SOL em retiro espiritual

By | 29.11.16 Deixe seu comentário
Silvino Olavo visitava as redações de jornais e revistas por todo o país, como representante da Delegação Parahybana de Imprensa. A nota que ora se apresenta, nos vem d’O Século, jornal que era editado em Campina Grande, dirigido por Luís Gomes da Silva.
A despeito do poeta, escreve aquele periódico:
“(...) é uma das mais autênticas expressões da brilhante e moderna mentalidade das letras brasileiras”.

Anotava-se a respeitabilidade que gozava o vate no cenário nacional, seu talento e caráter admirável. Pontuava ainda aquela publicação, a repercussão das suas obras, que ultrapassaram as fronteiras do nosso Estado, colocando-o entre “as figuras representativas da moderna geração de homens de letras do Brasil”.
Por fim, anunciava O Século o retiro espiritual que o conterrâneo iria realizar no município de Barra de Santa Rosa, “de dois meses, em meditação de um novo livro que pretende publicar ainda este ano”.
Há pouco havia sido exonerado do cargo de Promotor da Capital. Além disso, estava envolvido em diversas atividades, como conferências no Rio e em Pernambuco; fazendo a crítica literária dos jornais e revistas dos quais se correspondia e participando da política parahybana.
 Não sabemos ao certo o título deste livro, nem se foi concretizado o retiro espiritual do poeta. Na época, este havia sido nomeado para a chefia de gabinete do novo governador, Dr. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
Porém, na edição de Sombra Iluminada (1928), anunciava-se as seguintes obras: Homens de comando, sociologia; Flora macerada, poema em prosa; Santos de Casa, estudos literários; e Cordialidade, 2ª série.
Este artigo só foi possível graças ao esforço de Valter Tavares, que está a frente da cultura campinense e nos forneceu o material necessário para as nossas pesquisas, pelo que registro a sua colaboração com a nossa gratidão.

Rau Ferreira


Referências:
- ANPUH –PB, Anais Eletrônicos do XVI Encontro Estadual de História. ISSN: 2359-2796. 25 a 29 de agosto. Campina Grande/PB: 2014.
- O SÉCULO, Jornal. Direção Luís Gomes. Edição de 11 de agosto. Campina Grande/PB: 1928.

- O SÉCULO, Jornal. Direção Luís Gomes. Edição de 14 de julho. Campina Grande/PB: 1928.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: