Pular para o conteúdo principal

Sol: Estudante secundarista


Silvino Olavo iniciou seus estudos secundários no ano de 1916, após sair de casa. Recém-chegado em João Pessoa arrumara um emprego, mas o pequeno salário mal dava para as suas despesas.
A tia Henriqueta de Souza Maribondo cuidou logo de matricular o menino no Colégio Pio X da Capital, pois o jovem tinha grande vocação para as letras e não queria seguir os destinos de comerciante e criador de gado traçados pelo seu genitor Manoel Cândido. O pai resolveu então lhe ajudar, enviando uma mesada mensal.
Eram seus contemporâneos de escola João Lira, Rosil Guedes e Antônio Henriques.
No colégio fora agraciado com a medalha de honra por sua dedicação estudantil, sendo ainda muito atuante no grêmio “A Arcádia”.
Fundado em 1911, a congregação estudantil reunia um seleto grupo, dentre eles: Oscar de Oliveira, Luiz Raimundo Lira, Odon Bezerra e Oscar Neiva, sob a presidência do Padre Manoel Tobias.
Assim é que vemos o nosso poeta, no 6º ano de aniversário d’A Arcádia, celebrado em 21 de junho de 1917, encenando a peça policial “Sherlock Holmes”, em cinco atos. E no final daquele ano, participando do drama em três atos “Os Órfãos de Monfort” e da comédia “Barbeiro em apuros”, ao lados dos alunos Oscar de Castro, Odon Bezerra, Antonio Pinto, Heleno Henriques, J. Muniz, Valdemar Guedes, Rosil Guedes, Osvaldo Trigueiro e Ranulfo França.
Em 1919, SOL toma parte do jornal falado “A Arcádia”, com José Pinto, Américo Maia, José Mariz e Álvaro Alverga. Enquanto as “notícias” da escola eram veiculadas, o subdiácono José Coutinho (Padre Zé), executava belos trechos de música ao piano.
Comemora no ano seguinte a data de fundação da escola (1894), proferindo discurso em nome do corpo discente, por ocasião do 25º aniversário do Pio X.
Concluídos aqueles estudos, submeteu-se a exames no Lyceu Parahybano, à época dirigido pelo Monsenhor Odilon Coutinho, sendo aprovado plenamente em Geografia, Português, Cosmografia, Aritmética e Álgebra, matérias do curso ginasial que lhe asseguravam inscrição no vestibular.

Rau Ferreira

Referência:
- FERREIRA, Rau. Silvino Olavo. Epgraf. Esperança/PB: 2010.
- LIMA, Francisco. D. Adauto: subsídios biográficos. Vol. II. Imp. Official: 1958.

Comentários