Art Déco em Esperança

By | 19.4.16 Deixe seu comentário
Adaptação dos princípios gerais do cubismo, exotismo e Art Noveau; geometrizada nas linhas arquitetônicas, o estilo “Art Déco” possui como características principais: a presença de objetos circulares ou retângulos estilizados, designe abstrato e formas femininas ou de animais trabalhados.
Em Esperança – o “Lyrio Verde da Borborema” - estas arte decorativa pode ser observadas em algumas edificações antigas. O grande exemplo é o extinto Cine “S. José”, que ficava na rua principal (Av. Manuel Rodrigues). O edifício apresentava retângulos em paralelas, linhas retas e escalonadas (fachada) e curvas (porta principal). O cinema foi demolido juntamente com a casa do primeiro prefeito para dar lugar a sede do Banco do Brasil em nossa cidade.
Cine São José (1987)
Também a sede da prefeitura (que se localizava no Calçadão), igualmente recebeu influência desta arte. Construído em 1934, durante a administração de Theotônio Costa, possuía dois andares, 24 janelões e três sacadas; ressaltando as linhas paralelas e retangulares, com detalhes na parte superior (cobertura) que formavam três pequenas colunas laterais e uma central. Este abrigou além da sede da municipalidade, o banco Paraiban (1980) e atualmente pertence ao INSS. Passou por diversas reformas que alteraram sobremaneira a sua arquitetura, apagando assim as características Art Déco do passado.
Antiga prefeitura (1940)
Um terceiro edifício nos foi indicado por Evaldo Brasil, que além de sugerir este tema colaborou na pesquisa. Segundo o ativista, o prédio do Comercial Sta. Terezinha (rua Manuel Rodrigues), após a reforma que incluiu o solar, foi inspirado no Art Déco. Este apresentava retas, semicírculos e colunas divisórias. O prédio também passou por reformas nos anos 50, e atualmente abriga uma farmácia.
Com. Sta. Terezinha (solar à direita: 1935)
Havia ainda uma residência vizinha à Padaria “Divina Misericórdia” que possuía as características de Art Decó, porém esta também foi modificada ao longo dos anos, de maneira que hoje, podemos dizer, as suas linhas arquitetônicas pendem mais para o estilo moderno.

Rau Ferreira

Fontes consultadas:
- Com informações de Evaldo Brasil, que também nos forneceu as fotos utilizadas nesta postagem.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: