Pular para o conteúdo principal

Digitalização do acervo da União


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL), através de seu coordenador, o Professor Flávio Carneiro de Santana, iniciou essa semana os trabalhos de digitalização dos jornais “A União” existentes na Biblioteca Municipal “Dr. Silvino Olavo”, do município de Esperança/PB.
O projeto que tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário Michael Lopes, pretende fazer a limpeza, restauração do acervo e captura das imagens dos mais de 20 volumes deste jornal, que compreendem as décadas de 20 a 1960 do século passado.
Esse valioso acervo teve seu início na gestão do prefeito Manoel Rodrigues de Oliveira no ano de 1925, e tem sido conservado pela municipalidade, servindo de objeto de pesquisa para trabalhos científicos e históricos de todos os recantos da Paraíba.
O Jornal “A União” foi fundado pelo Presidente da Província Álvaro Machado no ano de 1893, constituindo o principal periódico do Estado para veiculação dos atos oficiais, notícias, reclames etc, interligando a Capital com o interior.
Além de seu cunho histórico, o jornal trazia o suplemento de arte e literatura com os escritos dos mais importantes autores paraibanos, a exemplo de José Américo de Almeida, Eudes Barros, Perillo D’Olliveira, José Lins do Rego entre outros.
Suas páginas contam muito de nossa história, por exemplo, o discurso do Dr. Silvino Olavo – Esperança, Lyrio verde da Borborema – que foi por assim dizer o estopim da nossa emancipação política, além de outros fatos de suma importância para o município de Esperança.
Os volumes desta coleção encontram-se encadernados e em bom estado de conservação, servindo a acadêmicos e historiadores. O processo de digitalização, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, facilitará ainda mais o acesso a esse material, sem falar na preservação que irá proporcionar para as gerações futuras.
Segundo a professora Luíra, uma das pessoas envolvidas neste projeto, "o NUPEHL a partir de hoje (27/02), iniciará o processo de higienização e digitalização da notável coleção esperancense de A União. A digitalização se dará em formato Jpeg e ficará à disposição da secretaria de educação do município, para uso público. Trata-se de um esforço conjunto entre a UEPB/NUPEHL e a Secretaria de Educação de Esperança na preservação das fontes histórica das localidades paraibanas".
Por sugestão do historiador Rau Ferreira, autor do livro "Banaboé Cariá", sobre a história do Município de Esperança, foi proposto disponibilizar os arquivos em PDF ou JPG na própria biblioteca, evitando-se o manuseio dos livros já gastos pelo tempo; e para um futuro próximo, ancorar em algum site para a leitura virtual dos jornais.
As informações e imagens que ilustram esse artigo foram obtidas a partir da página do Facebook da Prefeitura Municipal, incrementadas com o conhecimento próprio de quem é frequentador assíduo da biblioteca.

Rau Ferreira

Comentários