José Irineu Diniz (Zezé Cambeba)

By | 7.11.16 Deixe seu comentário
José Irineu Diniz – Zezé Cambeba – era homeopata, e patriarca desta numerosa família. Nascido em 15 de dezembro de 1865, era casado com D. Rosalina e pai do advogado Severino Irineu Diniz.
Em nosso Município exerceu importantes cargos a serviço do judiciário. Com a criação do Termo Judiciário de Esperança, pertencente ao 2º Distrito da Comarca de Areia (Lei Provincial Nº. 10/ 1851), foi nomeado Juiz de Paz, ao lado de Thomaz Rodrigues de Oliveira, Enéas Valdevino e José Joaquim Cavalcanti.
Em 12 de novembro de 1892, se despedia da praça de Campina, onde exercia a sua profissão, retirando-se para a de Esperança “onde resido, e como não seja possível despedir-me pessoalmente, [...] venho pela imprensa cumprir esse sagrado dever, offerecendo a cada uma das pessoas os meus pequenos serviços ao logar da minha residência” (Jornal O Campinense).
Anos mais tarde foi nomeado Partidor e Distribuidor do Juízo Municipal, assumindo o compromisso em 16 de janeiro de 1926,  e permanecendo no cargo até a sua morte.
Católico praticante, organizava as festas de Santo Antônio nesta cidade.
O seu falecimento foi pranteado com surpresa. Na madrugada do dia 15 de abril de 1930, foi acometido de uma sincope cardíaca, passando mal às três horas. Em nota, o Correio de Esperança publicou:
“O chorado extinto faleceu aos 65 annos de edade deixando imensa saudade àqueles que conviviam com sua intimidade” (Ano I, Nº XII).

Foi sepultado no mesmo dia, saindo o féretro de sua residência, às 15 horas da tarde, conduzido pelo Juiz Municipal Dr. Orlando de Castro Pereira Tejo, e auxiliares da justiça, para o Cemitério local.
Antes, porém, o corpo foi encomendado pelo Padre Álvaro Gabínio de Carvalho, e prestada as últimas homenagens por familiares, amigos e parentes. O pranteado deixou uma neta.
Na função de partidor, foi nomeado em substituição o Sr. José Rufino de Araújo, que tomou posse em 05 de julho daquele ano.

Rau Ferreira

Fontes:
- CORREIO DE ESPERANÇA, Jornal. Ano I, Nº XII. Esperança/PB: 1930.
- FERREIRA, Rau. Recortes de Esperança. Ebook disponível em: http://rauferreira.wix.com/escritor . Edições Banabuyé. Esperança/PB: 2016:

- O CAMPINENSE, Jornal. Edição de 12 de novembro. Campina Grande/PB: 1892.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: