Pular para o conteúdo principal

Escola Irineu Jóffily (Inauguração solene)

Foto inaugural do Grupo Escolar "Irineu Jóffily"
Esperança ganhou, no ano de 1932, o Grupo Escolar “Irineu Jóffily”. O educandário, construído em linhas coloniais, tinha seis salões, gabinete dentário, diretoria, pavilhão e campo para atividades físicas.
A inauguração solene aconteceu em 12 de junho daquele ano, com a presença de diversos professores, do Cel. Elísio Sobreira, representando o interventor federal; Professor José de Melo, diretor do ensino primário estadual; Severino Patrício, inspetor sanitário do Estado; João Baptista Leite, inspetor técnico da 1ª zona e prefeito Theotônio Costa.
Com a direção de Luiz Alexandrino da Silva, contava com o seguinte corpo docente: Maria Emília Cristo da Silva; Lydia Fernandes; Amália da Veiga Pessoa Soares; Rachel Cunha, Hilda Cerqueira Rocha e Dulce Paiva de Vasconcelos, que “tem dado provas incontestes de seu amor ao ensino e cumprimento de seus deveres profissionais”.
A ata inaugural registrou ainda a presença do Ministro José Américo de Almeida e do Dr. Severino Patrício, inspetor médico escolar.
O professor Baptista Leite fez a entrega do novo prédio, em nome do Prefeito Thetonio Costa, ao diretor da instrução primária, sendo em seguida entoado o hino da Paraíba pelos alunos daquele grupo.
Em sua fala, o professor José de Mello enalteceu as benfeitorias realizadas pelo interventor à causa da educação, constituindo este um dos principais pontos de sua administração.
Depois de oficialmente instalado foi dado posse a diretoria da escola e respectivo corpo docente, seguindo-se da aposição do retrato do inesquecível patrono Irineu Joffily. Nesse momento, foi executado o hino nacional, acompanhado pelos alunos e a banda de música local.

Rau Ferreira


Referências:
- ENSINO, Revista (do). Ano I, Nº 02. Ed. Julho. Parahyba do Norte: 1932.
- FERREIRA, Rau. Escola Irineu Jóffily - 80 Anos de Fundação. Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2011.

Comentários