Pular para o conteúdo principal

Escritor esperancense é empossado membro da ALCG

Foto oficial do evento
Em solenidade conduzida pelo presidente da Academia de Letras de Campina Grande, nesta sexta-feira (17), o escritor esperancense Rau Ferreira foi empossado como membro efetivo da academia. Ele ocupou a cadeira de número 35 que tem como patrono o conterrâneo poeta Silvino Olavo. O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares.
Entre os quais, os ex-prefeitos de Esperança João Delfino Neto e Anderson Monteiro e dos membros da Loja Maçônica de Esperança “Dogival Costa”, intitulada com o nome do avô do escritor, que prestaram uma homenagem ao mais novo integrante da casa das letras de Campina.
Muitos dos seus confrades também não pouparam elogios ao escritor, poeta e historiador Rau Ferreira. “A ALCG, realmente, o recebe de braços abertos. Ganha muito, pois, esta casa com a sua chegada, até porque ele está somando conosco. Inteligente, educado e sóbrio, ele fará um bom trabalho neste templo da intelectualidade da Rainha da Borborema. Demonstrou prestígio e o quanto é admirado por todos que o conhece”, disse o Dr. Evaldo Nóbrega, membro tesoureiro da academia e presidente da Associação Médica Campinense.
Em seu discurso de posse, o Novel Acadêmico fez um retrospecto de sua atividade literária, além de um pequeno resumo biográfico do seu patrono e daqueles que lhe antecederam naquela Cadeira de nº 35, encerrando com um inédito poema de Silvino Olavo. 
O Professor José Mario da Silva, avaliou da seguinte forma:
Muito belo, o seu discurso de posse, caro Rau Ferreira, reconstituindo, nos pormenores mais significativos, a exponencial figura de Silvino Olavo, um dos mais autênticos homens de letras de nossa Paraíba e de nosso continental Brasil. Honrou-me sobremaneira a inserção, em seu discurso de posse, dos juízos críticos que expendi sobre o atemporal Silvino Olavo. Muito agradecido por sua generosa deferência. Ontem à noite, ao ministrar inadiável aula na Universidade Federal de Campina Grande, mais precisamente sobre crítica literária, enviei, por meio minha aluna Jailda, que é esperancense e que o conhece, abraços para o amigo, acumpliciados à renovação do meu jubilo por sua investidura no empíreo da imortalidade acadêmica”.
O escritor e acadêmico, Rau Ferreira aproveitou para lançar durante a solenidade seu mais novo livro: “Silvino Olavo: Outras Histórias”. Com esse já são catorze livros publicados pelo autor. Rau Ferreira foi eleito para ocupar o posto no último dia 15 de setembro.
TRABALHOS REALIZADOS:
 ● Prefaciador da biografia  do Coronel  ELYSIO SOBREIRA, patrono da PMPB (Edições  Lyrio  Verde: 2010), com dois capítulos publicados naquela  obra.
● Prefaciador da biografia  do Coronel  ELYSIO SOBREIRA, patrono da PMPB (Edições  Lyrio  Verde: 2010), com dois capítulos publicados naquela  obra.
● Editor do blog HISTÓRIA ESPERANCENSE. disponível em http://www.historiaesperancense.blogspot.com.br/, desde 2009.
● Diversos artigos publicados no blog  RETALHOS HISTÓRICOS DE CAMPINA GRANDE, editado por Emmanuel Souza, disponível em http://cgretalhos.blogspot.com.br/.
● Editor do jornal “A Arcádia”, de história local, e coeditor do Lautriv Mitelob – Magazine Cultural de Esperança, publicações digitais disponíveis na rede mundial de computadores.
LIVROS PUBLICADOS:
● CAFÉ c/ Livro. Divagações filosóficas. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2009.
● CÂNTICO DO CYSNE. Poesias. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2009.
● SOLÍSTICOS. Poesias. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2010.
● SOLIDÁRIO c/ DIREITO. Jurídico. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2010.
● SILVINO OLAVO. Epgraf. Campina Grande/PB: 2010.
● JOÃO BENEDITO: O CANTADOR DE ESPERANÇA. Copiadora União. Esperança/PB: 2011.
● RELATOS DE CAMPINA. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2012.
● 45 NOTAS DE HISTÓRIA: RECORTES DE ESPERANÇA-PB. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2015.
● SÍNTESE HISTÓRICA DA COMARCA DE ESPERANÇA. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2016.
● BANABOÉ CARIÁ: RECORTES DA HISTORIOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA. A União. Esperança/PB: 2016.
● AS RAZÕES DO NÉGO PARAHYBANO. Org. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2017.
● AS AVENTURAS DE PEDRO PICHACO: O CRIATIVO IMAGINIÁRIO POPULAR. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2017.
● SILVINO OLAVO: OUTRAS HISTÓRIAS. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2017.
As obras acima citadas encontram-se hospedadas para venda nos formatos impresso e ebook no site https://www.clubedeautores.com.br/ e nas livrarias participantes.
REDAÇÃO com arquivos de Rau Ferreira
Blog do Cleude Lima, disponível em:
Publicado em 20/11/2017.


Comentários