Pular para o conteúdo principal

Egídio de Oliveira Lima: Alguns cordéis

 


Egídio de Oliveira Lima (1904/1965) foi poeta popular, jornalista e autodidata, destacando-se, ainda, como folclorista e escritor de cordéis cuja maior parte fazem parte do acervo da Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro.

Como cordelista, publicou mais de trinta títulos, dos quais citamos: Desafio de João Silveira com Egídio Lima (Tipografia Luzeiro do Norte), Parahyba de Luto: o bárbaro assassinato do presidente João Pessoa em Recife (sob o pseudônimo de Zé Parahybano), A Miséria de 1930 e o Choro de 1931.

Assim, são de sua autoria os seguintes versos:

A morte de João Pessoa

É um crime que clama aos céus

A barbaridade é tanta

Que comove o próprio Deus!

Pois o grande presidente

Só o bem fazia aos seus

............................................

O presidente Pessôa

Resolvera visitar

O juiz Dr. Cunha Mello

Tendo que se transportar

A Recife onde o amigo

Talvez tivesse a espirar!

(Parahyba de luto: Lima: 1930).

 

“No Estado da Parahyba

Gente que viu contou:

A choradeira faz pena,

Até a creança (sic) chorou

Não há quem não se condôa

Da morte de João Pessoa

Da falta que elle (sic) deixou”

     (A Mizéria de 1930: Lima, 1931).

 

Outros títulos do autor são: O ABC do Eleitor; O Brasil pegando fogo e o vulcão de 1930; A caipora do sapateiro; Catan, o filho da floresta; O choro dos flagelados e a crise dos sertanejos; A chuva de gelo seco; A explicação da santa missa; A fartura no sertão; O filho que arrancou o coração da própria mãe; O fim do mundo; História da vida e morte do cantador José Duda; História de Palmira e Avelino; História de um casamento infeliz; História do castelo encantado; José Marques de Almeida Sobrinho, candidato a deputado estadual; Quando o povo quer não falha a sua vontade; O julgamento dos mortos; Louvores a candidatura de José de Moura; O mais novo aviso do Padre Cícero Romão Batista; A maldição de Caim; A morte do padre Cícero Romão; A mulher advogado; A mulher do cachaceiro; Ozita, a moça que faz milagre; Peleja de Egídio Lima com Clidenor Varela sobre a escritura sagrada; Pelaja de Elias com Egídio D’Oliveira Lima; A revolta dos chaufers; A revolução de São Paulo; Os sete dias da semana; O sonho misterioso e a profecia do padre Cícero do Juazeiro.

Colecionador de cordéis, o seu acervo foi adquirido pela Universidade da Paraíba e depois doado à Casa de Rui Barbosa.

Átila Almeida, comentando o material do colega escritor, disse que “Na época em que Egídio se interessou pela literatura de cordel o assunto merecia profundo desprezo de todos os letrados paraibanos”.

Cabe-nos, porém, fazer a seguinte ressalva: nem todos desprezavam essa arte, muitos a tinha com grande galhardia, a exemplo de José Lins do Rego, que entrevista disse que a cultura popular, em especial os cegos cantadores, muito influenciou a sua formação (Poesia e vida. Editora Universal: 1945, p. 54).

O poeta conterrâneo de Egídio - Silvino Olavo da Cota - se diz admirador desta escola popular e defensor da brasilidade: “Somos um povo nascente com imensas possibilidades e vastos horizontes”.

Narra o vate que na sua infância, o cordel era leitura obrigatória nas reuniões familiares e muitos repentistas costumavam frequentar a fazenda de sua família, e acrescenta:

“Já me parecem lendárias as figuras de Francisco Romano, Inácio da Catingueira e Silvino Pirauá, que a admiração de meu pai estava constantemente a referir na minha infância.

E em casa de meu avô era matéria obrigatória de serões a leitura desse folhetos em que se pagavam em justas, ao som da viola, esses improvisadores geniais, sempre ciosos da sua força satírica diante do adversário, em jamais se confessarem vencidos, um ao outro.

..............................................................................................

Modismos, adágios populares, superstições, linguagens, idiotismos, tudo enfim que possa ser o gérmen do que mais tarde venha constituir as fontes e correntes locais da nossa literatura, tudo ele aproveita com o senso patriótico de uma obra imensa, cheia de abnegação e benemerência” (OLAVO, Silvino. De Folklore. A União: 1926).

 

Egídio de Oliveira Lima é patrono da Cadeira nº 22 da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Uma rua no bairro de Nova Brasília em Campina Grande e uma praça no bairro dos Bancários, em João Pessoa, foi assim denominada em sua homenagem.

Rau Ferreira

Referência:

- ALMEIDA, ÁTILA Augusto F. (de). SOBRINHO, José Alves. Dicionário bio-bibliográfico de repentistas e poetas de bancada, Volumes 1-2. Ed. universitária: 1978, p. 158.

- FERREIRA, Rau. João Benedito: o mestre da cantoria (um conto de repente). 2ª Edição. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2017.

- LIMA, Egídio de Oliveira. Os Folhetos de Cordel. Ed. Universitária/UFPb: 1978. 

- RAPOSO, Thiago Acácio. Nas tramas dos versos [manuscrito]: a construção do herói João Pessoa na literatura de cordel nordestina (1928-1931). Trabalho de conclusão de curso. Graduação em História. Ceduc/DH. UEPB. Campina Grande/PB: 2016.

- REGO, José Lins (do). Poesia e vida. Editora Universal: 1945.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Barragem de Vaca Brava

Açude Vaca Brava, Canalização do Guari (Voz da Borborema: 1939) Tratamos deste assunto no tópico sobre a Cagepa, mais especificamente, sobre o problema d’água em Esperança, seus mananciais, os tanques do Governo e do Araçá, e sua importância. Pois bem, quanto ao abastecimento em nosso Município, é preciso igualmente mencionar a barragem de “Vaca Brava”, em Areia, de cujo líquido precioso somos tão dependentes. O regime de seca, em certos períodos do ano, justifica a construção de açudagem, para garantir o volume necessário de água potável. Nesse aspecto, a região do Brejo é favorecida não apenas pela hidrografia, mas também pela topografia que, no município de Areia, apresenta relevos que propiciam a acumulação das chuvas. O riacho “Vaca Brava”, embora torrencial, quase desaparece no verão. Para resolver o problema, o Governador Argemiro de Figueiredo (1935/1940) adquiriu, nos anos 30, dois terrenos de cinco engenhos, e mais alguns de pequenas propriedades, na bacia do açude,

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................