Pular para o conteúdo principal

Sol: um oficial representativo

Silvino Olavo da Costa

Realizou o Colégio N. S. das Neves o brilhante festival de férias e entrega de diplomas. O ano letivo findará em 24 de novembro de 1928.
Discursaram os paraninfos José Américo de Almeida (Curso Normal) e Dr. Luiz Gonzaga Burity (Curso Comercial). Foi oradora a aluna Leonor de Melo.
O Arcebispo da Parahyba Dom Adauto compareceu à cerimônia, com o Dr. Silvino Olavo representando o governo estadual.
As alunas executaram o drama “Coração de Cigana” em dois atos e a opereta, também em dois atos, “A Filha do Sineiro”, seguidas de um número em piano, música essa muito apreciada.
Silvino havia sido nomeado oficial de gabinete do governador, através da portaria de 22 de outubro de 1928.
Não seria a única vez que Sol substituía o Presidente João Pessoa em solenidade pública, numa época em que o vice era votado em separado e, pela conjuntura, se mantinha afastado do governo.
Em 24 de abril de 1929, o vate esteve presente na coleção de grau das novas professoras da Escola Normal realizada no salão do edifício.
Foi paraninfo o Dr. Otacílio de Albuquerque, professor de higiene; e oradora da turma Dagmar Carneiro Fonseca.
Silvino Olavo representava o poder executivo, enquanto que o Monsenhor Odilon Coutinho o episcopado.
A chefia de gabinete era então o principal aliado, participando intensamente da vida política. E assim permaneceu até 02 setembros de 1930, quando entregou sua carta de demissão ao Dr. Álvaro de Carvalho.
Dizia sentir-se honrado de participar do governo do grande e inesquecível amigo João Pessoa, porém motivos íntimos fizeram-lhe declinar daquela responsabilidade, retornando a exercer o cargo de Fiscal do Consumo Federal.
A sua atuação na chefia não foi concluída, senão antes de acompanhar as investigações sobre a morte do governador, ocorrida em 26 de julho de 1930, no Hotel Glória do Recife.

Rau Ferreira

Referência:
- FERREIRA, Rau. Silvino Olavo. Epgraf. Esperança/PB: 2010.
- LIMA, Francisco. D. Adauto: subsídios biográficos. Vol. II. Imp. Official: 1958.

Comentários