Pular para o conteúdo principal

O Centenário de Cysnes

 


Este ano (2024) se comemora o centenário da publicação de “Cysnes”, primeira obra poética de Silvino Olavo da Costa. O maior representante do Simbolismo paraibano, nasceu em Esperança em 27 de julho de 1897. Era filho do Coronel Manoel Joaquim Cândido e dona Josefa Martins Costa.

Na juventude, Silvino sofrera um grande golpe do destino: se apaixonou por uma bela moça, filha de um comerciante esperancense. O romance não fora bem aceito pela mãe do poeta, e por outro lado, o seu pai queria que o rapaz seguisse seus passos. A conjugação dessas duas vontades não poderia resultar noutra coisa senão a fuga do lar.

Ex Libris do autor, o compêndio poético abre com uma frase de Alves de Souza (1884/1922): “O sofrimento é a grande serenidade...” e uma citação de Georges Rodenbach (1855/1898):

Guilandes de la glrie, ah! vaines, toujours vaines!

Mais c’est triste pourtant quando n avait rêvé,

De ne pas trop perir et d’etre um peu sauvé

Et de laisser de soi dans les barques humaines”.

Foi ele a gota d'água que produziu a tempestade no copo...”, assim escreveu o vate à Guilherme de Almeida.

Impresso pela Empresa Brasil Editora, o livro possui 167 produções distribuídas sobre esta epígrafe, assim dividido: Cysnes Fluctuantes – dedicado à Pereira da Silva de quem dizia “meu irmão mais velho na mesma Dor estética”; Cysnes Amorosos, e Cysnes Agonizantes, capítulo ofertado à Murilo Araújo, que para ele era “o mágico do ritmo”.

Os “Cysnes Amorosos” – como o próprio nome o diz – têm o desenho de dois cisnes entrelaçados, se amando na mansidão do lago. As “Plumas” são plumas mesmo, e simbolizam uma pequena parte deste ser circunspecto e romântico que nomeia o seu livro de estreia.

Em “Cysnes Agonizantes” temos a figura de dois cisnes com as cabeças voltadas para o dorso, se contorcendo de uma dor que mais parece espiritual do que física, de um amor não correspondido quiçá. Assim escreve Silvino os versos de “Longe da Vida”, “Oração do Amor e da Morte”, “Ícaro” e tantos outros que denotam essa condição peculiar do autor.

A ilustração ficou por conta de Angelus, o pintor que idealizou o salão dos poetas em 1924, concebeu a capa do livro e interpretou através de seus desenhos a fina estética do autor.

A obra foi bastante aclamada pela crítica da época. Entre eles, apenas para citar: Climério da Fonseca, Tostes Malta, Garcia de Rezende, Osório Duque de Estrada, Adelino Magalhães, Agripino Grieco, Rocha Pombo, Haroldo Daltro, Murilo Araújo, Samuel Duarte e Nosor Sanches.

O último poema, dedica-o ao amigo Dr. João Suassuna, que governou a Parahyba (1924-1928), que reproduzimos a seguir:

ÍCARO!

Ao clarão da Esperança, em minh’alma noviça,

minha ilusão briou como um solar de rei;

corri, na asa do Sonho, ardente de cobiça,

para a conquista ideal de tudo que sonhei.

 

Que troféu de vitória, a fim, trago da liça

onde – de cruz ao peito e espada à mão – lutei?

- Apenas abroquelo o guante da injustiça

que entre os homens colhi pelo bem que esbanjei.

 

Ah! Ícaro rolando ao vale dos tormentos –

se a tua asa de sonho era assim quebradiça,

por que te arremessaste em voo aos firmamentos?

 

Antes um Cysne fosse! – um cysne de olhos magos;

Nadando, ao lado de outro, em languida preguiça,

na serena quietude estática dos lagos!

A primeira notícia que se tem do livro foi publicada pelo jornal “Correio da Manhã”, na então capital federal (Rio), em 16 de abril de 1924. O periódico carioca registra que o autor reuniu sob o título de “Cysnes” os seus primeiros versos:

que denotam a par de uma forma cuidadosa, uma originalidade de feitura, pouco comum nos trovadores que terçam as suas primeiras armas.

Do autor de ‘Cysnes’, que é moço, podem as nossas letras esperar relevantes serviços”.

Porém, desde o ano anterior já se publicava alguns poemas, talvez preparando o ambiente para a sua chegada.

Na Paraíba, é A União quem nos apresenta os “Cysnes” e seu autor como sendo um “jovem advogado paraibano e homem de letras dos mais ilustres da moderna geração, que vive na capital do país, assentado destemerosamente os arraiais da sua profissão”, acentuando lhe:

“[...] versos de espiritualidade de beleza, nos quais o autor já insigne, pela autoridade e refulgência do seu nome, desdobra as bizarras e originalidades da sua estética. [...]. É um grande emotivo, que sabe enquadrar no rigorismo parnasiano os éstos e as delicadezas da sua inspiração” (A União: 22/05/1924).

Por essa mesma época, Adamastor Lima, ao escrever para a revista “Ilustração Moderna”, tece a sua crítica literária de “Cysnes”, expondo a “revelação genuína” do “mavioso poeta paraibano”:

“[...] É que Silvino, como bem poucos, ama a sua terra, a sua gente e vibra com ela nas grandes dores que a golpeiam. [...]. Sofre e no sofrimento encontra serenidade, serenidade de águas tranquilas, que escondem formidáveis lutas no amago da terra, o que se não confunde com a estagnação – onde os ideais apodrecem... [...]. Silvino vive sob a saudade da terra querida e distante, da terra onde se encontram seu Cérebro e seu Coração”.

Embora a revista só tenha sido publicada em 05 de julho de 1924, o articulista escreve com data de 27 de abril daquele ano, bem próximo a data do lançamento de “Cysnes”.

Agripino Grieco, grande crítico nacional, também analisa a obra, tecendo as seguintes considerações:

“[...] o sr. Silvino Olavo (“Cysnes”) é digno de leitura. Poucos artistas da sua geração estrearam do modo tão brilhante. Com o fio das suas lembranças, tece ele lindas narrações romanescas. Descrevendo a paisagem, não é um simples imitador, mas um feliz intérprete da natureza. Tradando do amor, não desce nunca à abdicação moral, através de um carnalismo vermelho. Há probidade na sua inteligência e sua alma de sertanejo saberá sempre evitar a deformação de sentimentos tão comum nas grandes cidades. Esse poeta honesto e sóbrio não tem fome de aplausos e bem sabe que basta a autoria de um belo verso para consolar-nos de tudo” (O Jornal. Ano VI, Nº 1.809).

Também Nossor Sanches, assim se expressa:

Cada verso é um cysne que vai cantar. Cada poema um plácido lago onde vagam, tristes e românticos, os cysnes do Amor, da Ilusão, do Sofrimento, da Agonia... Cysnes que não cantam, mas choram...

Num enlevamento terno e sentimental, Silvino Olavo, a par de uma filosofia triste, engasta nos seus poemas a pérola da saudade dolorosa.

Versos cheios de profunda melancolia, encerram toda uma história amorosa, que brilhou como estrelas no Passado, e agora é apenas a mansuetude de uma alameda, onde um lago, eternamente olhando o céu, estático, oferece ao mesmo céu o ‘peplum’ de arminho e seda de um cysne muito branco e muito triste. [...]. Esteta da Beleza, de uma sensibilidade comovida, Silvino Olavo é o trovador das horas de nostalgia, quando os cysnes vão empalidecendo, vão desaparecendo... É o sonhador que ama, venerando o seu Amor no altar da suprema Beleza, emaranhado na teia muito alva da Felicidade, entre luzes de estrelas em delíquios...” (A Rua-RJ, 26-05-1924).

E completa Terra de Sena: “O sr. Silvino Olavo possui igualmente aquilo que os bons poetas não dispensam: sensibilidade” (D. Quixote-RJ, Ano VIII, nº 371).

Dentre os muitos que analisaram-lhe a obra, no seu nascedouro, poderíamos ainda citar: Hugo Auler, Cláudio Manoel Carvalho, Alexandre Passos, Garcia Rezende, Osório Duque Estrada, Hermes Fontes, A. J. Pereira da Silva, José Vieira, Oscar Lopes, Adelino Magalhães, Henrique Pongentti, Climério da Fonseca, Rocha Pombo, Rodrigo Otávio, Rodrigues Carvalho, Murilo Araújo, Haroldo Daltro, Pádua de Almeida, João da Mata, Samuel Duarte, Eudes Barros, Rubey Vanderley, Perillo Doliveira, Oris Fernandes Barbosa e Antônio Fasanaro.

E ainda os periódicos: Gazeta de Notícias, Correio da Manhã, O Brasil, A Nação, Estado do Rio, Fon-Fon, Para Todos, Frou-Frou, A Esphera, Ideia Ilustrada, Revista Phoenix, Brasil Social, Revista Souza Cruz e a Gazeta.

Alguns livros foram dedicados carinhosamente, o primeiro do qual temos conhecimento, é aquele dedicado aos pais (Cérebro e Coração), mas há também dedicatórias a Rivadávia Correa, Maria Alexandrina, Abner Mourão, Santos Neto e Murilo Araújo.

O livro ainda tem uma série de dedicações em particular a amigos, poetas e intelectuais. No fim da obra surge o inusitado: dois cisnes se encontram defronte a um lírio e formam um belíssimo coração. Aquele amor inconciliável da juventude encontra uma seara possível: o lago dos versos, onde podem enfim repousar todo o sentimento.

Rau Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Hino da padroeira de Esperança.

O Padre José da Silva Coutinho (Padre Zé) destacou-se como sendo o “ Pai da pobreza ”, em razão de suas obras sociais desenvolvidas na capital paraibana. Mas além de manter o Instituto São José também compunha e cantava. Aprendeu ainda jovem a tocar piano, flauta e violino, e fundou a Orquestra “Regina Pacis”, da qual era regente. Entre as suas diversas composições encontramos o “ Novenário de Nossa Senhora do Carmo ” e o “ Hino de Nossa Senhora do Bom Conselho ”, padroeira de Esperança, cuja letra reproduzimos a seguir. Rau Ferreira HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO (Padroeira de Esperança) VIRGEM MÃE DOS CARMELITAS, ESCUTAI DA TERRA O BRADO, DESCEI DE DEUS O PERDÃO, QUE EXTINGUA A DOR DO PECADO. DE ESPERANÇA OS OLHOS TERNOS, FITANDO O CÉU CÔR DE ANIL, PEDEM VIDA, PEDEM GLÓRIA, PARA AS GLÓRIAS DO BRASIL! FLOR DA CANDURA, MÃE DE JESUS, TRAZEI-NOS VIDA, TRAZEI-NOS LUZ; SOIS MÃE BENDITA, DESTE TORRÃO; LUZ DE ESPERANÇA, TERNI CLARÃO. MÃE DO CARMO E BOM CONSELHO, GLÓRIA DA TERRA E DOS