Primeira linha de ônibus

By | 28.2.16 1 comment
O transporte público é uma concessão do Estado para exploração comercial. Nos anos 30, eram poucas as linhas e precárias as estradas. Muitos municípios mantinham “caixas” (contas) para construção, manutenção e abertura de rodagens. A maioria delas era carroçável, ou seja, permitia apenas o trânsito de carroças.
A primeira linha de ônibus que se tem notícia em Esperança data de 1932. Trata-se da concessão explorada pela empresa “Auto Viação Parahybana”, pertencente a S. Nogueira.
Em janeiro daquele ano, a firma anunciava a inauguração da linha de transporte público via Esperança, com o seguinte itinerário: Campina Grande, Logoa de Roça, Esperança, Lagoas (Remígio), Areia e Várzea Nova.
A viação anunciava que os ônibus partiam de “Campina via Alagoa Nova, às 7 horas, e prosseguem viagem à capital, chegando às 12,30 e voltam às 14 horas, um via Areia-Esperança outro Alagoa Nova”.
Com “carros novos e confortáveis”, a empresa tinha sede na Praça Álvaro Machado, em João Pessoa, e as informações era prestadas no Hotel Luzo, pelo agente responsável.

Rau Ferreira

Fonte:

- A UNIÃO, Jornal. Edição de 09 de janeiro. Parahyba do Norte: 1932.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 Comentários:

Zubinaltico disse...

Caro Rau, excelente pesquisa! Os esperancenses não sabem disso. Você me trouxe inspiração, com essa publicação,para fazer uma outra publicação em meu blog, sobre os primeiros transportes de Esperança a Campina Grande.