pongetti: 1969, p. 22;
-         SANTOS, Valer Araújo dos. S. Sebastião de Lagoa de Roça - Anotações para a sua história. Ed. Gráfica Fabrício: 2001, p. 178/179;
-         Livro do Município de Esperança, Ed. Unigraf: 1985, p. 35;
-         Site da Prefeitura de Montadas, pontos turisticos: www.montadas.pb.gov.br,
-         Site www.paraibaonline: A cidade encantada de Lagoa Salgada, por Josemir Camilo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: