Banaboé: Comentário de Graça Duarte

By | 10.8.16 Deixe seu comentário
Capa do livro Banaboé
Caríssimos, publico aqui um comentário da amiga Maria Das Graças Duarte Meira sobre o livro BANABOÉ CARIÁ. O registro é importante não apenas pela sua origem, como pelo carinho acerca deste nosso trabalho. Peço que leiam com atenção:
"Acabei de ler o livro de Rau Ferreira, BANABOÉ CARIÁ e tenho uma recomendação a fazer: Atenção todo os esperancenses; estejam onde estiverem, procurem adquirir esse livro porque ele é um livro didático e cheio de conteúdo sobre a nossa terra, a nossa cidade de Esperança, antiga Banabuié. Confesso que, durante toda a minha escolaridade eu realmente necessitei de um livro assim. Com a história dos primórdios da terra, sua origem remota, sua hidrografia, sua geografia, seus limites, seus lugares, sua independência. A história da nossa gente, a política, os primeiros políticos. Nossa famosa feira, os tropeiros e o comércio de antão. Cada um de nós, ao ler esse livro vai encontrar um pedaço de si ali dentro; seja nas fotografias, seja nos nomes dos primeiros sítios e fazendas, seja no sobrenome das famílias, seja enfim na própria memória da terra. E o livro não se resume apenas aos tempos passados. Ele é tão atual como a própria atualidade da cidade. Narra tudo sobre o progresso do nosso município, seu povo, suas novas perspectivas, suas estórias pitorescas, passadas e presentes. Suas mudanças, seu devir. Um primor de livro sobre ESPERANÇA. Atenção, esperancenses pelo mundo: leiam BANOBOÉ CARIÁ. Abçs. Maria das Graças Duarte Meira".
O livro Banaboé Cariá – lançado em 28/04/2016 – é hoje uma importante fonte de informação e preservação da história esperancense. O título é uma expressão indígena com o seguinte significado: BANABOÉ “tanque grande” e CARIÁ “lugar de origem do homem branco”.


Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: