Pular para o conteúdo principal

Banabuyé 1817: Alarme falso!

Bandeira revolucionário de 1817. Fonte: Wikipédia
A “Revolução Pernambucana” foi assim denominada por ter origem naquela Capitania. Deflagrada em 06 de março de 1871, a revolta separatista contava com o apoio de sociedades secretas influenciadas pelos ideais iluministas e alguns provincianos, destacando-se dentre eles o cidadão Antônio Gonçalves da Cruz (Cabugá), que poucos dias depois embarcara para os Estados Unidos como embaixador do governo revolucionário.
A monarquia vivia o seu declínio. Napoleão Bonaparte estava exilado na ilha de Santa Helena e a única tentativa de resgate foi frustrada. O governo imperial – a exemplo de outras revoltas – enviara tropas para aplacar os revoltosos.
Em meio a todos esses acontecimentos, chega ao conhecimento do comandante Antônio José da Silva a notícia de que foi visto um exército em Banabuyé (atual município de Esperança) que precisava ser reprimido. O conteúdo desse documento histórico nos foi enviado pelo confrade e sócio do IHCG, historiador Josemir Camilo de Melo, que passo a transcrever:
Senhores do Governo Interino,
Ontem pelas 9 horas da noite veio uma notícia de que foi visto um exército no lugar Bonabuie, distante deste lugar 6 léguas, dei logo as providências necessárias e mandei um piquete avançado a saber da certeza, e agora chega o dito piquete certificando-me que era mentira, e sim foi um alvejamento de espingardas, logo fiz diligência por prender o dito mentiroso.
Por esta causa foi preciso fazer algumas matalotagens para dar o sustento às tropas que aqui apareceram e as fiz do gado do preso Antônio Fernandes Nobre que aqui se achava.
Agora me chegaram cartas do Seridó e Piranhas dos comandantes e capitães das ditas ribeiras em que me certificam que os ditos lugares se acham em sossego e com bandeiras portuguesas, só sim dizem que as tropas de Seridó, Piranhas e Açu subiram para Porto Alegre aonde se dizia que havia algum partido dos provisórios.
Brejo de Areia, 27 de maio de 1817.
Deus guarde a Vossas Senhorias.
De Vossas Senhorias soldado súdito
(a.) Antônio José da Silva"

Único movimento que ultrapassou os limites da conspiração, seu governo provisório teve duração efêmera (apenas três meses), mas a sua ideologia, transmitida por líderes como Domingos José Martins e Frei Caneca, disseminou no reino a semente da democracia e da república
Em relação a participação de Banabuyé neste corso, as informações colhidas pelos milicianos nos dão conta de que tudo não passou de um “alarme falso”.

Rau Ferreira

Referências:
-         CONTINENTE, Revista. Ano XVII. Edição Nº 195. Edição de março. 1817: Um ano para não esquecer. Companhia Editora de Pernambuco – CEPE. Recife/PE: 2017.

-         FERREIRA, Rau. Frei Caneca em Campina Grande. Ebook. Edições Banabuye. Esperança/PB: 2013.

Comentários