Primeira linha de ônibus

By | 28.2.16 1 comment
O transporte público é uma concessão do Estado para exploração comercial. Nos anos 30, eram poucas as linhas e precárias as estradas. Muitos municípios mantinham “caixas” (contas) para construção, manutenção e abertura de rodagens. A maioria delas era carroçável, ou seja, permitia apenas o trânsito de carroças.
A primeira linha de ônibus que se tem notícia em Esperança data de 1932. Trata-se da concessão explorada pela empresa “Auto Viação Parahybana”, pertencente a S. Nogueira.
Em janeiro daquele ano, a firma anunciava a inauguração da linha de transporte público via Esperança, com o seguinte itinerário: Campina Grande, Logoa de Roça, Esperança, Lagoas (Remígio), Areia e Várzea Nova.
A viação anunciava que os ônibus partiam de “Campina via Alagoa Nova, às 7 horas, e prosseguem viagem à capital, chegando às 12,30 e voltam às 14 horas, um via Areia-Esperança outro Alagoa Nova”.
Com “carros novos e confortáveis”, a empresa tinha sede na Praça Álvaro Machado, em João Pessoa, e as informações era prestadas no Hotel Luzo, pelo agente responsável.

Rau Ferreira

Fonte:

- A UNIÃO, Jornal. Edição de 09 de janeiro. Parahyba do Norte: 1932.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário