Pular para o conteúdo principal

América x Botafogo de Natal/RN (Futebol das antigas)

Manoelzinho, goleiro americano
O jornal “Poti” de Natal, noticiava a excursão do Botafogo daquela Capital à Paraíba, para enfrentar o América de Esperança. Na época o “Bota” já era uma poderosa equipe, mas o “Mequinha” também não ficava para trás, sob a orientação de Capuco, enfrentava com galhardia os times adversários, arrancando vitórias memoráveis.
José da Silva Santos – o Capuco – jogou em diversas equipes profissionais, como Santa Cruz, Vitória, Fortaleza e Vasco da Gama antes de ingressar no América de Esperança em 1953. Ficou por algumas temporadas, retornando como técnico em 1957.
O América realizou diversas partidas contra o Botafogo que tinha em seu plantel jogadores do quilate de Mariano, Gilberto e Gilvan (ex-ABC).
Numa dessas partidas Louro (ex-Treze e América/RJ), conseguiu uma grande façanha. A jogada é narrada por Chico de Pitiu em seu livro [50 Anos de Futebol e Etc]. Segundo o cronista, durante um ataque do Botafogo, o goleiro americano Manoelzinho ficou caído, deixando livre a trave, com a bola rolando na marca do gol. Vários jogadores do time adversário e do nosso correram em direção à pelota
Louro num passe de mágica chegou primeiro, pisou em cima da bola, girou em fração de segundos e já saiu com a bola dominada, deixando para trás quatro ou cinco botafoguenses que, passando reto se entrelaçaram nos cordões da rede.
“Foi sem dúvida uma jogada maravilhosa, difícil de se repetir”, finalizou Chico que também foi jogador e treinador do América local.
A embaixada botafoguense sempre recebida em nossa cidade num clima de confraternização, dentro e fora do campo.

Rau Ferreira


Referências:
- ESPORTES, Jornal dos. Direto Mário Rodrigues Filho. Edição de 25 de janeiro. Rio de Janeiro/RJ: 1952.
- JORNAL, Pequeno. Fundador Thomé Gibson. Edição de 16 de junho. Recife/PE: 1950.
- LIMA, Francisco Cláudio de. 50 Anos de Futebol e etc. Ed. Rivaisa. João Pessoa/PB: 1994.
- O GLOBO, Pacotilha. Órgão dos Diários Associados. Edição de 03 de agosto. Rio de Janeiro/RJ: 1961.

- O POTI, Jornal. Ed. de 20 de abril. Natal/RN: 1956.

Comentários