Pular para o conteúdo principal

Esperança, cidade admirável (por Cristino Pimentel)

 


Extraímos do jornal “O Norte” um texto de Cristino Pimentel, que era cunhado de Epaminondas Câmara, por ocasião de uma de suas visitas ao Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” em Esperança-PB, na data de finados ao túmulo da família. Na oportunidade, também comenta sobre a festa da padroeira que à época era bem frequentada em nosso município.

Vejamos a impressão do escritor campinense, com o título de “Esperança, cidade admirável”:

“Quando dei a publicidade uma crônica sobre a alegre cidade de Esperança, tive que me reportar ao estado desolador do seu cemiteriozinho, - ainda com aspecto de “quadrado” de vila atrasada – e sugeri que o Prefeito dali devia, pelo menos, erguer o cruzeiro santo que o tempo impiedoso roeu e o deitou por terra, estando os pedaços da madeira apodrecida servindo de entulho na aléa principal. O meu grito amigo não foi ouvido, e parece-me que estou a escutar a censura ao gesto: “enxerido, tu tens nada que ver com a casa alheia, quando na tua o Prefeito tem medo e também não cuida do cemitério!...”. Sim, sou enxerido, por que quero bem a Esperança; o coração que vive comigo nasceu lá...

Nos mortos queridos, guardados em ricos ou pobres túmulos, temos, na terra, um motivo de saudade que nos induz a lembra-los sempre, e lá no céu onde reina a bem-aventurança – assim é a nossa crença – depositamos as nossas esperanças, e, por isso, fazemos preces, ao deitar, e no dia de visita religiosa quando chega Novembro.

Esperança, não deve se apresentar somente como a cidade das festas cheia de alacridade, das festas lindas, onde os corações jovens se enchem de sonhos e os homens quarentões e as mulheres balzaquianas se vestem de entusiasmo e graça non pavilhão de homenagem a Virgem do Bom Conselho, não. Deve mostrar também zelosa das suas tradições, dos seus antepassados e ter em conta a alegria natural que sente todo aquele que cruza as suas ruas cheias de sol ou para no ponto central dos ônibus, para tomar um refresco no pavilhãozinho da praça ao lado do templo católico.

Sentem prazer as pessoas que vão a aprazível cidadezinha de Esperança. A negócio ou a passeio. Em tempo de seca ou de inverno. O seu clima, entre o frio e o calor, produz um sono calmo. E o ar do povo, a jovialidade da sua moçada cheia de gracilidade, ativa o espírito de quem vai ali em busca de impressões. Tem uma população de oito mil almas que vive satisfeita e feliz, acredito, por que o seu Deus construiu no seu seio o “Templo da Alegria”. Tem um comércio bem desenvolvido e florescente. Boas lojas de tecidos, sofríveis casas de ferragens, de estiva, de miudezas, de materiais para automóveis de rádios; cafés bem frequentados e um cinema que reclama um melhoramento ao par da sua civilização. É o empório, no brejo, da cultura da batatinha, da cebola, do feijão, do alho, produtos que suas terras dão bonitos e em grande quantidade. Também o Agave tem nas terras esperancenses um “habitat” igual ao que tiveram, em tempos de ganância, a mandioca e o milho. Estas lavouras quase que desaparecem para darem lugar a planta mexicana, que, se por um lado recebia a bolsa de alguns donos das terras, pelo outro, avoluma a boca sempre faminta do fisco, e cria a crise e a carestia dos gêneros de primeira necessidade e quem sabe lá, aumenta a miséria dos lares pobres que vivem do alugado. Medonho destino...

Os agavieiros vivem como chineses em banquete, arrotando de satisfação, e quando chega a festa da padroeira e a igreja arma o seu pavilhão na rua, para, com amor, com jeito e doçuras angariar dinheiro para um fim social qualquer (a igreja agora está ocupando-se com esses problemas) eles, os agavieiros, derramam generosamente os cruzeiros, no leilão das prendas, - perus assados, galinha recheadas, bolos, frutas, etc. – que as famílias da cidade oferecem para arrematação. E quem mais eleva a alma da disputa é a dona rivalidade, que acalora os cordões azul e encarnado. É uma competição bonita. Um choque de flores contra flores. Dir-se-ia estrelas contra estrelas, desmanchando-se em faíscas na cúpula escura da noite. São senhorinhas, ornamento da sociedade, escolhidas, não a dedo, mas pelo coração, pois há em todas pobres e ricas, a forte crença de que estão fazendo um sacrifício pelo bem da Igreja e por amor ao próximo. E assim trabalham dias e noites a fio, para findarem numa algazarra festiva, vivando o cordão vitorioso, que sai do Pavilhão puxado pela banda de música, e vai até a casa do Prefeito, cantando o hino com que se apresentará para a inocente batalha.

Assisti a esse espetáculo encantador, na última festa lá realizada. Foi um delírio! O vinho da alegria embriagava as almas, como o vinho da Natureza embriaga o espírito dos seus contempladores numa alvorada de primavera!

A festa rendeu cerca de trezentos mil cruzeiros, que, deduzidas as despesas, estão sendo empregadas nas obras de acabamento do ginásio que estão construindo para a educação da sua mocidade em idade escolar.

Esperança é uma terra admirável.

Campina Grande, 18 de Maio de 1952”.

O Ginásio Diocesano de Esperança, pertencente à Paróquia, teve sua pedra inaugural lançada em 1945 na administração do Padre João Honório, mas somente foi concluído em 1953 pelo então pároco Manuel Palmeira da Rocha.

A dúvida que nos resta é em relação a frase de Cristino, quando diz que o coração que bate nele, nasceu em Esperança. Em pesquisa na web há informações que o escritor seria natural de Campina, mas parece ter adotado o nosso município como sua cidade afetiva, talvez pelo fato de sua esposa ter nascido nessa cidade.

Rau Ferreira

 

Referências:

-         ESPERANÇA, Livro do Município (de). Ed. Unigraf. João Pessoa/PB: 1985

-         ESPERANÇA, Revista Centenário da Paróquia (de). Editor Jacinto Barbosa. Esperança/PB: 2008.

-         O NORTE, Jornal. Esperança, cidade admirável (Cristino Pimentel). Edição de 19 de março. João Pessoa/PB: 1952.

-         PIMENTEL, Cristiano. Mais um mergulho na história campinense. Academia de Letras da Campina Grande, Núcleo Cultural Português. Ed. Caravela: 2001.

Comentários

  1. *Comentário postado pelo historiador e Oficial de Justiça José Henriques da Rocha, e enviado através do WhatsApp, às 08:15 h, do dia 01/12/2022*:
    “Infelizmente o presente não pode viver o passado. Sua visita nos anos 50 ao cemitério que, naquela época não era o cemitério de hj. sei que era totalmente diferente, mas, sua visita se estendeu a sociedade viva e, não a morta, as construções, a educação, a saúde, ao comércio, enfim, um povo acolhedor, um povo vivedor, um povo voltado para o social e desenvolvimento do município. isto lhe admirou os recantos do Lírio Verde da Borborema. e, isto, aconteceu há 70 anos atras. Esperança tinha recém-nascido. Na atualidade temos vergonha de dizer: “Esperança foi grande quando era pequena”.
    E, voltando ao Cemitério vou concluir dizendo: Quer saber do poderio econômico de uma cidade vá a 02 locais. 1 na igreja matriz, no outro no cemitério. Então veja bem, se analisarmos por aí, como, Esperança é rica, mas, ao mesmo tempo pobre, pela falta de investimentos principalmente na área social. CAOBE fechado, Campestre fechado, América fechado, Cinema fechado, AALE fechado, Hospital fechado, tudo isto no passado funcionava” (José Henriques da Rocha)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto do Cristino!
    Tão bom quanto os dos dois comentaristas seguinte.
    Parabéns pelo resgate, Rau!

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Pedro Dias do Nascimento, via WhatsApp em 03/12/2022, às 11:39 horas:
    "Bem interessante o texto do Cristino sobre Esperança, bem como os outros dois dos comentaristas seguintes.
    Valeu por mais um resgate da memória esperancense.
    Parabéns, Rau!" (Pedro Dias)

    ResponderExcluir
  4. Belo resgate, meu irmão. Inclusive com dado censitário. Além da romântica abordagem, declarando amor a terrinha!

    ResponderExcluir
  5. Ainda... Nobre amigo, nesse belo resgate tua dúvida no final, creio, foi pequeno lapso de interpretação. Cristino não diz "que o coração que bate nele, nasceu em Esperança", diz "o coração que vive comigo nasceu lá...". Não me restando dúvida que é o coração da esposa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Hino da padroeira de Esperança.

O Padre José da Silva Coutinho (Padre Zé) destacou-se como sendo o “ Pai da pobreza ”, em razão de suas obras sociais desenvolvidas na capital paraibana. Mas além de manter o Instituto São José também compunha e cantava. Aprendeu ainda jovem a tocar piano, flauta e violino, e fundou a Orquestra “Regina Pacis”, da qual era regente. Entre as suas diversas composições encontramos o “ Novenário de Nossa Senhora do Carmo ” e o “ Hino de Nossa Senhora do Bom Conselho ”, padroeira de Esperança, cuja letra reproduzimos a seguir. Rau Ferreira HINO DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO (Padroeira de Esperança) VIRGEM MÃE DOS CARMELITAS, ESCUTAI DA TERRA O BRADO, DESCEI DE DEUS O PERDÃO, QUE EXTINGUA A DOR DO PECADO. DE ESPERANÇA OS OLHOS TERNOS, FITANDO O CÉU CÔR DE ANIL, PEDEM VIDA, PEDEM GLÓRIA, PARA AS GLÓRIAS DO BRASIL! FLOR DA CANDURA, MÃE DE JESUS, TRAZEI-NOS VIDA, TRAZEI-NOS LUZ; SOIS MÃE BENDITA, DESTE TORRÃO; LUZ DE ESPERANÇA, TERNI CLARÃO. MÃE DO CARMO E BOM CONSELHO, GLÓRIA DA TERRA E DOS