Pular para o conteúdo principal

Noite de homenagem à Ramalho

José Ramalho (1950). Acervo: Antônio Ailson

Hoje (20/03) pelas 20 horas na Câmara Municipal irá acontecer uma homenagem ao saudoso José Ramalho da Costa, por ocasião da passagem de seus 100 anos de nascimento.
O convite honroso para participar desta noite me veio através de seu filho Antônio Ailson. Aproveitei o ensejo para escrever-lhe um pequeno texto biográfico.
Nascido em 21 de março de 1918, filho do casal Antônio Nicolau da Costa e Rita Lacerda da Costa, iniciou no comércio aos 25 anos de idade, no mercado de estivas e cereais, na rua nova, hoje Rua João Pessoa. O forte tino comercial o levou a expandir seu comércio, mudando-se em 1946 para a rua do Sertão, atual Rua Solon de Lucena, e depois para Campina Grande, a cidade “Rainha da Borborema”.
Vender e comprar para Ramalho, era como respirar; sabia atender e despachava a freguesia como nenhum outro. O seu balcão era o melhor da cidade – diziam os seus conterrâneos – e todos saíam satisfeitos, e ainda que não encontrassem a mercadoria, acabavam levando outra em seu lugar, apenas pelo prazer de entrar no comércio de Ramalho e ser bem atendido.
Estes e outros predicados o colocaram entre os principais comerciantes da cidade, ao lado de Maximiano Pedro, Severino Pereira da Costa, Antônio Nogueira e Severino Grangeiro de Maria.
No recato do seu lar, era bom pai e esposo, um exemplo para os filhos, que seguiram à risca aquele modelo, alcançando eles também posição de destaque na sociedade, a exemplo de Anselmo Costa, ex-Venerável e Presidente da Associação Filatélica Maçônica de Brasília.
No campo social, presidiu o antigo Esperança Clube em 1950, onde promoveu grandes festas e bailes de carnaval. Na oportunidade, trouxe para esta cidade a renomada orquestra Tabajara.
Amante do esporte e do futebol local, assumiu a presidência do América F. C. em 1954, criando o Departamento Esportivo e contribuindo muito na construção do seu estádio, inaugurado no dia 22 de janeiro de 1956.
Este foi um marco na sua administração, que consolidou não só o patrimônio do Clube como abriu as portas para o profissionalismo nos anos que se seguiram, possibilitando a sua participação em vários campeonatos estaduais e intermunicipais.
Com Ramalho o América chegou ao campeonato paraibano, destacou-se em Campina Grande, e foi imbatível no brejo paraibano. Enfrentou grandes equipes, como Treze, Campinense, Botafogo de Natal, Auto-Esporte, Central de Caruaru e conquistando bons resultados.
Apenas para lembrar: 2 x 0 contra o Bananeiras, e 3 x 1 na revanche; 2 x 0 sobre o Galo da Borborema; 5 x 2 no Central de Caruaru.
Ele não media esforços quando o assunto era futebol, gastando do próprio bolso para recompensar os jogadores, fosse o resultado favorável ou não ao time do coração. José Ramalho era a vida e a alma do alvirrubro, fosse em Esperança ou em Campina, todos conheciam a expressão do grande desportista.
Sua última contribuição para a entidade foi um cheque de vinte e quatro mil cruzeiros, para compra de material (seis pares de chuteiras) que sequer chegou a ser descontado. Uma cópia deste documento pode ser vista no livro de Chico de Pitiu.
Por essa e outras razões, a agremiação foi reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 151, em 01 de agosto de 1968.
Na política, foi Vice-prefeito na administração de Arlindo Carolino Delgado, eleito pelo PSD para o período de 1959/1963, alcançando 62,4% das intenções de voto, assumindo a prefeitura sempre que Arlindo precisava se afastar para buscar recursos dentro e fora do Estado.
Mas o que poucos sabem, é que Ramalho era também fotógrafo, registrando em imagens os principais acontecimentos da cidade. Esse “hobbie” proporcionou o grande acervo, aliás em termos de fotografia, existem apenas os registros de Pedro Gaseano, nos anos 30, as de Ramalho, anos 40/50, e de seu Luiz Martins (anos 70 e 80) que contam um pouco da história municipal.
Outro fato curioso, é que José Ramalho foi um dos primeiros a veranear nas praias, hábito que costumeiro para os nossos dias, mas desafiador para aquele tempo, já que eram poucas as estradas, e as rodagens em sua maioria não eram asfaltadas.
José Ramalho faleceu no dia 15 de novembro de 1965, aos 47 anos de idade, na cidade do Recife/PE.
O último registro que se tem dele em campo foi durante a abertura do torneio de futebol juvenil, ocorrido naquele ano.
Muitas foram as homenagens ao grande esperancense. A primeira delas surgida com o próprio nome do Estádio de Futebol que ajudou a construir. E com a edição da Lei Municipal nº 487, de 23 de novembro de 1984, a rua situada em frente aquele coliseu passou igualmente a denominar-se Rua José Ramalho da Costa.
Em 1997 a “Revista da Esperança” estampava na sua capa: “José Ramalho – um homem à frente do seu tempo”, exaltando as qualidades que todos já conhecem.
Já no ano de 2004, foi a vez do Clube Filatélico Maçônico de Brasília lançar o selo alusivo aos seus 86 anos de nascimento e 59 anos da fundação do nosso querido “Mequinha”.
Hoje, mais uma vez, Esperança sente-se grata aquele que foi um ícone do esporte e grande empreendedor, nos seus 100 anos de nascimento, prestando-lhe essa justa homenagem, também pelas mãos de Inácio Gonçalves, historiador de formação, membro da briosa polícia militar, que vem lançar nessas Casa Legislativa a biografia do homenageado, com os relatos mais importantes de sua vida.

Rau Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedra do Caboclo Bravo

Há quatro quilômetros do município de Algodão de Jandaira, na extrema da cidade de Esperança, encontra-se uma formação rochosa conhecida como “ Pedra ou Furna do Caboclo ” que guarda resquícios de uma civilização extinta. A afloração de laminas de arenito chega a medir 80 metros. E n o seu alto encontra-se uma gruta em formato retangular que tem sido objeto de pesquisas por anos a fio. Para se chegar ao lugar é preciso escalar um espigão de serra de difícil acesso, caminhar pelas escarpas da pedra quase a prumo até o limiar da entrada. A gruta mede aproximadamente 12 metros de largura por quatro de altura e abaixo do seu nível há um segundo pavimento onde se vê um vasto salão forrado por um areal de pequenos grãos claros. A história narra que alguns índios foram acuados por capitães do mato para o local onde haveriam sucumbido de fome e sede. A s várias camadas de areia fina separada por capas mais grossas cobriam ossadas humanas, revelando que ali fora um antigo cemitério dos pr

A menor capela do mundo fica em Esperança/PB

A Capelinha. Foto: Maria Júlia Oliveira A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida sob um imenso lajedo, denominado pelos indígenas de Araçá ou Araxá, que na língua tupi significa " lugar onde primeiro se avista o sol ". O local em tempos remotos foi morada dos Índios Banabuyés e o Marinheiro Barbosa construiu ali a primeira casa de que se tem notícia no município, ainda no Século XVIII. Diz a história que no final do século passado houve um grande surto de cólera causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther (Niná) Rodrigues, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/29), teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, Bispo da Paraíba à época, reconheceu a graça e concedeu as bênçãos ao monumento que foi inaugurado pelo Padre José Borges em 1º de janeiro de 1925. A pequena capela está erigida no bairro da Bele

O Mastodonte de Esperança

  Leon Clerot – em sua obra “30 Anos na Paraíba” – nos dá notícia de um mastodonte encontrado na Lagoa de Pedra, zona rural de Esperança (PB). Narra o historiador paraibano que em todo o Nordeste existem depressões nos grandes lajeados que afloram nos terrenos, conhecidas pelo nome de “tanques”, muitas vezes obstruídos pelo material aluvionar. Estes são utilizados para o abastecimento d’água na região aplacada pelas secas, servindo de reservatório para a população local. Não raras as vezes, quando se executa a limpeza, nos explica Clerot, aparecem “ restos fossilizados dos vertebrados gigantes da fauna do pleistoceno que povoou, abundante, a região do Nordeste e, aliás, todo o Brasil ”. Esqueletos de espécimes extintas foram encontradas em vários municípios, soterrados nessas condições, dentre os quais se destaca o de Esperança. A desobstrução dos tanques, necessária para a sobrevivência do rurícola, por vezes provocava a destruição do fóssil, como anota o professor Clerot: “ esf

Barragem de Vaca Brava

Açude Vaca Brava, Canalização do Guari (Voz da Borborema: 1939) Tratamos deste assunto no tópico sobre a Cagepa, mais especificamente, sobre o problema d’água em Esperança, seus mananciais, os tanques do Governo e do Araçá, e sua importância. Pois bem, quanto ao abastecimento em nosso Município, é preciso igualmente mencionar a barragem de “Vaca Brava”, em Areia, de cujo líquido precioso somos tão dependentes. O regime de seca, em certos períodos do ano, justifica a construção de açudagem, para garantir o volume necessário de água potável. Nesse aspecto, a região do Brejo é favorecida não apenas pela hidrografia, mas também pela topografia que, no município de Areia, apresenta relevos que propiciam a acumulação das chuvas. O riacho “Vaca Brava”, embora torrencial, quase desaparece no verão. Para resolver o problema, o Governador Argemiro de Figueiredo (1935/1940) adquiriu, nos anos 30, dois terrenos de cinco engenhos, e mais alguns de pequenas propriedades, na bacia do açude,

Versos da feira

Há algum tempo escrevi sobre os “Gritos da feira”, que podem ser acessadas no link a seguir ( https://historiaesperancense.blogspot.com/2017/10/gritos-da-feira.html ) e que diz respeito aqueles sons que frequentemente escutamos aos sábados. Hoje me deparei com os versos produzidos pelos feirantes, que igualmente me chamou a atenção por sua beleza e criatividade. Ávidos por venderem seus produtos, os comerciantes fazem de um tudo para chamar a tenção dos fregueses. Assim, coletei alguns destes versos que fazem o cancioneiro popular, neste sábado pós-carnaval (09/03) e início de Quaresma: Chega, chega... Bolacha “Suíça” é uma delícia! Ela é boa demais, Não engorda e satisfaz. ....................................................... Olha a verdura, freguesa. É só um real... Boa, enxuta e novinha; Na feira não tem igual. ....................................................... Boldo, cravo, sena... Matruz e alfazema!! ........................................