Pular para o conteúdo principal

Uma nova imagem da padroeira

Durante a comemoração da Assunção de Maria, mais precisamente no dia 20 de agosto de 1939, recebia a nossa cidade uma nova imagem de sua padroeira. A comunidade em festa se reuniu para a bênção da efigie alusiva à Nossa Senhora do Bom Conselho.
“Festa magnífica que excedera a todas as anteriores, e que congregou quase todos os fiéis da paróquia e um cem números de outras paróquias, numa demonstração eloquente de fé católica e de amor à excelsa Mãe de Deus” – comentou o vigário da época, Padre João Honório de Melo.
O entusiasmo cristão nunca antes visto sacudiu “todas as almas” em efusiva culminância com a sua chegada, cujo programa adiante se observa:
Pela manhã missa com comunhão geral, celebrando-se a missa festiva às 09:30 horas com a presença do Sr. Prefeito Municipal, autoridades, escolas e associações.
Às quatro da tarde, deu-se a entrada triunfal da imagem em carro especialmente preparado, acompanhada de um seguimento de trinta veículos na entrada da cidade.
O gestor fez a entrega simbólica do Município à excelsa padroeira, representado pelo orador Cônego José da Silva Coutinho, filho desta terra.
Em frente à Matriz, em altar levantado no seu largo, teve lugar a solene bênção da imagem e de dois anjos adoradores encomendados para o altar-mor.
O Padre José Trigueiro de Brito ficou responsável por essa celebração eucarística, cujos coadjutores foram Padre Antônio Costa - que pregou o evangelho - e Padre José Delgado que foi orador no ato da bênção. Padre Zé Coutinho, fundador do Instituto São José em João Pessoa, participou igualmente fazendo a entrega da imagem ao Município.
À noite houve a consagração da paróquia à nossa padroeira e bênção do Santíssimo Sacramento com participação dos Padres José Borges de Carvalho e José da Silva Galvão.

Desde os primórdios da Paróquia a “Madonna del Buon Consiglio” tem sido venerada graças a generosidade dos antepassados que foram os elementos plasmadores da antiga aldeia de Banabuyé.
A cada ano a fé ardorosa se renova para a alegria dos cristãos católicos, que mantém acesa a chama desse amor na Mãe Conselheira.

Rau Ferreira

Referências:
- BUONANNO, Raffaele. Memorie Storiche della Immagine de Maria, SS. Del Buon Consiglio Che si venera in Genezzano. Tipografia dell'Immacolata. 20ª ed. Napoles: 1880.
- ORGIO, Frei Angelo Maria De. Istoriche de Maria Santissima del Buon Consiglio, nela Chiesa de'Padri Agostoniani di Genazzano. Roma: 1748.

TOMBO, Livro de. Paróquia N. S. do Bom Conselho, Nº 01. Esperança/PB: 1908.

Comentários