Pular para o conteúdo principal

Manejo pecuário e outras notas


A ANCAR/PB - Associação de Crédito e Assistência Rural, realizou em Esperança, em agosto de 1970, o “Primeiro Treinamento de Manejo Pecuário”, com a participação de vinte e cinco criadores do Município. Durante o curso foram ministradas aulas de noções práticas de veterinária.
A Cooperativa Mista havia adquirido implementos para os agricultores, adubos e fertilizantes para serem utilizados na monocultura da batatinha inglesa, à época o principal produto da região, de cujo plantio se esperava colher grande safra, já que se iniciavam as primeiras precipitações.
As chuvas em nosso município ocorriam regularmente, com registro de grande pluviosidade, diferente do que acontece hoje em dia, garantindo ao agricultor o melhor aproveitamento da terra.
Também com o apoio da ANCAR se intensificava nas zonas rural e urbana a alfabetização de jovens e adultos, que tinham o apoio da Fundação Nacional do Bem-estar do Menor.
Já o Conselho de Desenvolvimento de Esperança presidido por Odaildo Taveira, em parceria com o PIPMOI - Programa Intensivo de Preparação de Mão-de-Obra Industrial, organizava cursos de marceneiros, tratoristas, encanadores e eletricistas a serem ministradas pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com previsão de 50 candidatos.


Rau Ferreira


Referências:
- FERREIRA, Rau. Banaboé Cariá: Recortes da Historiografia do Município de Esperança. Esperança/PB: 2015.
- DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Jornal. Nº 184, Ano 145. Edição de 08 de agosto. Recife/PE: 1970.


Comentários