O Clã dos Virgolino

By | 26.11.16 Deixe seu comentário
O clã dos Virgolinos tem origem no sítio Riacho Fundo, no município de Esperança. Deste tronco são originários os Srs. Joaquim Virgolino, comerciante, juiz municipal e prefeito de nossa cidade (1947, 1955/1959); e Heleno Henriques, médico e sócio fundador da Cooperativa de Batatinha de Esperança (1936).
Sobre esta família, nos escreve Cristino Pimentel (2001):
É uma família muito unida. Um clã que se espalhou por diversas partes do Estado, e hoje uma boa parcela dos seus elementos vive e trabalha em Campina Grande, honrando a sociedade e o comércio da cidade.

De grande destaque temos ainda o Sr. João Virgolino da Silva. Seu “Joca” era casado com D. Paulina Nascimento da Silva e pai de oito filhos. Nasceu no Riacho Fundo em 1886. Era branco e de olhos azuis. Seu pai Virgolino Nery faleceu aos 40 anos de um derrame cerebral, sendo ele o filho mais velho assumiu as responsabilidades da casa, encaminhando os demais irmãos no ofício de almocreve no pequeno comércio de fumo, nas feiras de Esperança, Campina e Região.
Em 1916, foi residir em Ouro Branco e, um ano depois, conheceu e casou com sua futura esposa que tinha uma propriedade naquele Seridó.
Nos anos 40, trocou a tropa de muares pelo caminhão aventurando-se nas estradas do Rio Grande do Norte. Porém, no ano de 1953, foi vítima de um acidente automobilístico, perdendo uma das pernas.
Seguiu em frente na profissão de comerciante. Faleceu em 08 de abril de 1958, aos 72 anos de idade, sendo sepultado no  Cemitério N. S. do Carmo, em Campina Grande.

Rau Ferreira

Fontes:
- FERREIRA, Rau. Banaboé Cariá: Recortes Historiográficos do Município de Esperança. A União. Esperança/PB: 2015.

- PIMENTEL, Cristino. Mais um mergulho na história campinense. Edições Caravela. Campina Grande/PB: 2001.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: